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ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – A IMPORTÂNCIA PARA OS CONCURSEIROS

24/07/2014 - Leonardo Rangel

Olá, caros concurseiros!

Hoje vou falar um pouco sobre os conhecimentos científicos a respeito da importância de uma alimentação saudável na vida dos concurseiros e das pessoas em geral.

Primeiramente, comentarei sobre os suplementos de vitaminas. Segundo o renomado cancerologista Dráuzio Varella, “Vitaminas são necessárias para tratar deficiências em crianças pequenas, em pessoas com limitações alimentares e em marinheiros com escorbuto nas caravelas lusitanas. Portanto, se você não é bebê de colo, não está tão velho que não consiga mastigar e não tem intenção de atravessar o Atlântico ao sabor dos ventos, coma frutas, legumes e verduras e ponha o corpo para andar. Não jogue dinheiro no vaso sanitário”.

Conforme conclusão da comissão dos Serviços de Saúde dos Estados Unidos (USPSTF), “Não há evidências de que o uso de vitaminas diminua a incidência de doenças cardiovasculares ou câncer”. Ainda de acordo com o dr. Dráuzio, muitos defensores da suplementação vitamínica apresentam a justificativa de que, se não fizerem bem, não farão mal. Mas alguns estudos comprovaram o contrário.

Para ler a reportagem completa e outras sobre o tema, clique os seguintes links: Pílulas mágicas e Vitaminas e a ilusão da saúde.

Ressaltamos que a boa alimentação nunca estará fora de moda. Pesquisas mostram os excelentes benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada, indicando alimentos que ajudam na prevenção de doenças. Como explica a reportagem do G1 (veja aqui), uma delas mostra os efeitos favoráveis das castanhas na prevenção do colesterol ruim e de tumores. Com base nas propriedades de cada alimento surgiu o “kit colesterol”: uma noz, uma castanha-do-pará, duas castanhas de caju, quatro pistaches, um damasco e uma ameixa desidratada. Com essa receita diária, há cinco anos Wilson (um dos entrevistados da reportagem) trocou remédios por alimentos no combate ao colesterol. Para ganhar mais saúde, ele e sua esposa incorporaram outras opções no cardápio, como pão integral, leite desnatado e linhaça. Mudanças à mesa e na vida. “Nós temos mais disposição para ir ao trabalho, sair e passear. Você vê pessoas, vê paisagens”, afirmou.

“Até pra namorar”, acrescentou Rosana. “Oxigena o casamento. Oxigena a vida”, completou Wilson. Para mais informações sobre o tema, leia o seguinte texto.

Finalizando, de acordo com a reportagem de O Globo.com (veja aqui), um estudo recente revelou que o consumo exagerado de proteína animal quadruplica o risco de câncer nas pessoas durante a meia-idade. É esclarecido que, além de mais suscetíveis ao câncer, as pessoas de meia-idade que comem muita proteína de origem animal – carne, leite e queijo – são também duas vezes mais suscetíveis a mortes precoces em geral, revela o estudo publicado na “Cell Metabolism”. Elas também se mostraram muito mais propensas ao diabetes. O ideal, diz o cientista Valter Longo, seria seguir as recomendações das principais agências de saúde do mundo e consumir cerca de 0,8 grama de proteína por quilo de seu peso total por dia – algo como 55 gramas para uma pessoa de cerca de 70 quilos – ou seja, um bife bem pequeno.

Portanto, amigos concurseiros, uma alimentação saudável e a escolha dos alimentos certos ajudarão na performance não só dos estudos mas também do cotidiano, contribuindo para a desejada aprovação!

Forte abraço!
Leonardo Rangel