Central de Notícias

ARTIGOS

A tríade da aprovação!

12/06/2018 - Katia de Souza

O que é preciso para passar em um concorrido concurso público? Aposto que a sua primeira resposta foi: estudar muito! Mas, o que eu vou te contar agora pode até parecer um tanto quanto clichê e até mesmo difícil de acreditar, porém, é preciso encarar os fatos! Passar em um concurso público exige muito mais do que conhecer as matérias.

Se você pretende conquistar uma vaga em um concurso concorrido, como das áreas Fiscal, Tribunais, Polícia Federal, entre outros, pense na sua preparação como uma tríade, formada por três pontos os quais você precisa dominar.

  1. O primeiro deles é, como você deve imaginar, o conhecimento, que será formado pelo estudo diário e contínuo;

  2. Em segundo lugar, você precisa de estratégia! O que isso significa? Ter um bom planejamento de estudos em mãos, acompanhar a evolução do seu desempenho nas matérias, conhecer os detalhes da prova, da banca, a ordem das matérias que você vai responder, quantas questões de cada conteúdo, quanto tempo poderá dedicar para cada parte da prova, entre outros. Até mesmo o seu deslocamento ao local da prova e o que você vai comer antes de ficar por horas sentado são pontos importantes a serem pensados.

  3. O último, talvez seja o mais difícil: inteligência emocional! Pela minha experiência, posso dizer que este é o ponto que está “pegando”! Aqui entram fatores subjetivos que dificultam nosso controle.  Para quem é mais emocional do que racional fica ainda mais difícil. É aqui que você precisa se autoconhecer, trabalhar seus pensamentos e sentimentos mais profundos em relação à avaliação da sua capacidade. Você precisa acreditar que é capaz! Seu sonho é ser analista do TRT? Pois você será! Então, faça o que for necessário para realizar o seu desejo! Passe por cima de todos os obstáculos, priorize este objetivo, encare os desafios com ânimo, com força, fé e paixão! Acredite: todos esses sentimentos positivos podem – e devem – estar em todas as etapas dos seus estudos! Não precisa reservar as comemorações só para a aprovação.

Dito isso, saiba que, só de encarar os problemas que te atrapalham, você já estará a caminho da solução. Acredite em você, pense positivo, olhe para tudo o que já construiu!

Já aproveito para te dar outra valiosa dica: não acredite em tudo o que lê ou escuta: neste mundo de concursos, há muitas notícias de “aprovações relâmpagos” falsas. Conheço pessoas que passaram com 3 meses de estudo, um ano, três anos, seis e até mesmo oito anos. Hoje, todos são meus colegas de trabalho e posso afirmar que todos são inteligentes e capazes da mesma maneira! Aliás, o cara que levou 8 anos para conquistar a vaga é um dos melhores auditores que conheço: super técnico, competente e criativo!

Termino este artigo desejando que você faça uma autoanálise nestes três campos! Não deixe nenhum dos seus pilares te derrubar, ok? Caso precise, saiba que estou aqui para te orientar neste caminho!

Bons estudos!

Clique a seguir e siga-me no Instagram: