Central de Notícias

ARTIGOS

TCE-PE: Relevância das Disciplinas

07/07/2017 - Marco Antonio Cupello

Fizemos uma análise da relevância das disciplinas previstas no Edital do concurso do TCE PE para os Cargos 1, 3 e 4. Vamos conferir?!!!

Elaboramos uma classificação das matérias quanto a sua esperada relevância nas provas objetivas.

Nesse sentido, podemos classificá-las em 3 (três) conjuntos: Prioritárias; Intermediárias; Coadjuvantes.

Disciplinas Prioritárias: São disciplinas que devem ser sempre priorizadas na preparação para concursos da Área de Controle, inclusive, lógico, para o TCE PE. Trata-se do “núcleo duro” da área de controle. O aluno precisa estar muito bem preparado nessas disciplinas. São disciplinas volumosas e complexas, exigindo um tempo mais dilatado de dedicação. Se o aluno conseguir uma boa pontuação nessas disciplinas dará certamente um passo muito importante rumo à sua aprovação. Por outro lado, se o aluno estiver mal preparado nessas disciplinas terá uma probabilidade muito pequena de aprovação.

  • Cargos 1 e 3: PORTUGUÊS; AFO; DIREITO ADMINISTRATIVO; DIREITO FINANCEIRO; CONTABILIDADE PÚBLICA; CONTABILIDADE GERAL
  • Cargo 4: PORTUGUÊS; AFO; DIREITO ADMINISTRATIVO; ADMINISTRAÇÃO GERAL

Disciplinas Intermediárias: São disciplinas que não compõem o chamado “núcleo duro” da área de controle, porém não podem ser desprezadas. Requerem menos tempo de dedicação para serem dominadas quando comparadas às disciplinas prioritárias. Uma boa pontuação nessas disciplinas pode compor um diferencial para se classificar dentro das vagas.

  • Cargos 1 e 3: CONTROLE EXTERNO; ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; DIREITO CONSTITUCIONAL; DIREITO PREVIDENCIÁRIO; MATEMÁTICA FINANCEIRA (apenas para o Cargo 1); ESTATÍSTICA (apenas para o Cargo 3); ANÁLISE DE INFORMAÇÕES
  • Cargo 4: CONTROLE EXTERNO; ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; DIREITO CONSTITUCIONAL

Disciplinas Coadjuvantes: São as disciplinas de pouca relevância. Requerem pouco tempo de estudo para serem eficientemente dominadas.

Cargos 1 e 3: ATUALIDADES; DIREITO PENAL (apenas para o Cargo 1)

Cargo 4: NÃO HÁ (para este cargo é cobrada uma quantidade menor de disciplinas)

OBS.: “Atualidades” foi classificada como uma disciplina coadjuvante, pois além de não requerer um estudo complexo, somente será abordada na prova discursiva para os Cargos 1 e 3. Só terão as provas discursivas corrigidas os candidatos que tiverem um ótimo desempenho nas provas objetivas. Assim, de que adianta se dedicar muito à “Atualidades” se você ainda tiver devendo um pouco nas outras disciplinas prioritárias e intermediárias, entende? Primeiro, você deve estar dominando muito bem as demais disciplinas para poder investir tempo de estudo em “Atualidades”. Ademais, para quem tem o costume de acompanhar jornais, revistas, blogs etc. sobre notícias do Brasil e do Mundo, menor ainda a preocupação com essa disciplina. Acho mais relevante, no caso da prova discursiva, saber a parte formal de como montar uma boa redação, com introdução, desenvolvimento, conclusão; coerência entre as ideias; frases curtas; domínio do português, evitando erros ortográficos; etc..

A seguir um quadro que melhor ilustra a classificação acima:

tabela

Pesos: É importante frisar que neste concurso do TCE PE não há pesos diferenciados nas provas objetivas para as disciplinas ou para os grupos de disciplinas. A única diferença é que o grupo de Conhecimentos Básicos terá 50 itens e o grupo de Conhecimentos Específicos terá 70 itens. Mas não há pesos diferenciados para os dois grupos, ou seja, o peso em ambos é 1 (um).

Quantidade de Itens por Disciplina: O Edital também não indica a quantidade de itens por disciplina, mas apenas a quantidade de itens por grupo de disciplinas (tradição do Cespe). O grupo de Conhecimentos Básicos terá 50 itens e o grupo de Conhecimentos Específicos terá 70 itens.

O grupo de Conhecimentos Básicos é comum para todos os cargos. Compõem este grupo as seguintes disciplinas: PORTUGUÊS; CONTROLE EXTERNO; AFO; ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Certamente PORTUGUÊS será a disciplina com a maior quantidade de itens neste grupo. Estimamos que pelo menos 40% dos itens sejam dessa disciplina (20 itens).

AFO pode ser contemplada com cerca de 12 a 15 itens. CONTROLE EXTERNO e ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA podem ser contempladas com cerca de 7 a 9 itens, cada.

Já com relação ao grupo de Conhecimentos Específicos, o qual terá 70 itens, acreditamos que as disciplinas com as maiores quantidades de itens sejam:

Cargo 1 e 3: ADMINISTRATIVO; DIREITO FINANCEIRO; CONTABILIDADE GERAL e CONTABILIDADE PÚBLICA

Cargo 4: ADMINISTRATIVO; ADMINISTRAÇÃO GERAL

Por fim, certamente essa é a informação mais importante desta análise: Todas essas ponderações estão sendo levadas em conta na elaboração do Planejamento Pós-Edital do TCE PE pela equipe da LS Concursos. Assim, você que já é aluno da LS não precisa se preocupar, pois suas tarefas de estudo estão bem dimensionadas visando sua preparação da forma mais eficiente possível, em busca da tão sonhada aprovação e classificação no concurso do TCE PE. Mas, caso você ainda não seja aluno da LS Concursos, está esperando o quê? Venha se preparar com a ajuda da consultoria pioneira do mercado!!!

Excelente estudo!!! Rumo ao sucesso!!!

Marco Antonio Cupello

Consultor da LS Concursos

Clique a seguir e siga-me no Instagram: