Central de notícias

Concurso CGU: certame com 375 vagas é autorizado

27/07/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Ótimas notícias, concurseiros! O novo certame da Controladoria-Geral da União está autorizado. O aval para o provimento de 375 vagas para a CGU foi divulgado nesta terça-feira, dia 27 de julho, no Diário Oficial da União. 

O documento autorizando a seleção está assinado por Caio Mario Paes de Andrade, o atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

As 375 vagas autorizadas serão divididas entre as carreiras de:

  • 300 vagas de auditor federal de finanças e controle (nível superior); e
  • 75 vagas de técnico federal de finanças e controle (nível médio).

Vale lembrar que, assim como em todas as portarias autorizativas, a CGU tem um prazo legal de seis meses para publicar o novo edital. Porém, é possível que o concurso da Controladoria seja lançado antes. 

Controlador-geral fala sobre concurso

Em entrevista ao programa da TV Brasil, o controlador-geral da União, Wagner Rosário, voltou a afirmar que um novo certame da CGU será realizado em 2022.

Segundo Rosário, “a CGU tem um corpo técnico bastante qualificado, servidores bastante preparados. Temos perto de 1.900 servidores. É um número pequeno para a realidade brasileira, graças a Deus, ano que vem vamos ter um concurso para tentar recuperar um pouco da quantidade de servidores”.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o controlador-geral fala sobre a realização de um certame em 2022. No final do mês de maio, Rosário anunciou um novo concurso para a CGU.

Segundo ele, a seleção terá o provimento de 375 vagas, sendo 300 para auditores e 75 para técnicos.

“Eu tive reunião essa semana com o ministro Paulo Guedes (ministro da Economia), ano que vem nós vamos estar abrindo concurso para 300 auditores e 75 técnicos”, informou Rosário.

De acordo com as informações, a solicitação para realização do certame já foi enviada ao Ministério da Economia e segue em análise. 

Segundo Sindicato, órgão chegou ao limite

No final de 2020, em entrevista ao site Folha Dirigida, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical), Rudinei Marques, informou que a Controladoria-Geral da União opera em seu limite.

Nos últimos 12 anos, a CGU ganhou novas atribuições e cresceu, porém o número de servidores no órgão não acompanhou essa realidade. De acordo com as informações, em pouco mais de uma década, o efetivo foi reduzido a cerca de 1.600 servidores, o que representa apenas 35% do que prevê o Decreto 4.321/2002.

O Decreto estabelece que a Controladoria poderia ter em seus quadros 5 mil técnicos e auditores. Porém, o órgão nunca operou com sua força de trabalho completa. O maior efetivo que a CGU já teve foi de 3 mil servidores, em 2008.

De acordo com o presidente do Sindicato, a CGU chegou ao limite do tolerável na tentativa de fazer mais com menos. “Portanto a reposição de quadros é emergencial, sob pena de o país sangrar ainda mais em função da corrupção que todos os anos subtrai dos cofres públicos dezenas de bilhões de reais”, afirmou o diretor.

Marques fala ainda que a contratação de novos servidores para o órgão deve ser vista como um investimento e não como uma despesa. Ainda durante a entrevista ao site Folha Dirigida, o presidente informou que a carência de pessoal é quase generalizada, tanto em Brasília quanto nas superintendências regionais da CGU em cada capital.

Último edital

Realizado em 2012, o último certame da CGU teve o provimento de 250 vagas para para Analista de Finanças e Controle nas seguintes especialidades:

  • Administrativa – 18 vagas;
  • Correição – 12 vagas;
  • Comunicação Social – 4 vagas;
  • Auditoria e Fiscalização (Infraestrutura) – 22 vagas;
  • Auditoria e Fiscalização (Geral) – 118 vagas;
  • Tecnologia da Informação – Sistemas – 32 vagas;
  • Tecnologia da Informação – Infraestrutura – 14 vagas;
  • Prevenção e Ouvidoria – 30 vagas.

A remuneração para o cargo, na época, era de R$R$ 12.960,77.

O concurso contou com seis etapas:

  • Etapa 1
    • Prova Objetiva 1 – de Conhecimentos Básicos, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todas as Áreas, valendo, no máximo, 60 pontos ponderados;
  • Etapa 2
    • Prova Objetiva 2 – de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todas as Áreas, valendo, no máximo, 60 pontos ponderados;
  • Etapa 3
    • Prova Objetiva 3 – de Conhecimentos Especializados, para cada Área/Campo de Atuação, de caráter eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 180 pontos ponderados;
  • Etapa 4
    • Prova Discursiva – de caráter eliminatório e classificatório, valendo, no máximo 90 pontos;
  • Etapa 5
    • Sindicância de Vida Pregressa – de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela ESAF, segundo regras estabelecidas pela Controladoria-Geral da União, mediante o exame da documentação exigida do candidato indicada no edital;
  • Etapa 6
    • Curso de Formação – de caráter eliminatório, ao qual serão submetidos somente os candidatos habilitados e classificados nas Etapas 1 a 4 deste

Para mais informações, acesse o edital de 2012 do concurso da CGU.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora