Central de Notícias

ARTIGOS

Vale a pena participar de um aulão de véspera?

08/11/2017 - Fabrício Massena Petruccelli

Estava para escrever sobre esse tema há um tempo.

Sempre que saem concursos grandes, os cursos se movimentam para organizar os aulões de véspera. Centenas, às vezes, milhares de candidatos comparecem a esses eventos ávidos pelo bizú final, o néctar da prova, aquilo que irá garantir a aprovação naquele concurso.

No entanto, a dúvida que bate é a seguinte: vale a pena participar desses aulões ou ficar em descansando/estudando por conta própria?

A resposta é: DEPENDE!

A primeira coisa que deve fazer é uma auto-análise: como você reage à novidade? Digo isso porque normalmente esses aulões reúnem diversos professores e, muito provavelmente, não serão os mesmos dos materiais que estudou. Portanto, esses professores terão uma abordagem diferente da matéria e uma convicção diversa sobre o que deve cair no dia seguinte.

Se você conseguir ir com a cabeça leve para o aulão e manter a calma ao se deparar com uma novidade, ótimo! Absorva o que conseguir do conteúdo novo sem se estressar se não ficar perfeito na sua mente. Dessa maneira vale a pena você comparecer! No entanto, se você ficar estressado por não saber direito algo que o professor falou e acabar tentando aprender aquilo de véspera, estragando o seu período de descanso antes da prova, não vale a pena ir ao evento. Se você estudou bem para essa prova, não será um assunto não visto que fará a diferença para a sua aprovação. O que fará a diferença é chegar na prova com a cabeça cansada, pois são muitas questões e dificilmente conseguirá manter a concentração se não descansar. Se você não estudou bem, não será um bizu de véspera que fará com que passe no concurso.

O segundo ponto a ser analisado é a qualidade dos professores presentes no aulão. Veja se são professores tidos como referência antes de fazer sua inscrição. Trocar seu descanso por uma aula que não agregar obviamente é um grande erro que não pode cometer.

Bom, acredito que esses são os dois principais pontos para decidir se vale a pena participar de um aulão de véspera. Como falei em outros artigos, a aprovação é resultado de tudo que fez até a data da prova. Não será a véspera de prova que fará a diferença para sua aprovação. O mais importante é ter uma boa noite de sono para que consiga raciocinar bem e não perder pontos bobos por falta de atenção.

Espero ter ajudado!

Fabricio Massena Petruccelli

Clique a seguir e siga-me no Instagram: