Central de Notícias

ARTIGOS

CONHEÇA AS OPORTUNIDADES DE CONCURSO PARA ÓRGÃOS DO PODER LEGISLATIVO

18/08/2016 - Consultor Alexandre Andrade

CÂMARA DOS DEPUTADOS, SENADO FEDERAL, CÂMARA LEGISLATIVA DO DF, ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS DOS ESTADOS E CÂMARAS MUNICIPAIS: EXCELENTES OPORTUNIDADES AO SEU ALCANCE.

Você por acaso já se imaginou sendo servidor de um órgão do Poder Legislativo? Esta é uma área pouco conhecida pelos concurseiros em geral, mas que apresenta excelentes oportunidades de concurso. Senadores, Deputados (Federais, Estaduais e Distritais) e Vereadores são os responsáveis pela definição das leis que disciplinam nosso dia a dia e que ajudam a balizar nossa vida em sociedade. Mas só podem executar seus trabalhos com efetividade contando com o auxílio de servidores concursados, que viabilizam o funcionamento administrativo e apoiam o processo legislativo nestas Casas.

Além de desempenhar um papel importante para a sociedade, quem vai trabalhar nesses órgãos costuma encontrar um excelente ambiente de trabalho. Isto porque o Poder Legislativo, em suas diversas esferas, possui autonomia orçamentária e administrativa. Em resumo, tais órgãos possuem uma parcela reservada do orçamento do respectivo ente e podem administrá-la de forma independente do Poder Executivo, sob certos limites. Desta forma, são menos afetados por restrições orçamentárias.

Outra consequência dessa autonomia interessa mais diretamente aos concurseiros: com menos limitações orçamentárias, é mais fácil termos concursos nestas instituições dos que nos órgãos do Poder Executivo, em cenários de restrição.

Certo. Temos até agora: boas condições de trabalho e maior disponibilidade de orçamento, o que aumenta as chances de haver concursos em anos difíceis. Mas o que dizer da remuneração que o candidato pode esperar nestes órgãos legislativos? Você com certeza já desconfia da resposta. Essa maior folga no orçamento costuma se refletir em excelentes remunerações e vantagens.

Com os aumentos aprovados em julho de 2016, os salários iniciais na esfera federal (Câmara e Senado) são de cerca de 22 mil reais para nível superior e de cerca de 14 mil reais para nível médio. No final de carreira, os salários dos níveis superior e médio serão, a partir de 2019, da ordem de 31 mil e 24 mil reais, respectivamente. Há ainda ganhos extras, como auxílio alimentação, plano de saúde, adicional de especialização para pós-graduações, horas extras, dentre outros.

As vantagens são muitas, e não param por aí. Analisando as matérias que normalmente fazem parte dos editais para tais concursos, observamos que não são cobradas muitas disciplinas além das que já fazem parte do dia a dia de quem estuda para as áreas fiscal e de controle, por exemplo. Na maioria das vezes, basta adicionar o estudo de algumas legislações específicas, como o Regimento Interno do órgão e a Lei Orgânica do Estado ou Município. Vale lembrar ainda que muitas vezes são oferecidas vagas específicas para certas especialidades, como TI, Direito, Contabilidade, Administração, e até mesmo Odontologia e Medicina. Nesses casos, são cobrados os assuntos específicos de cada área.

A LS Concursos lançou em agosto de 2016 planejamentos específicos para órgãos do Poder Legislativo, elaborados por consultores especialistas. Se você vai iniciar seus estudos para concursos agora, ou mesmo se já estuda há algum tempo para outras áreas, vale a pena marcar uma entrevista e conhecer melhor as oportunidades no Poder Legislativo. Para saber mais sobre a área, pode-se ainda consultar as páginas da Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br) e do Senado Federal (www.senado.gov.br).

Consultor Alexandre Andrade

Clique a seguir e siga-me no Instagram: