Central de notícias

AGU: Conselho Superior aprova alteração da Resolução que disciplina concursos

21/06/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Ótimas notícias, concurseiros! O Conselho Superior da Advocacia-Geral da União aprovou a alteração da Resolução CSAGU N 1° de 2020, que disciplina os concursos para os cargos de Advogado da União e Procurador da Fazenda Nacional.

O CSAGU alterou a forma de comprovação de prática jurídica (parágrafo único do artigo 27 da Resolução CSAGU Nº 1/2012). A AGU, que até então aceitava estágio realizado durante a graduação, deve passar a aceitar apenas atividades realizadas após a colação de grau no curso de bacharel em direito.

A deliberação foi aprovada pelo Conselho Superior, mas ainda depende de resolução do Advogado Geral da União para ser confirmada.

Segundo as informações, isso é uma forma que a AGU encontra de deixar tudo em ordem para que os próximos certames possam acontecer. Vale lembrar que, para lançar uma nova seleção, é necessário ainda o atesto orçamentário da Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF).

Ainda não há previsão de quando o atesto será divulgado. De acordo com algumas notícias, esse processo administrativo foi iniciado em 2017, porém há um compromisso, por parte da nova equipe da SOF, de concluir a análise do documento no mês de junho.

Último edital

Realizado em 2018, o último certame da AGU teve o provimento de 100 vagas, divididas entre os cargos:

  • Administrador, formação superior (35 vagas gerais, 10 para candidatos negros e 3 vagas para candidatos com deficiência);
  • Analista-Técnico Administrativo, formação superior (7 vagas gerais, 2 para candidatos negros e 1 para candidatos com deficiência);
  • Arquivista, formação superior (2 vagas gerais);
  • Bibliotecário, formação superior (1 vaga geral);
  • Contador, formação superior (24 vagas gerais, 6 para candidatos negros e 2 para candidatos com deficiência);
  • Técnico em Assuntos Educacionais, formação superior (2 vagas gerais);
  • Técnico em Comunicação Social, formação superior (3 vagas gerais, 1 para candidatos negros e 1 para candidatos com deficiência);

Processo Seletivo

O concurso público da AGU terá dois tipos de provas, objetivas e discursiva. Serão assuntos cobrados nas provas objetivas:

  • Objetiva I – Conhecimentos Básicos
    • Língua Portuguesa (10 questões);
    • Raciocínio Lógico (5 questões);
    • Noções de Informática (5 questões);
    • Conhecimentos Gerais (10 questões).
  • Objetiva II
    • Conhecimentos Específicos (30 questões).

Em relação à prova discursiva, o candidato terá que realizar uma dissertação com o tema relacionado à sua área de formação.

Para mais informações acesse nosso artigo sobre o concurso da AGU.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Faça sua preparação com a LS Concursos! Agende uma conversa gratuita com um de nossos professores orientadores.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora