Central de notícias

Concurso ANM: órgão solicita inclusão de pedido para 150 vagas

23/10/2020

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! A Agência Nacional de Mineração está tentando incluir o pedido para realização de um novo concurso no Ministério da Economia.Segundo as informações, em ofício assinado pelo setor de Gestão de Pessoas, a ANM esclarece ao secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, que a agência estruturou nova solicitação de certame.

Vale lembrar que o primeiro pedido da Agência era para o provimento de 40 vagas, na área de fiscalização de barragens. Porém, esta nova solicitação prevê 150 oportunidades e, segundo a ANM, é “mais amplo, visando suprir sua demanda na área finalística”.

No entanto, a Agência Nacional esclareceu ao secretário que o Módulo de Seleção não tem permitido o cadastro do segundo pedido de concurso, apontando que já existe solicitação para o mesmo ano e para o mesmo cargo.

“Este último pedido de concurso, que não temos conseguido cadastrar, solicita nomeação para o ano de 2022, estando, portanto, dentro dos prazos legais estabelecidos”, diz a ANM no ofício enviado.

Segundo o site Folha Dirigida, o primeiro pedido enviado à Economia visa preencher 40 vagas, na área de barragens de mineração. Neste caso, a nomeação dos aprovados seria escalonada em dois anos, sendo 20 vagas em 2021 e 20 em 2022.

Já a nova solicitação que a ANM deseja protocolar no Ministério da Economia visa preencher 150 vagas, na carreira de especialista em recursos minerais. Nesse caso, a nomeação ocorreria no ano de 2022.

“Considerando o grave déficit de pessoal da Agência, que vem sendo acompanhado pelos órgãos de controle (CGU, TCU) e pelo Ministério Público, é imprescindível que a Agência consiga formalizar seu pedido de concurso, mas a solução tecnológica utilizada para este fim tem nos impedido”, diz a ANM em ofício a Wagner Lenhart.

Ainda de acordo com o site Folha Dirigida, as 150 vagas são para as carreiras de:

  • Engenheiro de minas (nível superior na área de Engenharia de Minas): 70 vagas;
  • Geólogo (Nível superior em Geologia): 50 vagas;
  • Contador/Economista (Nível superior em Contabilidade ou Economia): 20 vagas;
  • Bacharel em Direito (Nível superior em Direito): cinco vagas;
  • Estatístico (Nível superior na área de Estatística): cinco vagas.

O déficit de servidores na Agência Nacional de Mineração já foi apontado pelo TCU.

Último concurso

Realizado em 2010, a última seleção da ANM teve o provimento de 256 vagas para os cargos de: analista administrativo, especialista em recursos minerais e técnico administrativo.

O edital foi composto por provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação objetiva contou com 20 questões de Conhecimentos Básicos e outras 20 de Conhecimentos Específicos.

Faça sua preparação com a nossa equipe! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora