Central de Notícias

ARTIGOS

CONCURSOS PÚBLICOS: IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

30/10/2015 - Bruno Machado

Como Identificar Oportunidades no Mundo dos Concursos Públicos?

Como de costume, estou aqui para uma breve conversa. Gostaria de bater um papo com vocês sobre um tema muito importante: oportunidades. Provavelmente, se fôssemos buscar agora o significado dessa palavra em um dicionário, não conseguiríamos uma definição tão boa quanto a que construiremos aqui agora. Por quê? Porque falaremos sobre o que ela representa para o concurseiro, e o seu maior problema: identificá-la. Todos nós sabemos que identificar as verdadeiras oportunidades é o segredo do sucesso.

A essa altura, todos vocês devem saber que eu, agora consultor, fui aluno da LS Concursos. Menciono esse fato, pois, antes de conhecer a LS, também fui um concurseiro perdido e solitário. Parei, sentei-me em minha cama e olhei para a minha vida. Vi que meu sonho e minha realidade estavam muito distantes um do outro, e então decidi buscar um caminho que pudesse me deixar mais próximo da satisfação pessoal. Decidi que me tornaria auditor-fiscal. Como? Ainda iria descobrir.

Concurso Público Oportunidade MissãoParti em busca de informações para que eu pudesse traçar o melhor caminho a seguir. De repente, encontrei-me imerso em um mar de informações desconexas. A dúvida e a insegurança começaram a tomar espaço em minha mente. Segui os dois primeiros meses baseando-me em comentários de anônimos e em minhas ansiosas investigações pela internet. Queria o melhor, mas, a cada passo, tomava lugar em mim uma incerteza: será que é isso? Sinto-me tão desamparado! Não era uma aventura como um final de semana acampando na mata. Era uma missão: o início de um plano que mudaria os rumos de minha vida. Entre uma aventura e uma missão existe um abismo, e não estava disposto em me perder nesse vazio de incertezas.

Parece o início de uma história de suspense, mas é aqui que realmente começa o tópico de nossa conversa. Depois de dois meses incomodado com o sentimento de que tudo não passava de uma aventura, decidi assumir uma verdadeira missão. Dei continuidade às minhas procuras e, ocasionalmente, apareceu-me o site de uma consultoria especializada em concursos – no caso, era a carta de boas vindas da equipe da qual faço parte hoje. Nesse momento, posso lhe afirmar: vi, de relance, a silhueta da oportunidade que eu logo viria a conquistar.

Antes de qualquer coisa, é preciso escolher qual será seu caminho. Quais suas aspirações? Qual será seu cargo? Pesquise. Vá atrás e busque informações confiáveis que possam ajuda-lo nessa decisão. Nesse aspecto, esse link pode trazer algumas informações úteis.

Depois de decidir meu objetivo, pelo fruto de meu trabalho diário e da reprogramação de algumas despesas desnecessárias, adequei-me para que pudesse focar todos meus esforços na perseguição daquela oportunidade que havia se mostrado a mim.

Há pouco tempo, aqui no Sul, conheci um ditado: o cavalo passa arreado ou encilhado. Se você não montar, outro monta. Decidi que seria eu quem montaria naquele cavalo, estivesse encilhado ou em pelo vivo!

Minha primeira oportunidade foi essa: conhecer pessoas que poderiam me auxiliar na conquista de meu sonho. As pessoas certas. A equipe certa. Esse primeiro passo foi o mais fácil. Afinal, bastava descobri-los e optar por segui-los. Sem segredos até aqui, não é? Esse primeiro passo todos vocês já deram.

O segundo momento exigiu um pouco mais de experiência. Como fazer? O que fazer para aproveitar melhor meu tempo? Como saber se já estava pronto para botar tudo à prova, ou se acabaria dando um tiro no pé por desviar-me do caminho adequado? Estaria me aproximando ou me distanciando de meu sonho? Precisava de que me auxiliassem a identificar a verdadeira oportunidade!

Voltando em nosso dito popular, se não tivesse o amparo de toda a equipe, passaria em minha cabeça: seria esse realmente um cavalo encilhado ou nada mais que um burro hostil descansando à sombra, pronto para dar-me um tombo servido? Tombo esse que me atrapalharia de tal forma que, quando o verdadeiro cavalo encilhado me aparecesse, sequer conseguiria saltar-me sobre seu dorso ruma à minha tão sonhada conquista? Seria essa uma armadilha ou uma oportunidade? Sinto-me agraciado por essa dúvida não ter passado por minha cabeça.

Analisar a situação de forma técnica, considerando todas suas variáveis, com uma visão ampla e clara de todos os fatores, requer muita experiência. Requer dedicação e qualificação que, sozinho, me levaria muito tempo para conseguir. Tomaria meu tempo precioso, desperdiçaria meu tempo de estudo.

Identificar a verdadeira oportunidade é uma missão. Quando falamos sobre o rumo de nossas vidas, não podemos dar demasiado espaço aos enganos: precisamos estar preparados para que, quando a oportunidade se aproximar, estejamos aptos a aproveitá-la, sempre conscientes de que não podemos deixar que o canto da sereia acabe nos enganando e tirando-nos do rumo, afastando-nos da verdadeira oportunidade.

Estamos comprometidos e empenhados em lhe ajudar nessa jornada, em identificar as reais oportunidades e indicar o caminho mais certeiro, evitando distrações desnecessárias e rotas inseguras e incertas. Com um trabalho baseado em confiança e transparência mútua, temos todas as ferramentas para abrir-lhes o horizonte e conduzi-los à conquista: a aprovação.

Contem comigo!

Clique a seguir e siga-me no Instagram: