Central de Notícias

ARTIGOS

Tribunais de Justiça: Concursos previstos para este ano

05/11/2019 - Equipe LS Concursos

Diversos Tribunais de Justiças já noticiaram que estão realizando estudos para abertura de novos concursos públicos em 2019. Alguns certames já estão mais adiantados e possuem autorizações publicadas, outros ainda estão em fase de análise. A seguir, veja alguns dos Tribunais de Justiça que devem publicar edital ainda neste ano:

Tribunal de Justiça do Amazonas

O concurso do TJ AM já possui uma Comissão Organizadora formada e a Banca já foi definida. De acordo com informações, o edital deve ser divulgado nos próximos meses e os aprovados já começam a trabalhar no início de 2020.

O presidente do órgão confirmou que o certame terá o provimento de 160 vagas, para início imediato, além de 480 para criação de cadastro reserva. Os cargos contemplados no certame são Assistente Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior).

O contrato do concurso já foi divulgado. Clique aqui e leia mais.

Tribunal de Justiça do Ceará

Em abril, informações confirmaram que o concurso do TJ CE terá o provimento para o cargo de Técnico Judiciário, carreira com remuneração de R$ 3,9 mil, além de auxílios e gratificações. O número de vagas ainda não foi anunciado oficialmente.

A comissão do certame, junto ao Presidente do TJ CE, já assinou o termo para contratação da Banca Organizadora que irá realizar o concurso. Com organização da Fundação Getúlio Vargas, a expectativa é que o certame tenha o provimento de 328 vagas. De acordo com informações, o edital do certame será divulgado em julho.

Veja mais notícias deste concurso neste link.

Tribunal de Justiça do Mato Grosso

O TJ MG terá o provimento de cargos de 1° e 2° instância. No início deste ano, as Banca Organizadoras para os dois editais foram definidas. O número de vagas não foi divulgado oficialmente, mas a expectativa é que o certame tenha o provimento de 14 cargos, tanto de ensino médio, quanto de ensino superior.

No fim do mês de julho, o órgão divulgou que planeja unificar as carreiras de 1° e 2° instância. As informações são de que um projeto de lei deve ser encaminhado para criar uma carreira única no quadro de servidores do órgão. Ainda não há previsões e mais informações a respeito da unificação ou de como ela pode afetar os novos concursos. 

Para mais informações sobre o certame, leia nossa matéria

Tribunal de Justiça do Maranhão

O TJ MA anunciou, no último mês, que irá ofertar 63 vagas para diversos cargos, que exigem diversas formações. A única carreira que o órgão confirmou, até o momento, que estará presente no edital é de Oficial de Justiça. O Tribunal não divulgou qual data prevista para abertura das inscrições para o concurso.

A Banca Organizadora do concurso já foi definida, sendo assim, o edital pode ser divulgado em breve. Leia a matéria na íntegra neste link.

Tribunal de Justiça do Paraná

O concurso do TJ PR está previsto desde 2018. No ano passado, o edital do certame foi divulgado, as inscrições foram realizadas, porém, a prova não foi aplicada. No início deste mês de maio, uma retificação sobre o processo seletivo foi divulgada, atualizando o conteúdo programático que será cobrado no teste. De acordo com informações, as inscrições para este concurso não serão reabertas. A nova data de realização da prova ainda não foi divulgada.

Para mais informações, clique neste link.

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

A realização de um novo concurso para o TJ RJ está nos planos do presidente do órgão, Desembargador Claudio de Mello Tavares. Ainda não foram divulgadas quantas vagas serão disponibilizadas no edital, porém, a expectativa é que o provimento seja para cargos técnicos e analistas judiciários. O certame deve ser divulgado no segundo semestre deste ano.

De acordo com as últimas informações, a comissão do concurso está sendo formada e o edital deve ser divulgado ainda este ano. Leia mais sobre o concurso neste link.

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

No final de abril, a portaria do concurso público do TJ RS foi publicada. Além da autorização, os nomes que compõem a Comissão Organizadora deste certame também foram divulgados. A expectativa é que o concurso tenha provimento para as carreiras de Oficial da Justiça e Assistente Social. 

No fim do mês de julho, a Banca Organizadora do concurso foi definida. A responsável pela organização do edital e aplicação das provas será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Leia aqui mais informações sobre este concurso.

Tribunal de Justiça de Santa Catarina

No início de setembro, a Banca Organizadora do próximo concurso do TJ SC foi definida. A responsável pelo certame será a Fundação Carlos Chagas. De acordo com as informações, o edital do concurso TJ SC está previsto para ser lançado ainda em 2019, porém, as provas devem ocorrer apenas em 2020.

Clique aqui para mais informações sobre os cargos que serão contemplados no edital.

Tribunal de Justiça do Sergipe

O TJ SE está em fase de estudo para a realização de um novo concurso público. O órgão não divulgou quais cargos devem estar presentes no certame, nem confirmou uma data para a publicação do edital.

Tribunal de Justiça do Tocantins

O TJ TO também está em análise para realização de um novo concurso. Em 2018, o certame divulgou informações sobre um edital, o mesmo foi suspenso na época, porém, ao que tudo indica, este veto poderá se reavaliado. O certame do ano passado teria o provimento de 30 vagas para os cargos de Analista Judiciário, Oficial de Justiça e Técnico Judiciário, além da criação de cadastro reserva.

Além disso, os Tribunais de Justiça do Mato Grosso do Sul, Alagoas, Goiás e Rondônia informaram que há devem realizar concurso para a contratação de novos juízes. Todos os certames estão no início dos preparativos para produção do edital.

Outros Concursos
TRF 3° Região

No mês de julho foi autorizada a realização do novo concurso público para o Tribunal Regional Federal da 3° Região, que atua em São Paulo e Mato Grosso do Sul. De acordo com as informações, o certame terá o provimento de vagas para áreas dos cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário. 

A Banca Organizadora do concurso já foi definida, com isso, a expectativa é que o edital seja divulgado em breve.

Para mais informações, acesse nossa matéria.

TRF 4° Região

Edital divulgado. Leia mais neste link.

TRF 6° Região

Em maio de 2019, o Conselho de Justiça Federal autorizou a criação do Tribunal Regional Federal da 6° Região, que atuará em Minas Gerais. O projeto ainda deverá passar pelo Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Caso autorizado, em todas as etapas, a expectativa é que novos concursos sejam realizados em 2019 ou em 2020.

Se interessou por algum destes concursos? Marque uma entrevista gratuita com um de nossos consultores e inicie já a sua preparação!