Central de Notícias

ARTIGOS

AGENTE ADMINISTRATIVO DA POLÍCIA FEDERAL

10/08/2016 - Consultor Helder Moura

ÁREA ADMINISTRATIVA DA POLÍCIA FEDERAL – O CESPE ORGANIZOU O ÚLTIMO CONCURSO – CONHEÇA A CARREIRA DE AGENTE ADMINISTRATIVO DA PF.

A Polícia Federal é conhecida pelas suas atuações operacionais e grandes investigações. Mas a instituição não é apenas Polícia Judiciária da União, uma de suas atribuições é ser Polícia Administrativa, ou seja, fiscalizar e controlar determinadas atividades que são de competências da União. Para dar suporte a todas funções policiais o órgão possui em sua estrutura o quadro de servidores administrativos.

Para quem não sabe, sou o prof. Helder Moura, Agente de Polícia Federal e atualmente estou vinculado à Superintendência da PF no Estado do Amazonas. Neste artigo procuramos abordar as principais características da área administrativa da PF, bem como as atividades desenvolvidas por seus servidores, suas remunerações, os últimos concursos, e as expectativas para o próximo concurso.

A Constituição de 1988 prevê que a Polícia Federal é a polícia judiciária, aeroportuária, de fronteiras e marítima da União. As funções ligadas à fiscalização e ao controle são atribuições de Polícia Administrativa e nessa condição a PF é quem fiscaliza o comércio de produtos químicos e controlados, também, o setor de segurança privada e os projetos de segurança bancária; concede e controla o porte de armas para civis; emite passaportes e realiza o controle das pessoas que entram e saem do Brasil, nos portos, aeroportos, e fronteiras secas; recebe solicitações de refúgio e fiscaliza a situação migratória dos estrangeiros; além de outras atribuições com previsões legais. Todas essas atividades são desenvolvidas por servidores da carreira policial e apoiadas por servidores da carreira administrativa. O servidor administrativo da Polícia Federal desenvolve seus trabalhos em setores ligados às atividades de gestão técnico-administrativas, suporte e apoio logístico.

CONCURSOS ANTERIORES E REMUNERAÇÕES

Os dois últimos concursos (2004) e (2013), que foram organizados pelo CESPE, ofereceram vagas para: (nível superior), nas áreas de contabilidade, administração, arquivologia, assistência social, engenharia, educação física e saúde; (nível intermediário) formações técnicas nas áreas de contabilidade e enfermagem; e (nível médio) agentes administrativos. A remuneração varia de R$ 3.316,77 até 5.081,18 + aux. Alimentação de R$ 458,00. Esses valores podem ser maiores, pois há ainda uma gratificação de produtividade. Confira o edital do último concurso.

PRÓXIMO CONCURSO

O último concurso Administrativo Polícia Federal ainda está dentro do prazo de validade, mas há um déficit grande no efetivo de servidores administrativos. Muitas vezes a PF tem que enviar algum administrativo para outra localidade por alguns dias pra ajudar nos serviços acumulados, devido ao número reduzido de servidores. Não espere sair o edital e comece a estudar agora mesmo, pois esse concurso vale a pena devido ao salário e a satisfação que o cargo proporciona.

PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA E PLANEJAMENTO

Desenvolver uma atividade de apoio e saber que você fez parte das conquistas alcançadas por um determinado órgão é muito gratificante. Para quem quer estabilidade e segurança a oportunidade, também é ótima!

Então saia na frente dos outros candidatos e já comece sua preparação e conquiste a sua vaga no concurso de Agente Administrativo da Polícia Federal! Isso deve ser feito com organização e bons métodos de estudo.

O LS Sistema de Ensino oferece consultoria de estudo que já ajudou milhares de concurseiros e poderá ajudar você a encurtar o caminho até a aprovação! Conheça nossos planejamentos e prepare-se adequadamente.

Contem conosco!

Helder Moura – Consultor