Central de Notícias

ARTIGOS

Vale a pena fazer concurso para melhorar a motivação?

29/09/2017 - Fabrício Massena Petruccelli

Estudar sem edital é algo complicado, se formos pensar na questão motivacional. Manter a rotina, estudar teoria, fazer revisões, exercícios de diversas bancas, ser questionado por amigos e parentes sobre o motivo de não estar fazendo concursos, etc. A chance da desmotivação bater e acabar deixando o estudo de lado é muito grande.

Por outro lado, quando temos um edital na praça e começamos a estudar para aquele concurso especificamente, as coisas parecem que mudam da água pro vinho. Temos muito mais ânimo para cumprir as metas, manter a rotina de estudo e, de quebra, dar certa satisfação às pessoas mais próximas que incentivam nosso estudo. Pois bem, podemos concluir que é muito melhor fazer concurso! Muito mais emocionante, dinâmico e ainda conseguimos uma regularidade nunca antes vista.

No entanto, caso deseje passar num concurso de alto nível, TENTE NÃO PENSAR ASSIM!

Vejo muitos concurseiros que não tem base ainda partindo para concursos somente pela questão motivacional. Estão desmotivados por não conseguir manter a rotina no período pré-edital e pulam a etapa de pegar base para conseguirem motivação. Na maioria dos casos, isso é um tiro no próprio pé.

Quando partimos pro pós edital sem base, estudamos a matéria de forma muito rápida, sem fazer revisões e exercícios com o intervalo correto (informações ficam somente na memória de curto prazo), não conseguimos amadurecer na matéria a ponto de nos diferenciarmos e dificilmente conseguimos a aprovação. Depois do concurso, ainda vem o cansaço pelo ritmo do pós edital e a desmotivação pela reprovação.

Ou seja, aquilo que era pra motivar, acaba desmotivando.

Pegar base é fundamental. Lembrem o seguinte: no pós edital todos elevam o ritmo e estudam muitas horas por dia. Temos que nos diferenciar para conseguirmos competir em alto nível.

Pense sempre na parte técnica antes de fazer o concurso. Depois de pegar base, faça todos os concursos da sua área que aparecerem. Antes disso, pense duas vezes.

Espero ter ajudado com esse texto e se tiverem qualquer sugestão ou crítica, podem enviar e-mail para fabricio@lsconcursos.com.br ou direct no Instagram @fabriciolsconcursos.

Bons estudos!

Fabricio Massena Petruccelli

Clique a seguir e siga-me no Instagram: