Central de Notícias

NOTÍCIAS

Agepen AL: Concurso será estudado após auxílio a estados e municípios

02/06/2020

Atenção, concurseiros! De acordo com informações, há chances do concurso Agepen Alagoas não ocorrer neste ano. Atualmente, o certame conta com três obstáculos:  pandemia do coronavírus, o orçamento para 2020 e a Lei Complementar 173/2020. 

Conforme o protocolo da seleção, a Secretaria de Fazenda do estado informou à Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social que não há, levando em consideração a Lei Orçamentária de 2020, verba suficiente para assumir todo o pessoal efetivo.

Além disso, o documento traz a previsão que consta na Lei Complementar 173, publicada no último dia 28 de maio. Segundo o texto da LC, que prevê o auxílio aos estados e municípios, está proibido até o dia 31 de dezembro:

  • Admitir ou contratar pessoal, a qualquer título, ressalvadas as reposições de cargos de chefia, de direção e de assessoramento que não acarretem aumento de despesa, as reposições decorrentes de vacâncias de cargos efetivos ou vitalícios, as contratações temporárias de que trata o inciso IX do caput do art. 37 da Constituição Federal, as contratações de temporários para prestação de serviço militar e as contratações de alunos de órgãos de formação de militares;
  • Realizar concurso público, exceto para as reposições de vacâncias previstas no inciso IV.

De acordo com a publicação, o presidente suspendeu a realização de concursos, exceto nos casos para a reposição de vacâncias, por exemplo, para cargos vagos derivados de aposentadorias ou falecimento.

Levando em consideração os motivos possíveis para realização de uma seleção, o certame Agepen AL ainda poderia ser realizado, uma vez que o concurso já foi recomendado pelo Ministério Público, considerando a contratação de agentes sem concursos nos últimos anos, e há vacâncias no órgão.

O concurso

A expectativa é que o concurso tenha o provimento de 250 vagas para a carreira.

Para concorrer a uma das vagas do concurso Agepen AL é necessário certificado de conclusão de ensino superior com formação em qualquer área de conhecimento, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. 

Além disso, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, estar quite com as obrigações eleitorais, e ter idade mínima de 18 anos na data da posse, para candidatos de ambos os sexos.

As obrigações militares para os do sexo masculino também precisam estar quitadas. A idade mínima para concorrer ao certame é de 18 anos, o candidato deve estar apto, física e mentalmente, para o exercício do cargo.

Último edital

Realizado em 2006, o último concurso da Agepen-AL teve o provimento de 1.200 vagas, sendo 900 para o sexo masculino e 300 para o sexo feminino. O processo da seleção contou com uma etapa constituída de Prova Objetiva com 100 questões de múltipla escolha.

Foram assuntos cobrados na prova:

  • Português (20 questões);
  • Matemática (10 questões);
  • Informática (5 questões);
  • História Geral e do Brasil (10 questões); 
  • História de Alagoas (10 questões);
  • Geografia Geral e do Brasil (10 questões);
  • Geografia de Alagoas (10 questões);
  • Cidadania e Legislação (25 questões).

Para mais informações sobre o concurso de 2006 da Agepen-AL, clique aqui.

Inicie já a sua preparação! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS. 

Compartilhe: