Central de Notícias

ARTIGOS

Vai pra prova e acredita!

02/03/2018 - Katia Gisele de Souza

Está chegando a hora da prova. Sim, aquela para a qual tu estás te preparando há vários meses. Apesar de todo apoio dos amigos, família, consultoria (0/) este é o momento em que tu estás sozinho, tu e aquele monte de folhas que são a porta de entrada para a carreira dos teus sonhos. Tem como não ficar nervoso?

Depende. É sangue que corre nas tuas veias? Então não tem. Como em TODOS os momentos importantes até hoje, cada batalha veio com um coração batendo mais forte, mão suando, pensamento acelerado. Vai acontecer tudo isso quando chegar a hora da prova? Mas é claro que vai, a menos que tu sejas turista e estejas indo lá a passeio.

Mas certamente nas últimas semanas tu ouviste muitas vezes aquela frase mágica: “Não fica nervoso.” Ufa! Ainda bem que alguém te disso isso né? Sim, porque o teu nervosismo acabou num passe de mágica, não?

Não fica chateado com os queridos que te aparecem com este conselho, muitos deles estão torcendo muito por ti. Mas a verdade é que nós dois sabemos que tu vais sim, ficar nervoso antes da prova, dias antes, um minuto antes, e talvez um bom tempo durante. Por isso eu vim te dar um recado que talvez não seja novidade pra ti, mas que às vezes a gente esquece: tu vais ficar nervoso sim. AINDA BEM. Sinal de que tu estás levando esta prova a sério, que tu tens noção da importância deste momento.

A verdade é que muita gente acha que o nervosismo na hora da prova vai te atrapalhar, vai te dar um branco, vai te deixar confuso para fazer a prova. Bem, isto até pode acontecer com um número bem pequeno de candidatos, provavelmente os que sofreram um fato inesperado dias antes da prova, ou que tenham alguma dificuldade psicológica muito acima da média. Mas certamente tu não estás neste grupo. Tu, aluno da LS e comprometido com as metas, estás no grupo dos competidores que se preparou muito, que tem uma forte expectativa de ser bem-sucedido e, portanto, está sim, bem nervoso. Mas vai fazer a prova com muito foco, e vai conseguir manter um ótimo desempenho, independentemente de qualquer ansiedade que tenha antecedido este momento.

Por isso, minha dica é: fica nervoso, ou não fica nervoso, mas independente disso, vai pra prova e acredita. Já viu algum atleta minutos antes da competição? Por acaso ele estava assobiando e contando piada? Não, ele estava completamente focado e se esforçando pra não desmaiar (essa parte tu não notou, mas te juro que era isso que ele estava fazendo). Portanto, é certo que isto vai acontecer contigo. Aquele medo de não dar conta, de não ter estudado o suficiente, de ter adotado a estratégia errada. Meu querido, aceite este sentimento como inevitável, acomode ele no canto mais ao fundo do teu estômago e desenvolva a seguinte coreografia: respira fundo, coloca uma música animada, arruma teu material e vai pra prova. E quando a tua mente tentar te paralisar com mil suposições do que vai acontecer, o que eu deveria ter feito a mais, e se ao menos… PARA IMEDIATAMENTE COM ISSO. Tu não sabes como vai ser. Tu não és vidente pra saber agora se vai passar ou não, se a prova vai ser difícil ou não. E nem todo o nervosismo do mundo pode afastar o fato indiscutível que tu estudou MUITO para esta prova e que, portanto, tu estás SIM, preparado. Põe um sorriso no rosto, vai até o espelho e te parabeniza por ter aceitado este desafio, e vai pra prova reconciliado com a tua consciência. Lembra que eu disse ali em cima que este é um momento solitário? Mentira. Tu tens a tua coragem, a tua determinação e o teu empenho. Não tem companhia melhor para este dia.

Vai tranquilo. Ou vai nervoso, que dá no mesmo.

Te desejo aquele tiquinho de sorte que tudo concurseiro esforçado e comprometido merece e te desejo muita luz para iluminar aquilo que a banca perguntar e tu vais saber responder.

Boooooaaa prova!!!

Katia Gisele de Souza

katiagisele.concursos@lsensino.com.br

Clique a seguir e siga-me no Instagram: