Central de Notícias

ARTIGOS

Receita Federal sem ESAF? O que vai mudar para o próximo concurso?

01/10/2018 - Gleidson Cardoso

Olá pessoal, tudo bem?

Os concurseiros que se preparam para o próximo concurso da Receita Federal tomaram um susto na semana passada: a tradicional banca ESAF informou que não será mais a organizadora do concurso para Receita Federal. Muitos se alegraram, outros ficaram tristes e boa parte sem saber o que fazer daqui para frente.

Analisando mais técnica e menos emotivamente, alguns apontamentos importantes para sua reflexão:

1º – Se você vai começar ou está no início dos estudos para o concurso da Receita Federal, nada deve mudar. O foco deve ser a absorção do conteúdo do edital a fim de que você ganhe bagagem de estudo. Neste momento, pouco importa se os exercícios são da ESAF, FCC, CESPE, FGV ou outra banca. É necessário prioritariamente ganhar ritmo de estudo, ter disciplina e aprender a vasta gama de assuntos que costumam ser cobrados. Então, nada de desespero e continue seu preparo regularmente, ok?

2º – Se você já estudou o edital pelo menos 1 vez e está em um grau mais avançado na sua preparação, algumas medidas podem ser tomadas. Como já se sabe que não terá mais ESAF, esqueça aquelas baterias de questões exclusivas da banca. Os simulados pode conter questões da ESAF e de todas as principais bancas do mercado, pois a atual situação é de que a banca está indefinida.

3º – Se você já estudou várias vezes o edital do concurso para Receita Federal e considera-se afiado apenas aguardando o novo certame sair, siga o 2º passo com alguns “afazeres” a mais. Por exemplo, Comércio Internacional e Legislação Aduaneira só costumam ser cobradas para a prova da RFB. Ou seja, não há disponível questões destas matérias elaboradas por outras bancas. Sendo assim, deve-se ler a teoria, elaborar resumos, fazer os exercícios disponíveis e esperar a autorização/edital do concurso com a escolha de banca.

Eu mesmo, quando me preparava para o concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal, em 2012, estudei pelos Direito Constitucional e Direito Administrativo Descomplicado, dos autores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. Acompanhava a obra um livro de exercícios. Nele, as questões eram do tipo certo (C) ou errado (E), diferente das questões do tipo múltipla escolha cobrada pela ESAF. Mesmo assim, não abri mão da atividade e realizava todas as questões, conferia o gabarito de cada bateria e partia para o assunto seguinte. O foco era o aprendizado do conteúdo e não o modo de responder a questão. Simples assim!

Se pudesse resumir este artigo em uma frase, diria: concurseiro, não de desespere! Continue seus estudos com foco e disciplina para a prova da Receita Federal, pois a cada dia o certame mais se aproxima, entendido?

Lembro que o último certame ocorreu em 2014, ou seja, há mais de 4 anos. O pedido de concurso encontra-se no Ministério do Planejamento com centenas de vagas para Auditor Fiscal e Analista Tributário aguardando autorização. Quem está estudando, está mais perto de alcançar o objetivo: ser aprovado!

Bem, espero ter ajudado você rumo a caminhada da aprovação. Se tiver interesse em falar mais comigo sobre este ou outro assunto, agende uma entrevista gratuita comigo no link abaixo: 

Ou envie um e-mail para: (gleidsoncardoso.concursos@lsensino.com.br).

Até a próxima!

Consultor Gleidson Cardoso – Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Conheça-me: https://goo.gl/qkDFnN

Veja também outros artigos de interesse:

Crise de concursos na área fiscal??

Link: https://goo.gl/Vxoxpr

– Concurso público: qual área escolher para estudar?

Link: https://goo.gl/p4iSHH

Como me tornei Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil:

Link: https://goo.gl/mFzJdG

– Concurso público: investimento ou despesa?

Link: https://goo.gl/QJ3Dc9

– Manual da Reprovação: os 10 erros mais comuns que você NÃO deve cometer:

Link: https://goo.gl/r62Gn9

– Concorrência oficial x concorrência REAL (área fiscal): existe diferença?

Link: https://goo.gl/vK3uAD

– Concorrência oficial x concorrência REAL (área policial): existe diferença?

Link: https://goo.gl/QPFd2E

– Discursivas: devo me preparar antes ou depois do edital?

Link: https://goo.gl/5QXS7T

– Publicada lei que aumenta a remuneração e altera carreira da RFB:

Link: https://goo.gl/zv3SVR

Comentários de Direito Previdenciário para o TCE-PE:

Link: https://goo.gl/2T1kT7

Qual o momento ideal para começar a estudar para concurso?

Link: https://goo.gl/gehSxb

Indenização de Fronteira para RFB, PF, PRF, AFT e MAPA

Link: https://goo.gl/L93SvF