Central de notícias

Concurso ALE TO: presidente do órgão fala sobre edital

10/05/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Boas notícias, concurseiros! O novo concurso da Assembleia Legislativa do Tocantins está nos planos do presidente da Casa, deputado Antônio Andrade. No entanto, segundo ele, o certame deve ficar para o final do ano ou início de 2022.

Na última quarta-feira, dia 5, o deputado informou que está sendo finalizado um Programa de Aposentadoria Incentivada, que deve permitir a realização do novo concurso da ALE TO.

Segundo as informações, cerca de 40 servidores devem aderir ao Programa, aumentando ainda mais a necessidade da realização de um novo certame.

“Estamos buscando, através do Programa de Aposentadoria Incentivada, atender as demandas dos nossos funcionários. A intenção é que até o final do ano este processo tenha terminado, para, logo após, respeitando a legislação eleitoral, fazermos um concurso”, explicou Andrade.

Ainda de acordo com o presidente da Casa, diversos fatores dificultam a abertura de um novo edital para a Assembleia, entre eles a própria pandemia, que impediu a realização de diversos projetos do órgão.

“Sempre fui a favor do concurso, mas com responsabilidade e respeito aos que vão participar. Quero fazer tudo com segurança e transparência”, finalizou o presidente.

Certame está previsto na LOA 2021

Um novo certame para a Assembleia Legislativa de Tocantins está com o orçamento previsto para 2021. Com isso, entende-se que o concurso da ALE TO está no radar para ser autorizado.

Em setembro de 2020, o Poder Judiciário do Tocantins determinou que a Assembleia Legislativa do estado torne público o edital do próximo concurso público em até seis meses. O prazo começará a ser contado a partir do fim do decreto que instituiu o estado de calamidade pública, em razão da pandemia de coronavírus.

Sendo assim, o edital deve ser divulgado até o mês de junho de 2021. A decisão da justiça foi tomada em julho deste ano, porém só foi divulgada ao público no dia 7 de setembro. 

O número de vagas da seleção ainda não foi oficialmente divulgado, uma vez que o quantitativo depende de estudos técnicos.

O último edital divulgado pela Assembleia Legislativa do Tocantins, em 2016, foi anulado em razão da escolha, sem licitação, da organizadora, que teve legalidade questionada. O edital foi publicado com 130 vagas para diversos cargos. Para conferir o documento completo do certame, basta clicar neste link.

Último concurso válido

Realizado em 2005, a última seleção da Casa Legislativa do TO teve o provimento de 66 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. 

Para as carreiras de níveis fundamental e médio, as disciplinas exigidas no concurso foram português, matemática (a depender do cargo), informática (a depender do cargo) e conhecimentos gerais (de acordo com o cargo).

Já no caso dos cargos de nível superior, as matérias cobradas foram português, conhecimentos gerais de cada cargo e conhecimentos específicos de cada cargo. Além disso, o cargo de consultor legislativo (área de cerimonial) ainda exigiu o conhecimento em inglês ou espanhol.

Para mais informações sobre o concurso de 2005, clique aqui.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora