ENTREVISTAS

---------- Entrevistas ----------

A TRAJETÓRIA DE PREPARAÇÃO DE QUEM JÁ CHEGOU LÁ.

Entrevista com a 1ª colocada Técnico Judiciário – TJ-PE

Katarina Maria

Entrevista com Katarina Maria – 1º lugar no cargo de Técnico Judiciário, área Judiciária, Polo 07 - Agreste Setentrional - TJ PE – 2017

Idade: 30 anos
Mora em: Santa Cruz do Capibaribe – PE
Data das informações: 08/01/2018
Formação: Engenheira Civil

OLÁ, KATARINA! TUDO BOM? QUANDO VOCÊ DECIDIU EFETIVAMENTE QUE IRIA ESTUDAR PARA CONCURSOS E INICIOU SUA PREPARAÇÃO PARA A ÁREA DE TRIBUNAIS?

Tudo bem!!! Eu comecei meus estudos já tem um tempinho rsrsrs, não me lembro de todas as datas e períodos, mas vou fazer um relato com o que me lembro agora. Por volta de 2009 fiz o concurso do DETRAN PE em que fui aprovada na 5º posição. Nesse período, também fiz o concurso da PMPE, mas fui eliminada no teste físico. Em 2010, fiz o concurso do Banco do Brasil em que fui aprovada na 4º posição tomando posse em 2011. Depois desses concursos, fiz uma pausa para me dedicar a minha faculdade de engenharia, retornando ao mundo dos concursos em 2014. Durante o ano de 2014, estudei sozinha para concursos na área de engenharia, mas no fim do ano desisti dessa opção. A Engenharia Civil tem várias áreas de atuação como estradas, águas, etc e cada concurso que eu fazia era como começar do zero pois eram áreas diferentes, então resolvi me dedicar aos tribunais, pois assim eu poderia utilizar os conhecimentos adquiridos em vários certames, enchendo assim minha mochila do conhecimento. Dessa forma, minha preparação para tribunais se iniciou no início de 2015.

COMO CONHECEU A LS CONCURSOS E POR QUE DECIDIU USAR OS NOSSOS SERVIÇOS?

Eu conheci a LS através de um amigo que já utilizava os serviços e resolvi contratá-los pois queria ter certeza de que estava estudando da maneira certa, usando métodos que, comprovadamente, levam ao sucesso.

VOCÊ ESTUDOU DURANTE QUANTO TEMPO CONOSCO E QUAL A IMPORTÂNCIA DA LS NA EVOLUÇÃO DE SEUS ESTUDOS?

Eu estudei com a LS aproximadamente 01 ano e meio. A empresa foi importante para mim no sentido, principalmente, de planejamento. No decorrer da vida de concurseiro, nós direcionamos uma parte de nossa energia para a organização dos estudos e ter alguém que faça isso para gente, sem dúvida, otimiza consideravelmente nosso tempo de estudo.

O QUE ACHOU DOS PLANEJAMENTOS DA LS, INCLUINDO O PÓS-EDITAL DA LS CONCURSOS PARA ESSE CERTAME?

Eu achei o planejamento pré-edital bem amplo, lhe dando uma base para realizar os concursos dos tribunais. Muito bom ter essa visão geral sobre os assuntos, porque, querendo ou não, muitos assuntos são interligados e às vezes uma ótica mais pontual não é suficiente para uma boa preparação. Já o pós-edital é mais restrito, visando principalmente a leitura de lei seca, revisões e exercícios, é a hora de focar no que realmente é importante para o seu concurso, e nisso a LS cumpriu bem o seu papel, basta ver o meu resultado rsrssr

COMO ERA SUA ROTINA DE PREPARAÇÃO? QUANTAS HORAS VOCÊ ESTUDAVA DIARIAMENTE?

Como meu horário de trabalho é de 10:00h as 16:00h, eu procurava estudar uma hora antes do trabalho e quando chegava em casa, eu estudava mais duas horas e meia, três horas. Nos finais de semana eu dava uma esticadinha, estudando oito horas líquidas por dia, aproximadamente. Graças a Deus eu consegui férias do trabalho 30 dias antes da prova, nesse período eu estava estudando 10 horas líquidas por dia, foi super cansativo, mas o esforço foi recompensado.

SEM DÚVIDA, É UMA ROTINA QUE MERECE EXTREMA DEDICAÇÃO. PENSOU EM DESISTIR EM ALGUM MOMENTO? COMO FAZIA PARA RELAXAR?

Não pensei em desistir em nenhum momento. Durante meu período de preparação com a LS eu fiz algumas suspensões na consultoria, mas nunca pensando em parar e sim em colocar assuntos em dias quando as metas atrasaram por algum motivo. Não tive muitos momentos para relaxar nesse período, tive férias, que fiz uma viagem com algumas amigas, no mais assistia uma série ou outra, muito raramente, e escolhia alguns eventos de família para ir, já que eu não podia ir a todos, como eu gostaria. Eu precisava de foco total.

ACREDITA QUE VALEU A PENA TER ESTUDADO SOB A ORIENTAÇÃO DA LS CONCURSOS? POR QUE?

Valeu super a pena estudar com a orientação da LS. No meu concurso, em especial, teve uma prova discursiva que valia 50% da nota final do certame. Então, o planejamento realizado de forma a dar a devida importância a essa parte do concurso permitiu que eu não negligenciasse a redação e possibilitou a regularidade nas duas partes de minha nota, na discursiva e objetiva, alcançando assim a minha aprovação. Você saber que estuda de forma certa também te dá uma tranquilidade, o que aumenta seus rendimentos no estudo, já que você sabe que está no cominho certo.

E QUANDO CHEGOU NA VÉSPERA DA PROVA? ESTAVA CONFIANTE? ACHAVA QUE TINHA CHANCE DE SER APROVADA?

Eu sabia que tinha estudado muito, mas não sabia se seria suficiente. Durante toda a minha preparação nunca achei que estava 100% preparada e me questionei várias vezes se seria aprovada, mas eu utilizei essa minha dúvida a meu favor. Eu pensava, já que eu não me sinto preparada eu preciso estudar mais e mais, então esse pensamento me ajudou a me dedicar mais ao meu objetivo.

A QUE VOCÊ ATRIBUI SEU EXCELENTE DESEMPENHO?

Ao esforço, a perseverança e ao planejamento. Os dois primeiros itens eu sabia que era comigo e eu tinha isso dentro de mim, já o terceiro, eu contei com a LS, fechando assim o pacote da aprovação rsrsrsr.

E QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A ESTRATÉGIA PARA O DIA DAS PROVAS TRAÇADA PELA LS? CONTE-NOS UM POUCO COMO FOI CONSEGUIR CONCILIAR A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES COM UM TEMPO TÃO CURTO DE PROVA?

O tempo de prova realmente foi muito corrido, foram 4 horas de prova para resolver 50 questões e fazer uma redação de 30 linhas. Eu comecei a prova pela redação, fiz ela em uma hora e meia, acima do tempo de uma hora indicado na orientação da LS, estava nervosa e isso me prejudicou um pouco na discursiva. Eu não dominava 100% o tema, o que tomou um pouco mais do meu tempo para finalizá-la. Depois, fui para as questões objetivas e uma orientação em especial da estratégia de prova da LS me ajudou a ganhar alguns pontos preciosos. Foi a informação referente as disposições de acertos por cada letra do gabarito, isso me ajudou bastante, dar super certo, podem confiar.

No mais, foi tentar controlar a ansiedade e se manter a mais tranquila possível, pois o trabalho duro já tinha sido feito, agora era só a hora de colher os resultados. Eu botei em minha cabeça que, provavelmente, não faria a prova perfeita, mas coloquei em minha cabeça também que faria a melhor prova que eu pudesse, lutando até o último segundo pela resposta correta e assim o fiz, sai da prova faltando apenas cinco minutos do fim.

COMO FOI VER SEU NOME NA LISTA? QUAL FOI A PRIMEIRA COISA QUE FEZ?

A prova do TJPE teve o resultado divulgado em dois momentos diferentes. No primeiro momento saiu a nota da prova objetiva, fiquei na segunda posição no meu polo. Estava a família toda reunida, foi aquela emoção, mas faltava a segunda parte da nota, que valia nada menos que 50% da nota final do concurso, ou seja, nada estava decidido, tudo poderia mudar. Então, junto com a alegria da boa classificação na primeira fase eu tinha que ter comigo o sentimento de que ainda não estava tudo resolvido, aquela posição era provisória, poderia se confirmar ou não. Eu via os amigos na rua, nos grupos de estudos, todos me parabenizaram, mas eu precisava manter o pé no chão, ainda não era a hora de comemorar. Eu até evitava falar no assunto com medo da decepção por uma nota ruim na discursiva. Mas aí veio a nota da discursiva e graças a Deus deu tudo certo, aí sim, você pode comemorar, espalhar e compartilhar com todos a sua alegria, o melhor momento, com certeza. É o momento que faz tudo o sacrifício valer a pena, por incrível que pareça a gente se esquece do esforço necessário para que aquele momento se realizasse, parece até que foi fácil, o que definitivamente não foi.

PARA FINALIZAR, QUAIS CONSELHOS DARIA AO CONCURSEIRO QUE ESTÁ COMEÇANDO A ESTUDAR E AO CONCURSEIRO QUE JÁ TEM BAGAGEM, MAS NÃO CONSEGUE A TÃO DESEJADA APROVAÇÃO?

Eu tenho um pensamento muito fundamentado em mim, no que diz respeito a minha vida de concurseira, que por sinal ainda não acabou, que é o de que a caminhada vai ser difícil, mas se eu não desistir, eu vou conseguir!!! Eu acho que esse tipo de pensamento vale para a vida de concurseiro em todas as suas etapas e é a mais pura verdade. Eu li muitos depoimentos de aprovados , aliás eu gosto muito de fazer isso, e vi que a maioria daqueles que conseguem a sonhada nomeação, não são gênios ou superdotados, são pessoas esforçadas, focadas e persistentes. Outro pensamento que eu tenho comigo é que eu tenho minhas limitações e quando eu não dou conta delas sozinha eu procuro ajuda, como eu procurei a Ls. Eu sabia que iria conseguir, eu estava me esforçando, persistindo, mas não sabia quanto tempo isso iria demorar, então resolvi contratar a consultoria para encurtar esse caminho, me direcionando e me dando a certeza que eu estava na direção certa. Então é isso, na vida de concurseiro aquela velha frase está sempre na moda “ você tem que estudar até passar e não para passar”. Abraço a todos, obrigada a equipe Ls, em especial meu consultor Thiago Barcellos, e desejo, o mais breve possível a nomeação de vocês. Não desistam!!!!