Central de Notícias

ARTIGOS

Redes Sociais X Concurso Público

03/08/2020 - Rodrigo Guariento

Hoje vamos falar sobre um assunto que considero um dos mais polêmicos quando resolvemos analisar o cotidiano de um aluno que irá ou não lograr êxito no seu tão sonhado concurso público. 

Durante a árdua caminhada até a aprovação, todo aluno sempre se depara com a dificuldade para ter o controle sobre a grandiosa ferramenta chamada internet e suas redes sociais, pois com seu gigantesco mar de conteúdos e sua enorme gama de possibilidades, o concurseiro muitas vezes acaba sendo “consumido” pelo mundo virtual. 

Quando resolvi escrever sobre este assunto tive um pouco de receio, pois eu me considero um aluno “raiz”, já que não sou adepto do uso da rede social durante a preparação para um concurso público. No meu ponto de vista, a maioria dos alunos não possui domínio sobre o poder e a influência das Redes Sociais, por este motivo, eu fiz a opção de não usar esta ferramenta nos momentos em que eu visava alcançar meus objetivos no mundo do concurso público e, agora como consultor, sempre tento passar esta visão para os meus alunos durante suas próprias trajetórias. 

Todos nós sabemos que a internet surgiu como um produto capaz de alavancar diversos setores da sociedade, além de facilitar sobremaneira a vida da maioria das pessoas em todo o mundo. Junto com a evolução da internet, presenciamos um crescimento vertiginoso das redes sociais, sendo justamente nesta área que vejo diversos alunos serem sugados pelo “furacão digital” e empurrados em direção ao fracasso no seu concurso. 

Quando converso com meus alunos sobre o assunto internet e suas redes sociais, costumo sempre focar nas palavras controle e moderação. Quando o aluno é disciplinado, concentrado e comprometido, a internet acaba sendo utilizada de maneira eficiente e o candidato consegue colher os frutos positivos, deixando passar todos os negativos, conseguindo desta forma, passar na frente de boa parte de seus concorrentes. Para os alunos com pouca disciplina e com muita dificuldade de concentração, a internet pode torna-se uma grande vilã, porque irá atrapalhar o crescimento necessário do candidato durante sua preparação para o concurso. 

Logo, como tudo na vida não tem uma fórmula mágica, nem resposta absoluta para resolver nossas dificuldades, sugiro que, pelo menos, você pare um momento da sua preparação e se pergunte: 

– Eu sou um aluno disciplinado, concentrado e comprometido? 

– Eu tenho controle sobre as influências negativas que as Redes Sociais podem me causar? 

Independente das respostas para estas perguntas, eu acredito que você irá refletir e perceber a necessidade da diminuição do tempo de uso da rede social ou qualquer outra ferramenta dentro da internet que esteja não esteja diretamente relacionada com seus estudos. 

Tenha certeza de que a caminhada de todos os alunos até a aprovação foi ou será de muito suor e sacrifício. Portanto não tenha dúvida, a maioria dos aprovados ou futuros aprovados não perderam e não estão perdendo tempo na internet. 

Foque no seu objetivo maior e tome muito cuidado com os “artefatos” que podem estar diariamente lhe afastando cada vez mais dele. 

Grande abraço e ótimos estudos.
Rodrigo Guariento 

Visite o perfil da consultor Rodrigo Guariento na nossa página do quem somos. Clique aqui.

Compartilhe: