Central de Notícias

ARTIGOS

Situações difíceis acontecendo e está difícil manter o foco nos estudos, o que fazer?

10/10/2017 - José Maria Rodrigues Junior

Pois é, essa é a pergunta de um milhão de dólares, e não há uma resposta única, simplesmente porque as pessoas são diferentes, os problemas são diferentes, as dificuldades são diferentes, enfim, tudo na vida de cada um é singular. Não há fórmula para resolver as dificuldades, cada um enfrenta as suas, e manter o foco quando enfrentamos situações adversas é bem complicado, por isso, receitas prontas nem sempre funcionam. Não obstante as diferenças de cada um, todos que se preparam para concursos estão em busca de um único objetivo: suas aprovações no concurso dos sonhos.

Então, se não há receitas para conseguir lidar com as dificuldades que se apresentam, cada um é que precisará, individualmente, lidar de forma singular com os obstáculos que criam os entraves ao seu estudo, para que consigam manter o foco.

Os concursos não ficam esperando aqueles que se preparam estar numa boa, focados, com tempo, com tudo dando maravilhosamente certo em suas vidas. Os concursos vão acontecendo e quem, apesar de tudo, consegue seguir adiante, vai colher os frutos do esforço mais a frente.

Na verdade, é assim que a vida é, não é? Semeamos agora, e mais a frente colhemos os frutos, seja para o bem ou para o mal (falando genericamente, naturalmente).

Agora, neste exato momento, você está semeando seu futuro. O que está fazendo AGORA  influenciará sua vida daqui a alguns anos.

Daqui a dois, três anos, quando olhar para trás, verá o que fez no passado, e aquilo que foi responsável por trazê-lo(a) até esse ponto, esteja você muito bem, ou não. Assim como quando olha hoje para seu passado, consegue identificar onde errou e acertou em suas escolhas que o(a) trouxeram até aqui. Entretanto, da perspectiva do futuro é muito mais fácil identificarmos o que fizemos de certo e o que fizemos de errado, aí não vale!

Se é mais fácil quando estamos no futuro, olharmos para o passado e conseguirmos identificar o que funcionou e o que não funcionou, porque então não vamos ao futuro para sabermos como agir agora?

Como fazer isso?

Proponho um exercício que irá custar uns 10 minutinhos de seu tempo, no entanto, vai ampliar suas possibilidades e ajudar na solução do foco que precisa para seus estudos, faça o seguinte:

Olhando de hoje, 2017, lá para frente, daqui a três anos, como quer se ver? Como quer estar? Onde quer morar? Onde quer estar trabalhando?

Faça esse exercício mental por uns dois, três minutos, de asas ao seu pensamento – pense só coisas boas.

Depois disso, posicione-se então lá na frente, daqui a três anos, você agora está em 2020: sinta-se como quer se sentir em 2020, veja o que deseja ver, ouça o que quer ouvir. Seja a pessoa que imaginou ser, no exercício anterior – faça isso por mais uns  3 minutos.

Muito bem, agora que sabe exatamente onde quer estar, o que quer sentir, ver e ouvir, em 2020. Agora olhe para trás e veja 2017 no seu passado. Você está mentalmente posicionado(a) em 2020, com tudo o que desejou conquistado, e olhando para o “ontem” – 2017.

Caminhe então, mentalmente, por essa linha do tempo, iniciando em 2017 até o agora em 2020, perceba tudo o que teve que fazer para chegar vitorioso(a) até aqui (2020). Veja o que viu no caminho, sinta o que sentiu no caminho, ouça o que ouviu durante o caminho. Perceba tudo o que teve que fazer, que abdicar, que se dedicar, até ter conseguido sua vitória e conseguir estar neste ponto hoje (2020). Faça esse exercício por mais uns 3 minutos ou 4 (se precisar de mais tempo, fique à vontade), viajando nas possibilidades para que consiga chegar vitorioso(a) em 2020.

Muito bem, feito isso, volte para o agora, em 2017. Creio que já saiba o que deve fazer para conseguir chegar lá. Sem receitas prontas.

Então faça!!!

FAÇA ESTE EXERCÍCIO, REPITA-O, ELE VAI AMPLIAR SUAS PERSPECTIVAS.

A mente, meus amigos, procura sempre um caminho conhecido para executar suas tarefas quando as situações se apresentam de verdade. Se já tiver vivido mentalmente uma situação, a chance de se sair bem quando ela se manifestar no mundo real é muito maior.

Clique a seguir e siga-me no Instagram: