NOSSA EQUIPE

Humberto Fraga

  • Cargo atual: Auditor Estadual de Controle Externo no TCM-BA (10º colocado);
  • Ex – Agente de Fiscalização do TCE – SP (28º lugar);
  • Formado em Odontologia;
  • Formado em Administração de Empresas.

Olá, caros concurseiros,

Meu nome é Humberto Fraga, natural de Salvador, e sou formado em Odontologia e Administração de Empresas. Atualmente exerço o cargo de Auditor Estadual de Controle Externo no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), tendo sido aprovado em 10º lugar.

Quando iniciei meus estudos, em 2014, minha única formação era Odontologia. Contudo, por questões pessoais, tomei a decisão de estudar para concursos e deixei a carreira de Cirurgião-Dentista para trás. Minha formação acadêmica não tinha qualquer correlação com a área fiscal ou de controle. Eu não detinha conhecimento prévio em nenhuma disciplina de direito, contábil, TI ou informática, e minha bagagem em matemática e português era muito básica, com leves lembranças da época de colégio.  Eu sabia, portanto, que minha dedicação teria que ser redobrada. 

Comecei a minha trajetória no mundo dos concursos públicos com o objetivo de ingressar para a Receita Federal do Brasil e resolvi cursar, paralelamente, uma outra faculdade (Administração de Empresas). Com o tempo, percebi que meu rendimento estava baixo, pois não conseguia organizar meu estudo de forma correta e produtiva e a rotina de longas horas de estudos era cansativa. Eu sabia que precisava encontrar um jeito mais eficiente para avançar e lograr a tão sonhada aprovação. 

Um ano após o início da minha caminhada, conheci a LS Concursos por indicação de um amigo e pesquisei o seu histórico de inúmeras aprovações. Contratei a orientação de estudos e digo, sem sombra de dúvidas, que foi uma das melhores escolhas que fiz. Cheguei a me arrepender de ter não ter contratado a orientação de estudos antes, pois acredito que eu teria sido aprovado mais rápido.

Resolvi expandir meu objetivo inicial, ampliando meu estudo para os Fiscos estaduais e municipais. No final de 2015, fiz a prova do ISS-Niterói e, em 2016, as provas do ISS-Teresina e ICMS-Maranhão. Apesar de não ter obtido a aprovação, tive bons resultados com notória evolução de desempenho, algo que me estimulou a não desistir.

Após essas provas, entramos em um período muito difícil, pois a crise tornou os editais escassos e eu, apesar de já ter estudado todas as matérias, não tinha provas fiscais para fazer. Além disso, meu pai veio a falecer em seguida, fato que me desestabilizou muito e a situação ficou complicada em vários aspectos pessoais.  A LS facilitou a minha vida nesse momento que eu mais precisava, pois, com ela, consegui organização e otimização do meu tempo, através de uma metodologia de metas constantes. É muito difícil estudar sem ter nem ideia de quando surgirá o tão sonhado edital, somado com instabilidade emocional e, por isso, digo que a LS foi indispensável para me manter nos trilhos.

No 2º Semestre de 2017, aconteceu uma virada de rumo. Começaram a surgir notícias de concursos para área de controle, em tribunais de contas, e, como não apareciam grandes provas da área fiscal, passei a pesquisar sobre o cargo de Auditor de Controle Externo que, até então, era desconhecido para mim. A função de fiscalizar gestores públicos encheu meus olhos e, com a orientação e o planejamento da LS, migrei para área de Controle. Assim, em dezembro desse mesmo ano, fiz a prova que me garantiu a primeira grande aprovação no TCE SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

Foi um momento de muita felicidade, mas não parei de estudar, já que ainda tinha um segundo sonho: voltar para casa (Salvador). Assim, quando abriu o edital da prova do TCM-BA, em 2018, continuei na LS para tentar chegar ao meu objetivo final, alcançando o 10º lugar deste concurso, que foi o meu cargo fim. 

É comum errarmos bastante durante esse percurso, mas a orientação de estudos surge como um guia, ao apresentar o caminho das pedras já percorrido por outros professores orientadores experientes, com dicas e conselhos indispensáveis para a caminhada. Percebi que saber o que fazer de forma detalhada a cada semana e criar um compromisso de cumprir as metas gera um diferencial enorme em relação a outros candidatos.

Sempre recomendei a orientação de estudos enquanto aluno, e agora, como Professor Orientador, estou aqui para ajudar outras pessoas a também realizarem seus sonhos. Acredito que, com dedicação e empenho, qualquer um é capaz de obter a tão sonhada aprovação em um concurso público. Tenho a honra de fazer parte dessa equipe, pois nada paga o incrível sentimento de ver o seu nome no Diário Oficial. 

Estudar pode parecer um caminho penoso, mas com a orientação correta para melhor aproveitamento do seu tempo, é possível alcançar seu objetivo. Não precisa ser fácil. Basta valer a pena.