Central de Notícias

ARTIGOS

Tribunais de Justiça: Concursos previstos para 2020

01/06/2020 - Equipe LS Concursos

Diversos Tribunais de Justiças já noticiaram que estão realizando estudos para abertura de novos concursos públicos em 2020. Alguns certames já estão mais adiantados e possuem autorizações publicadas, outros ainda estão em fase de análise. A seguir, veja alguns dos Tribunais de Justiça que devem publicar edital ainda neste ano:

Tribunal de Justiça do Amazonas

O concurso do TJ AM já possui uma Comissão Organizadora formada e a Banca já foi definida. De acordo com informações, o edital deve ser divulgado nos próximos meses e os aprovados já começam a trabalhar no início de 2020.

O presidente do órgão confirmou que o certame terá o provimento de 160 vagas, para início imediato, além de 480 para criação de cadastro reserva. Os cargos contemplados no certame são Assistente Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior).

O contrato do concurso já foi divulgado. Clique aqui e leia mais.

Tribunal de Justiça da Bahia

No mês de novembro foi publicado, no Diário Oficial do Estado da Bahia, um decreto financeiro que destina crédito suplementar para a realização de um novo concurso público para o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e para a construção de unidade judiciária.

A expectativa é que o concurso do TJ BA seja realizado depois da mudança de presidente do órgão, em janeiro de 2020.

Para mais informações, leia nossa matéria.

Tribunal de Justiça do Ceará

Em abril, informações confirmaram que o concurso do TJ CE terá o provimento para o cargo de Técnico Judiciário, carreira com remuneração de R$ 3,9 mil, além de auxílios e gratificações. O número de vagas ainda não foi anunciado oficialmente.

A comissão do certame, junto ao Presidente do TJ CE, já assinou o termo para contratação da Banca Organizadora que irá realizar o concurso. Com organização da Fundação Getúlio Vargas, a expectativa é que o certame tenha o provimento de 328 vagas. De acordo com informações, o edital do certame será divulgado em julho.

Veja mais notícias deste concurso neste link.

Tribunal de Justiça do Espírito Santo

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, informou sobre a possibilidade da realização de um novo concurso público para o órgão nos próximos dois anos. 

Segundo Sousa, o novo certame é necessário por conta das aposentadorias e quadro pequeno de pessoal. Atualmente, o déficit do TJ ES é de 660 cargos vagos em diversas ocupações.

Para mais informações sobre a seleção, clique aqui.

Tribunal de Justiça de Goiás

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, fez uma série de recomendações após uma inspeção realizada no Tribunal de Justiça de Goiás. As sugestões foram realizadas para aprimorar e melhorar a prestação jurisdicional e no Estado.

Dentre as recomendações, estão o aumento de produtividade e a realização de um novo concurso público para o órgão. Ainda não há informações sobre quais cargos podem estar presentes no concurso do órgão, nem qual o número de vagas. Porém, de acordo com as informações, o certame possui cerca de 509 cargos vagos e o último edital expirou em março de 2019.

Para mais informações, leia nossa matéria.

Tribunal de Justiça do Mato Grosso

Após divulgar a rescisão contratual com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais informou que, após a unificação das instâncias e o estabelecimento de um quadro único de servidores efetivos do Poder Judiciário, o contrato com o Instituto AOCP também será cancelado.

O TJMG pretende abrir um novo processo licitatório para a escolha da banca organizadora do seu próximo concurso. Vale lembrar que o Instituto AOCP havia sido escolhido para organizar a seleção dos cargos de 1° Instância.

Para mais informações sobre o certame, leia nossa matéria.

Tribunal de Justiça do Maranhão

O TJ MA anunciou, no último mês, que irá ofertar 63 vagas para diversos cargos, que exigem diversas formações. A única carreira que o órgão confirmou, até o momento, que estará presente no edital é de Oficial de Justiça. O Tribunal não divulgou qual data prevista para abertura das inscrições para o concurso.

A Banca Organizadora do concurso já foi definida, sendo assim, o edital pode ser divulgado em breve. Leia a matéria na íntegra neste link.

Tribunal de Justiça do Paraná

O concurso do TJ PR está previsto desde 2018. No ano passado, o edital do certame foi divulgado, as inscrições foram realizadas, porém, a prova não foi aplicada. No início deste mês de maio, uma retificação sobre o processo seletivo foi divulgada, atualizando o conteúdo programático que será cobrado no teste. De acordo com informações, as inscrições para este concurso não serão reabertas. A nova data de realização da prova ainda não foi divulgada.

Para mais informações, clique neste link.

Tribunal de Justiça de Pernambuco

Em entrevista, o novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, informou que um novo concurso para o TJ PE está para ser realizado.

Ainda de acordo com o presidente, a comissão organizadora do certame já está instalada. Durante a entrevista, não foram divulgadas informações oficiais sobre o número de vagas disponibilizadas na seleção do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Porém, ao que tudo indicar, o novo certame terá o provimento de vagas para a carreira de Juiz.

Leia nossa matéria na íntegra.

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Edital divulgado.

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte

Um novo concurso para a área administrativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte foi anunciado pelo presidente do órgão. Segundo o desembargador João Rebouças, cerca de 80% dos estudos do novo certame já estão concluídos.

A seleção ainda não foi oficialmente anunciada pelo TJ RN, porém, a expectativa é do provimento de vagas para o cargo de Auxiliar Técnico, que exige formação em nível médio. Outra informação é que a Comperve, ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, deverá ser a banca organizadora responsável pela seleção.

Clique aqui e leia mais sobre o novo concurso TJ RN.

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

O órgão iniciou, em dezembro, o processo para escolha da Banca Organizadora do seu próximo concurso público. O TJ RS irá realizar certames para duas carreiras do órgão, tanto para Oficial de Justiça, que exige formação em nível médio, quanto para Assistente Social, que exige ensino superior.

Com a escolha da Banca, o próximo passo é a assinatura do contrato com a Organizadora e, por fim, a divulgação do edital. Ainda não há previsão de quando o concurso será lançado. Para mais informações, clique neste link.

Tribunal de Justiça de Santa Catarina

No início de setembro, a Banca Organizadora do próximo concurso do TJ SC foi definida. A responsável pelo certame será a Fundação Carlos Chagas. De acordo com as informações, o edital do concurso TJ SC, com vagas para servidores, está previsto para ser lançado ainda no mês de fevereiro, assim como as provas podem ser realizadas no primeiro semestre do ano.

Além disso, de acordo com o TJ SC, o juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Bruno Makowiecky Salles, afirmou que o órgão irá realizar um novo concurso com vagas para a carreira de magistratura. 

Clique aqui para mais informações sobre os cargos que serão contemplados no edital.

Tribunal de Justiça do Sergipe

O TJ SE está em fase de estudo para a realização de um novo concurso público. O órgão não divulgou quais cargos devem estar presentes no certame, nem confirmou uma data para a publicação do edital.

Tribunal de Justiça do Tocantins

O TJ TO também está em análise para realização de um novo concurso. Em 2018, o certame divulgou informações sobre um edital, o mesmo foi suspenso na época, porém, ao que tudo indica, este veto poderá se reavaliado. O certame do ano passado teria o provimento de 30 vagas para os cargos de Analista Judiciário, Oficial de Justiça e Técnico Judiciário, além da criação de cadastro reserva.

Além disso, os Tribunais de Justiça do Mato Grosso do Sul, Alagoas, Goiás e Rondônia informaram que há devem realizar concurso para a contratação de novos juízes. Todos os certames estão no início dos preparativos para produção do edital.

Outros Concursos
TRF 3° Região

No mês de julho foi autorizada a realização do novo concurso público para o Tribunal Regional Federal da 3° Região, que atua em São Paulo e Mato Grosso do Sul. De acordo com as informações, o certame terá o provimento de vagas para áreas dos cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário. 

A Banca Organizadora do concurso já foi definida, com isso, a expectativa é que o edital seja divulgado em breve.

Para mais informações, acesse nossa matéria.

TRF 4° Região

Edital divulgado. Leia mais neste link.

TRF 6° Região

Em maio de 2019, o Conselho de Justiça Federal autorizou a criação do Tribunal Regional Federal da 6° Região, que atuará em Minas Gerais. O projeto ainda deverá passar pelo Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Caso autorizado, em todas as etapas, a expectativa é que novos concursos sejam realizados em 2020.

Se interessou por algum destes concursos? Marque uma conversa gratuita com um de nossos consultores e inicie já a sua preparação!

Compartilhe: