Central de Notícias

ARTIGOS

FORTALEZA

29/07/2016 - LS Concursos

Estamos vendo vários editais na praça ou no forno (ISS Juiz de Fora, ISS Teresina, ICMS/MA, ANVISA, TCE/PR, PC-PA, TCM/RJ, etc …). Então essa história de que estamos em seca de concursos é conversa prá boi dormir!!! Contra fatos não há argumentos… Essa história é mito!!!

E aí quando divulgamos o pós-edital desses concursos, qual o sentimento de lamentação e arrependimento de quem parou, desacelerou ou interrompeu? O pior possível, certo? E totalmente contrário ao de quem persistiu, teve paciência, sabedoria e visão de médio/longo prazo. Esses começam a colher agora os resultados, aproveitando essas oportunidades!!

Essa é uma empreitada pesada, ninguém passa em concurso de alto nível com pouco esforço, levando “na boa”… É preciso ter essa consciência presente contigo ao longo da caminhada, e mais o exemplo e o sentimento de quem chega lá está aí, aos montes, e mostrando que é possível! Confira os depoimentos de nossos aprovados clicando aqui.

Quando a gente diz que é preciso Força, Foco e Fé, isso tem um significado muito maior que um simples trocadilho:

A força você precisa diariamente, porque é f*** enfrentar essa rotina de estudos. A força tem que vir dos seus motivos, das razões pelas quais você se meteu nessa “encrenca” (Confira nosso artigo – “Os seus motivos”). A força vem também da consciência de que, quando você enfraquece, desacelera ou interrompe seus estudos, seus concorrentes pulam de alegria, e, a cada dia que continuam firmes (e você não), conquistam importantes posições no estágio de preparação e te deixam prá trás. Quem ignora esse fato, segue patinando por muito tempo até conseguir sua aprovação.

O foco é fator chave do sucesso (talvez o mais importante). Aqui não é só o foco técnico nos estudos, nisso a LS te ajuda (e muito), se você seguir as tarefas de cada meta que recebe à risca, te garanto que está fazendo uma preparação de altíssimo nível, como pouquíssimas disponíveis. Mas aqui o foco também é de atitude. Focar no que interessa. E tem gente que fica nos “fóruns da vida”, à caça de notícias de editais, fórmulas mágicas, boataria…, desperdiça ndo um tempo precioso dos estudos. De que adianta ficar cuidado processo de autorização de concursos/editais, se você não tem qualquer controle sobre isso? Temos insistido muito nisso: mantenha-se focado, em constante ritmo de estudos, priorizando a conclusão do seu planejamento regular, ou, se já o concluiu, aparando as arestas e aperfeiçoando-se no seu planejamento avançado. O que importa no final, é que quando esse edital sair, você esteja preparado. E toda energia dedicada às boatarias é desperdício! Então é muito simples – foque naquilo que efetivamente te entrega resultado – ESTUDAR!

A fé, além de ser um componente religioso (que é muito válido por sinal), é acreditar nos princípios e valores pessoais que te trouxeram até aqui. Aliás, quem não acredita que a dedicação, a disciplina e a persistência não entregam resultados, está no lugar errado! A fé deve ser, antes de tudo, em você, na sua capacidade de aprender e assimilar os conteúdos, de persistir e celebrar cada etapa vencida nesse processo, de reconhecer as fraquezas e lutar arduamente contra elas. E de poder contar com a metodologia LS como mola propulsora do seu sucesso.

Deixo aqui um convite para um exercício mental em 3 passos. Procure um lugar isolado, silencioso, coloque uma música calma, relaxante.

1) Mentalmente, olhe para trás, reflita sobre o que já caminhou até aqui, tanto na vida de estudante como na vida profissional. Lembre-se do esforço já dedicado até aqui, as pessoas que participaram dessa caminhada, a sua evolução como pessoa em todos os aspectos. Detenha-se por alguns minutos nessas lembranças e sensações.

2) Em seguida, mentalmente, olhe fixamente para o seu momento presente. Analise a sua situação atual em todos os aspectos. Busque identificar em cada aspecto, se você está satisfeito ou insatisfeito com o que vê. Avalie se você tem vontade de mudar a situação em cada aspecto analisado. Detenha-se nessa reflexão por alguns minutos, mas evite o sentimento de culpa: lembre-se de que é um ser humano, e que erros e omissões são companheiros de aprendizado (desde que a sabedoria não te faça repeti-los).

3) Olhe agora para a frente, na direção da aprovação que está buscando, e reflita sobre os benefícios dessa conquista que está por vir. Crie mentalmente a sua imagem ocupando a posição que deseja conquistar. Pense sobre o reflexo dessa conquista nos diversos aspectos da sua vida. Avalie honestamente se parece ser um esforço que valha a pena (e isso é totalmente pessoal!). Detenha-se o tempo que quiser nessa análise, questione-se mesmo, avalie inclusive as coisas que estão sendo sacrificadas agora em confronto com as que pretende conquistar.

Essa reflexão é um caminho importante para você tenha uma FORTALEZA na sua caminhada, especialmente nos fatores chaves do sucesso de qualquer concurseiro: Disciplina, Persistência, Força, Foco e Fé!

Espero que encontre as suas respostas e continue firme no caminho!! Para mim, pessoalmente, valeu muito a pena!!

Siga nosso perfil no instagram: