Central de Notícias

ARTIGOS

7 PASSOS PARA EVITAR A PROCRASTINAÇÃO

24/04/2017 - Consultor Thiago Castro

A procrastinação costuma ser um dos principais problemas de quem estuda para concursos. Entretanto, com alguns simples passos é possível combatê-la!

1 – Fragmente tarefas.

Quanto mais complexo for o objetivo, maiores são as chances de adiarmos o início da ação.
O problema não está em traçar metas grandiosas, mas em não fragmentá-las em pequenas tarefas mais simples. Você pode substituir a meta de “ler um livro de 1.500 páginas” por “ler 50 páginas por dia”, por exemplo. A mudança é sutil, mas poderosa!

2 – Planeje o futuro, mas foque no presente.

A ideia de que a consecução do objetivo pode demorar muito tempo nos induz ao estado de inércia, ainda que isso seja incoerente. Monitore seus pensamentos e evite focar na duração do plano como um todo, procurando direcioná-los para o tempo de cada uma das tarefas diárias, que devem ser mais curtas e condizentes com a sua realidade.

3 – Desfrute dos prazeres do caminho.

Atribuir todas as suas expectativas ao atingimento do objetivo final pode transformar a trajetória em um grande fardo, além de potencializar a ansiedade. Estipule pequenas recompensas para cada tarefa completa e aprenda a desfrutar do prazer de subir cada degrau! O caminho pode ser extremamente recompensador. Apaixone-se por ele!

4 – Evite o perfeccionismo.

Buscar a execução perfeita do projeto pode adiar o início da ação. É claro que você não quer fazer mal feito, mas lembre-se que você pode aperfeiçoar sua execução ao longo da trajetória. “Feito é melhor que perfeito”!

5 – Elimine distrações.

Celular, televisão, videogame, geladeira… seja qual for o vilão que vive roubando a sua atenção, mantenha-o longe!

6 – Estabeleça suas prioridades.

Faça uma lista com todas as atividades que você desenvolve no seu cotidiano, ordenando-as por prioridade. Coloque as tarefas do seu objetivo principal no topo dessa lista e lembre-se disso quando precisar optar entre cumprir uma tarefa preestabelecida ou outra menos relevante.

7 – Peça ajuda.

Quando se sentir “travado” para iniciar ou finalizar uma tarefa difícil demais, ou estiver prestes a jogar tudo para o alto, não hesite em pedir ajuda para amigos ou profissionais.

O LS Sistema de Ensino pode te ajudar! Venha conhecer a consultoria de estudo que já vem ajudando milhares de concurseiros a encurtar o caminho até a aprovação!

artigo-7-dicas-1

Conheça nossas redes sociais:

 

Contem conosco!

Thiago Castro
Consultor

Clique a seguir e siga-me no Instagram: