Central de Notícias

ARTIGOS

7 DICAS PARA MELHORAR SUA CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS!

18/07/2016 - LS Concursos

Olá, nobres Concurseiros!

Estudar para concursos públicos pode ser difícil e estressante. A falta de concentração dos estudantes é um dos principais problemas enfrentados, o que dificulta ainda mais essa tarefa. No entanto, existem algumas pequenas coisas, simples de fazer, que podem realmente ajudá-lo a se concentrar enquanto estuda:

1-ENCONTRE UM AMBIENTE ADEQUADO ESTUDAR.

Encontre um lugar agradável, tranquilo, com uma cadeira grande e confortável, de preferência sem televisão, computador ou telefone celular dentro de seu alcance. A biblioteca é geralmente um bom lugar para estudar, porque é silencioso, mas as vezes o tempo gasto no deslocamento não compensa. Salas de estudos de cursinho também são uma ótima opção.

2-ORGANIZE OS MATERIAIS.

Antes de começar a estudar, separe os materiais que vai utilizar e organize sua mesa de estudos. Assim você não vai precisar procurar aulas, livros, canetas, marcadores no meio de suas tarefas. No início, pode parecer difícil juntar tudo o que você acha que vai precisar, mas depois você pegará a prática.

3-ALIMENTE-SE BEM.

Estar bem alimentado é essencial para manter a concentração nos estudos, além de ser necessário fornecer ao seu organismo energia suficiente para o trabalho. Barras de cereais e frutas são bons companheiros, porque eles são simples de carregar e eficazes na liberação de carboidratos, uma ótima fonte de energia. Não abuse de bebidas energéticas ou de café, porque força o organismo e no futuro vai te prejudicar. É importante se manter saudável.

4-BEBA ÁGUA.

A água aumenta a limpeza do organismo, promovendo as trocas iônicas das células neurônios e as células sanguíneas. O consumo varia de pessoa para pessoa, pois tanto excesso como a falta são prejudiciais. No entanto, os nutricionistas funcionais recomendam consumir aproximadamente dois litros de água por dia (cerca de oito copos) para poder usufruir de seus benefícios à saúde.

5-FAÇA PEQUENOS INTERVALOS

Estudar fazendo pequenos intervalos ajuda muito no armazenamento de informações do cérebro, uma forma de fazer isso é através da técnica Pomodoro. Ela consiste em trabalhar (ou estudar) por blocos de tempo, chamados de Pomodoro. Cada bloco tem 25 minutos, durante os quais você tem que trabalhar em uma tarefa, sem interrupções (Nada de Whatsapp ou Facebook, deixe seu celular fora de alcance!). No fim de cada Pomodoro, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. A cada quatro Pomodoros, você deve fazer uma pausa maior, de 30 minutos. Repita isso todos os dias que estudar.

Concentração – Melhorar – Estudo

6-OUÇA MÚSICA (QUE VOCÊ JÁ CONHEÇA)

A música estimula a concentração e otimiza a memorização de dados. De acordo com um estudo feito por neurocientistas americanos (veja aqui), nosso cérebro funciona melhor quando ouvimos músicas que gostamos. Independente do estilo musical, quando ouvimos músicas familiares e agradáveis nosso desempenho é superior. Por isso, neurocientistas recomendam escolher um repertório que você já conhece, pois músicas novas exigem mais atenção do cérebro. Além disso, de preferências a músicas instrumentais, já que as letras das músicas podem distrair. Em vez de assimilar a semântica do que você está lendo, você passa a assimilar a semântica da música. Outra vantagem é que se seu local de prova for barulhento, você estará mais preparado do que um aluno que estuda no silêncio.

7- PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA

De acordo com um estudo da University of Illinois, a prática aeróbica pode desenvolver partes do cérebro ligadas à atenção e à memória. E não é preciso fazer muito, 30 minutos já são suficientes para aumentar a rapidez de processamento de informações.

Cada indivíduo é único, nem todas as dicas servem pra todos os alunos. Teste e use aquelas mais adequadas a você. Agora é hora de colocar as dicas em prática e se concentrar!

Bons Estudos

Siga nosso perfil no instagram: