Central de Notícias

ARTIGOS

Sobre o comprometimento

31/08/2018 - Leandro Souza

Na minha opinião o comprometimento vai além do vínculo estabelecido em prol de uma causa!

Existe uma grande diferença entre compromisso e comprometimento. O Compromisso é uma responsabilidade assumida, já o comprometimento vai além da responsabilidade, a pessoa está envolvida e motivada para cumprir este compromisso da melhor forma possível.

O Nível de comprometimento vai variar de acordo com o interesse, a motivação, a intenção e envolvimento. Na maioria das vezes está relacionado com objetivos, crenças e valores pessoais.

Para nos comprometermos com algo ou com alguém são necessárias algumas etapas, como conhecer o objetivo, envolver-se com a causa, querer pertencer e colaborar para conquistar.

Uma vez comprometido é necessário manter este compromisso principalmente com você mesmo, até que não faça mais sentido para você ou para a outra pessoa com quem firmou tal compromisso.

Muitas vezes encontramos pessoas, principalmente dentro das organizações realizando estritamente o necessário, quando no início de sua contratação, realizava sempre algo a mais, mas no decorrer dos anos por conta de diversas situações, o envolvimento acaba mudando, a vontade de pertencer vai minguando, até surgir a desmotivação.

Acredito que o comprometimento, vai além do compromisso com o outro, antes de tudo deve ser um compromisso com você mesmo, com seus valores, crenças, missão de vida, sua realização e felicidade.

Se por algum motivo esta motivação for minguando, está na hora de repensar se a causa ainda faz sentido para você, se os objetivos ainda são os mesmos, se as regras estão de acordo com seus valores atuais, seja realmente sincero consigo e com o outro.

O compromisso também depende do relacionamento, das atitudes, do querer fazer acontecer e principalmente do querer pertencer! Envolve uma boa dose de dedicação, disciplina, organização e senso de responsabilidade, com o que se quer e com quem se comprometeu.

Mantenha a motivação e o foco na sua preparação.

A vontade é o motor para a ação!

Leandro Souza
CEO LS Sistema de Ensino