Central de Notícias

ARTIGOS

CONCURSO ISS CUIABÁ-2015 ESTÁ PRÓXIMO. HORA DE INTENSIFICAR A PREPARAÇÃO

07/08/2015 - Douglas Dantas

Olá, futuros colegas de trabalho!

Como vocês já devem saber, o próximo concurso para o ISS Cuiabá não deve demorar a acontecer. Por isso, a título de incentivo para aqueles que desejam uma vaga nesse certame, falarei um pouco de como é o dia a dia de um Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal de Cuiabá.

Primeiro, vamos relembrar como foi o último concurso do ISS Cuiabá que aconteceu em dezembro de 2014. A banca responsável foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foram oferecidas 40 vagas no total, sendo metade para preenchimento imediato. Naquela ocasião, num universo de quase 5.000 candidatos, apenas 3 conseguiram obter a nota de corte em todas as matérias (veja aqui). Todos os aprovados eram alunos da LS Concursos, ocasião em que ficou demonstrado o excelente trabalho que é desenvolvido pela primeira consultoria para concursos públicos do país.

Falando do próximo concurso para o ISS Cuiabá 2015, como já disse, você já deve saber que o próximo edital está muito perto de ser publicado. Não devemos ter muitas novidades em relação ao de 2014 (veja aqui). Tudo indica que a FGV permanecerá como banca organizadora e as matérias serão as mesmas que foram cobradas no último concurso (Língua portuguesa, Matemática financeira, Dir Constitucional, Dir Administrativo, Dir Empresarial, Dir Civil, Dir Tributário, Dir Financeiro, Contabilidade Geral e Pública, Administração, Economia, Finanças Públicas, Auditoria e Legislação tributária). A única mudança que devemos ter é a diminuição dos índices “por prova”. Em vez de 60%, a princípio, deverá ser reduzida para 50% a nota de corte no conjunto de cada prova.

A rotina de trabalho de um Auditor Fiscal Tributário da Prefeitura de Cuiabá vai depender do setor em que estiver lotado. Esses setores são divididos de acordo com os tributos de competência dos Municípios, ou seja, Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto Sobre a Transmissão Onerosa de Bens Imóveis (ITBI) e Taxas.

O setor de IPTU passou por uma grande mudança, pois a Prefeitura de Cuiabá institui um Sistema de Geolocalização, que possibilita ao Auditor Fiscal acompanhar on-line a situação dos imóveis localizados no Município. Em relação ao ITBI, a Prefeitura assinou um convênio com os cartórios, instituindo ITBI on-line, desburocratizando os processos de transferências de imóveis. Dentre todos os setores, o do ISSQN é o mais dinâmico, porque o Fiscal do ISSQN faz o monitoramento em tempo real das operações que envolvem prestação de serviços das empresas cadastradas no Município. Já o setor de Taxas é responsável por fiscalizar os diversos tipos de alvarás previstos no Código Tributário de Cuiabá.

Você, quando for aprovado no Concurso do ISS Cuiabá 2015, exercerá uma função típica de Estado, em que o seu desempenho influenciará diretamente o dia a dia da sua cidade. Por isso, tenha certeza de que se trata de uma excelente oportunidade profissional, tanto pela questão remuneratória como pela valorização profissional e pessoal.