Central de notícias

A ESCOLHA PELA OFTALMOLOGIA

05/12/2016

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

A dúvida sobre qual especialidade fazer depois que nos formamos na faculdade é bastante comum entre os estudantes de Medicina. As opções são grandes e muitas vezes os alunos se identificam com mais de uma especialidade. Pra ajudar um pouquinho vocês e esclarecer algumas dúvidas, vamos postar ao longo dos meses algumas noções gerais sobre as diversas especialidades. Vamos começar com a Oftalmologia, uma área bem bonita dentro da Medicina e bastante disputada nas provas de residência médica.

A Oftalmologia é uma área versátil dentro da Medicina, abrangendo a parte clínica, cirúrgica e possuindo uma grande gama de exames. Isso faz com que o oftalmologista tenha uma rotina bem variada, podendo atuar alguns dias no consultório, outros no centro cirúrgico e até mesmo ocupar alguns períodos da semana somente fazendo e laudando exames. Dessa forma, se você possui um pezinho na clínica mas também tem uma paixonite pela cirurgia, a oftalmologia é uma boa escolha! As cirurgias oftalmológicas são “rápidas”, durando não mais que duas horas, e os oftalmologistas operam sentados. Para aqueles que tem preguiça só de imaginar as várias horas que um cirurgião geral fica em pé para fazer uma cirurgia abdominal, na oftalmologia isso está longe de ser um problema!

A Residência Médica de Oftalmologia é dividida em 3 anos. No primeiro ano o residente aprende as noções gerais da especialidade, rodando nas principais subespecialidades dentro da área. O R1 também aprende a fazer pequenas cirurgias, como pterígeo e calázio. Como em todas as especialidades, o R1 de oftalmologia é bastante cobrado e possui uma carga horária puxada. Mas, o começo é difícil para todos!;) No segundo ano, já mais seguro, o residente começa enfim a operar as famosas cataratas! Esse é, sem dúvidas, um dos momentos mais aguardados, principalmente por aquelas que têm uma paixão por cirurgia. No último ano de residência o R3 costuma optar por rodar nas subespecialidades que mais se identifica, tentando se aprofundar mais em alguma área que queira seguir depois. Em muitas residências, o R3 costuma ocupar a maior parte do seu tempo no centro cirúrgico e aprendendo a fazer exames, diminuindo a carga de ambulatórios.

Mas, não pense que acabou por aí. Já diziam os sábios: médico nunca pára de estudar!rs Depois que a residência termina, grande parte dos médicos ainda opta por fazer um fellow, que consiste em uma especialização dentro de alguma das subáreas da oftalmologia (Ex: Oftalmopediatria, Transplante de Córnea, Retina, etc). O tempo do fellow varia de acordo com a subespecilidade e o local onde irá cursá-la.

Espero que tenham gostado e em breve trazemos mais informações e curiosidades sobre outras especialidades.

Siga nosso perfil no instagram:

Agende uma entrevista gratuita com um de nossos consultores!

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora