Central de Notícias

ARTIGOS

CARACTERÍSTICAS DA ÁREA DE TRIBUNAIS DE CONTAS E DE CONTROLE INTERNO

06/04/2015 - LS Concursos

A área de controle externo e interno é uma ótima escolha para aqueles que pretendem ingressar na carreira pública. É uma área que está em sintonia com a modernização, a profissionalização da administração e as demandas sociais pelo bom uso do dinheiro público.

Os concursos ocorrem com bastante frequência nessa área devido ao grande números de órgãos. No controle externo, além do Tribunal de Contas da União (TCU), existem os tribunais estaduais, dos municípios e das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, sendo ao todo 34 tribunais de contas. Já no controle interno, temos a Controladoria Geral da União (CGU) e as controladorias estaduais e municipais. O número de controladorias vem aumentando a cada dia, a exemplo da Controladoria do Município de Salvador, criada em dezembro de 2014, aumentando as oportunidades de concursos.

Concurso de Tribunal de Contas

Os cargos da área de controle proporcionam excelente remuneração, geralmente variando entre 10 a 20 mil reais. Nas especialidades Auditoria Governamental ou Controle Externo, em regra, não há exigência de formação específica, apenas curso de nível superior em qualquer área de formação.

Uma das vantagens dos Tribunais de Contas é que são órgãos integrantes do Poder Legislativo, com orçamento próprio. Isto significa que não estão submetidos aos cortes do executivo e em época de crise é algo que deve ser considerado.

Quem quiser concorrer a uma das vagas dessa área, deve iniciar sua preparação bem antes do edital, já que o conteúdo costuma ser extenso. Entre as matérias comuns temos Português, Raciocínio Lógico, Direitos Administrativo e Constitucional, Contabilidade Geral e Pública, Administração Pública, Administração Financeira e Orçamentária, Controle Externo e Interno, Auditoria Governamental. Eventualmente surgem outras matérias como: Economia, Informática, Direitos Civil, Empresarial, Penal e Processual Civil.

Para conhecer mais da área você pode acessar o site do órgão de controle externo da União (TCU) ou o de controle interno (CGU).

Bons Estudos!

Siga nosso perfil no instagram: