Central de Notícias

ARTIGOS

Resumo Dinâmico

13/11/2018 - Eduardo Frambach

Quando iniciamos a jornada do concurso público que almejamos, não imaginamos a quantidades de dúvidas que vão surgir ao longo desse caminho.

Quando eu defini meu foco (área fiscal), lá nos idos de 2008, eu tinha diversas dúvidas, das quais cito as principais:

  • Quantas e quais matérias começar estudando?
  • Quando e quais matérias acrescentar no decorrer do meu estudo?
  • Qual o melhor material disponível no mercado de cada matéria?
  • Quando vou estudar teoria?
  • Com que frequência devo fazer minhas revisões?
  • Com que frequência devo fazer exercícios?
  • Qual metodologia usar pra fazer meus resumos?

Posso garantir que a consultoria LS consegue sanar TODAS essas dúvidas. Exceto a última. E por quê? Simplesmente porque não existe um gabarito para seus resumos. O melhor resumo pra você é o que você melhor se adaptar, baseado em várias questões específicas (tempo disponível, facilidade/dificuldade na matéria…). E pra detectar qual seria o melhor tipo pra você, já temos excelentes artigos por aí. Cito como exemplo esse aqui da consultora Pâmela (https://goo.gl/8ufxkm).

O objetivo desse artigo aqui será te ajudar de uma outra forma. Preste atenção!

A maratona do concurso público consiste, basicamente, num mix de 3 TAREFAS:

  • Estudo da Teoria
  • Revisões periódicas
  • Resolução de exercícios

E advinha qual o ponto de interseção entre essas 3 tarefas? O seu resumo. Por isso, sugiro que ele seja seu melhor amigo de agora em diante.

Um resumo tem 2 funções cruciais, basicamente:

  • Fixar a teoria à medida que você está elaborando-o e revisando-o.
  • Revisar, rapidamente, muitos assuntos ao longo do estudo. Principalmente no estudo pós-edital.

Quando você vai estudando a teoria, você vai montando o seu resumo. Para os alunos da LS concursos, o ponto de partida para seu resumo DEVE ser as dicas de estudo previstas em suas metas de estudo. Ali já tem meio caminho andado.

Quando você for revisar a parte teórica, estará revisando-a pelo seu resumo. E quando está resolvendo os exercícios, onde o resumo entra, Eduardo? Bom, esse é o cerne desse artigo.

A grande maioria dos concurseiros nunca sabe se seu resumo está muito grande, se tá englobando os principais pontos dos assuntos, se deixou algo importante de fora, se tem coisa demais, ou de menos… Enfim, essa é uma verdadeira incógnita para quem tá iniciando. Esse sentimento é normal, não entre em pânico! Até porque a esmagadora parte dos assuntos você nunca viu na vida.

E como conseguimos encontrar o tamanho certo do nosso resumo e acabar com essa celeuma? Através desse dinamismo que citei no título do artigo.

E como isso funciona, Eduardo? Basta você ir anotando as questões que for errando nas resoluções periódicas de questões. Após, vá no seu resumo e veja como aquele assunto está posto.

  • Se determinada questão você errou porque aquele assunto não estava em seu resumo, coloque-o e chame atenção.
  • Se foi porque você não chamou a devida atenção pra ele, chame mais atenção (grife-o, destaque-o).
  • Se foi porque houve uma atualização da lei e você nem sabia, atualize-o e chame atenção.

Por quê? Porque aquilo cai em prova, conforme você mesmo comprovou na questão. Simples assim.

Outra coisa, se você notar que, nas diversas vezes que resolveu questões daquele assunto, determinado ponto que você chamou atenção e colocou em seu resumo nunca caiu. O que fazer? Riscar do seu resumo? Não. Basta passar mais rapidamente por ele nas suas revisões, ou simplesmente ignorá-lo nelas. Não precisa perder tempo riscando ou refazendo seu resumo. Vai que na sua prova ele é cobrado pela 1ª vez.

Ou seja, a ideia do RESUMO DINÂMICO é que você vá aprimorando o seu resumo ao longo das revisões e da resolução de questões, pois ele nunca será perfeito de primeira. A ideia é, com esse dinamismo, chegar o mais próximo dessa perfeição com o passar do tempo.

Tenha em mente que seus resumos são seus melhores amigos. E você vai sentir isso quando tiver que revisar um caminhão de matérias no curto espaço de tempo entre edital e sua prova. Ali você vai agradecer por eles estarem no tamanho certo.

Bom, espero ter ajudado! Se tiver algum assunto que gostaria de ver por aqui, pode mandar direct no meu Instagram @eduardoframbach_lsconcursos ou e-mail (eduardoframbach@lsconcursos.com.br).