Central de Notícias

ARTIGOS

REMÉDIO PARA ANSIEDADE – A MIOPIA

19/01/2018 - Marcelo Greger

Sem sombra de dúvidas, uma das coisas que mais atrapalha as pessoas na busca pelos seus objetivos é a ansiedade. A ânsia por querer mentalmente antecipar os acontecimentos, na tentativa de prever o “e se”, acaba desviando nosso foco, prejudicando nossa performance, tirando a nossa competitividade, e até afetando a nossa saúde.

Com os concurseiros não é diferente. A tentativa de adivinhar quando vai vir aquele tão desejado edital, de saber quantas vagas serão ofertadas, se determinadas matérias vão ser cobradas … esses pensamentos e preocupações (entenda como pré-ocupações) desviam a atenção, fazendo você perder um tempo precioso de estudos.

A verdade nua e crua, é que nenhum desses acontecimentos está sob seu controle. Ficar pensando nisso, falando sobre isso, discutindo isso nos fóruns, efetivamente vai mudar o que?

Minha proposta para combater a ansiedade é ser MÍOPE. Isso significa, não enxergue longe. Se você traçou um objetivo, começou a estudar para uma área ou um cargo específico, pronto! Você fez o necessário em relação ao médio e longo prazo, a partir de agora, IGNORE-OS. Cuide então do AGORA, e do curtíssimo prazo.

Recebo mensagens de alunos do tipo: “Daqui a 10 dias, começa uma atividade importante no meu trabalho/viagem, e talvez em tenha problemas com a meta.” E então, observo, na maioria das vezes, que ele/ela já começa a ter problemas em cumprir a meta atual, porque está com o pensamento desviado para o que ele vai fazer daqui a 10 dias.

É preciso agir pragmaticamente, e isso, eu sei, não é fácil! Mudar o hábito mental para afastar a ansiedade requer um esforço determinado, mas que certamente irá trazer mais confiança e mais resultados.

Aqui na LS, temos metas semanais de estudos, divididas em tarefas, e pensadas para caber nas horas disponíveis do aluno. Pois bem, concentre-se em cumprir a sua tarefa agora! Ela é seu principal objetivo, e seu desafio é cumpri-la no prazo.

Você começa seu dia (ou sua noite) de estudos verificando qual(is) tarefas deve cumprir naquele dia, correto? Pois bem, CONCENTRE-SE APENAS NISSO! Diga a si mesmo, em voz alta: tenho “x” horas para cumprir essas tarefas, e vou conseguir!

Essa determinação e perseverança mais leva-lo a estudar com constância e produtividade, e certamente os resultados virão.

Clique a seguir e siga-me no Instagram: