Central de notícias

Concurso CGU: certame iniciou a escolha da banca; empresas enviam propostas

11/09/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Boas notícias, concurseiros! De acordo com as informações, as bancas organizadoras já começaram a enviar suas propostas para organização do certame da Controladoria-Geral da União.

Segundo o site JC Concursos, as seguintes empresas estão na disputa para organizar a seleção:

  • IBFC;
  • Cebraspe;
  • FCC;
  • FGV;
  • Cesgranrio;
  • Iades.

Até o momento, a CGU não confirmou oficialmente nenhum dos nomes citados. O órgão também não revelou o modo de concorrência e data de abertura das propostas. A expectativa é que projeto básico da seleção seja divulgado em breve.

Edital ainda em 2021

Por meio das redes sociais, o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, divulgou novas previsões sobre o certame da CGU. De acordo com ele, as provas da seleção serão realizadas em fevereiro de 2020.

A publicação do edital deverá ser realizada dois meses antes disso, ou seja, o documento poderá ser lançado em novembro.

Clique aqui para conferir a previsão do ministro.

Vale lembrar que o prazo entre a publicação do edital de abertura e a realização das provas da CGU foi reduzido para dois meses.

Provas em todas as capitais

No início de setembro, o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, informou que a intenção atual é aplicar as provas do concurso da CGU apenas nos locais que terão a oferta de vagas.

Por exemplo, segundo Rosário, o edital do órgão não terá vagas para o Nordeste, com isso, não teria a realização das avaliações na região.

Sabendo disso, um seguidor do Ministro solicitou, por meio das redes sociais, que avaliassem a realização das provas em todas as capitais. Na publicação, o concurseiro informou que a viagem para outros estados teria muito custo.

Em resposta, Rosário agradeceu a observação e informou que irá levar em consideração a aplicação das provas nas capitais. É importante entender que, até o momento, nada está oficialmente confirmado.

Informações sobre o concurso

Em respostas nas redes sociais, o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, voltou a divulgar detalhes sobre o novo certame da pasta. Segundo ele, o edital não trará vagas para a região Nordeste.

Ele antecipou que as vagas para técnico serão apenas na Região Norte e Brasília, e o maior número de vagas será para o DF. 

Sobre a lotação dos aprovados, o ministro informou que a escolha ocorrerá antes da prova, possivelmente no ato da inscrição.

Provas

Como já havíamos noticiado, Rosário informou que as provas para auditor da CGU deverão ter ênfase nas matérias de:

  • Auditoria;
  • Fiscalização;
  • Tecnologia da Informação;
  • Finanças;
  • Contabilidade Pública; e/ou
  • Direito.

Agora, a novidade é que o ministro confirmou a realização da avaliação discursiva. “Se tem uma coisa que um auditor necessita é saber escrever”, respondeu o titular da pasta a um de seus seguidores.

Ainda segundo Wagner Rosário, o concurso CGU não contará com avaliação de títulos ou curso de formação. “Não teremos curso de formação. Vcs serão formados já no cargo, após a posse!!!”, postou.

De acordo com o ministro, as provas serão aplicadas nos locais que terão o provimento de vagas.

Prazo entre edital e prova foi reduzido

De acordo com publicação no Diário Oficial da União, está aprovado o prazo mínimo de dois meses entre a divulgação do edital da Controladoria-Geral da União e a aplicação das provas do certame. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 27 de agosto.

Vale lembrar que a seleção da CGU tem 375 vagas autorizadas para as carreiras de Auditor e Técnico. A previsão é que o edital do órgão seja divulgado ainda neste semestre.

Confira a portaria que reduziu o prazo:

“PORTARIA SEDGG/ME Nº 10.352, DE 24 DE AGOSTO DE 2021

O SECRETÁRIO ESPECIAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO, GESTÃO E GOVERNO DIGITAL, tendo em vista o disposto no § 2º do art. 41 do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019, e a delegação de competência de que trata o inciso IV do art. 27 da Portaria ME nº 406, de 8 de dezembro de 2020, resolve:

Art. 1º Autorizar a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital do concurso público e a realização da primeira prova no certame, autorizado pela Portaria SEDGG/ME nº 8.949, de 26 de julho de 2021, para provimento de 375 (trezentos e setenta e cinco) cargos do quadro de pessoal da Controladoria-Geral da União.

Art. 2º A responsabilidade pela edição dos atos necessários à efetiva realização do concurso e ao provimento dos cargos será da Controladoria-Geral da União, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários, de acordo com as disposições do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CAIO MÁRIO PAES DE ANDRADE”.

Ministro da CGU confirmou edital ainda em 2021

Por meio das redes sociais, o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, informou que o edital da CGU deve ser realizado ainda neste ano. O ministro respondeu “sim” a um internauta que perguntou se o edital do órgão sairia ainda em 2021. 

A autorização para realização do concurso da CGU foi divulgada no final de julho. O documento autorizando a seleção foi assinado por Caio Mario Paes de Andrade, o atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

As 375 vagas autorizadas serão divididas entre as carreiras de:

  • 300 vagas de auditor federal de finanças e controle (nível superior); e
  • 75 vagas de técnico federal de finanças e controle (nível médio).

Vale lembrar que, assim como em todas as portarias autorizativas, a CGU tem um prazo legal de seis meses para publicar o novo edital. Porém, é possível que o concurso da Controladoria seja lançado antes. 

Último edital

Realizado em 2012, o último certame da CGU teve o provimento de 250 vagas para para Analista de Finanças e Controle nas seguintes especialidades:

  • Administrativa – 18 vagas;
  • Correição – 12 vagas;
  • Comunicação Social – 4 vagas;
  • Auditoria e Fiscalização (Infraestrutura) – 22 vagas;
  • Auditoria e Fiscalização (Geral) – 118 vagas;
  • Tecnologia da Informação – Sistemas – 32 vagas;
  • Tecnologia da Informação – Infraestrutura – 14 vagas;
  • Prevenção e Ouvidoria – 30 vagas.

A remuneração para o cargo, na época, era de R$R$ 12.960,77.

O concurso contou com seis etapas:

  • Etapa 1
    • Prova Objetiva 1 – de Conhecimentos Básicos, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todas as Áreas, valendo, no máximo, 60 pontos ponderados;
  • Etapa 2
    • Prova Objetiva 2 – de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todas as Áreas, valendo, no máximo, 60 pontos ponderados;
  • Etapa 3
    • Prova Objetiva 3 – de Conhecimentos Especializados, para cada Área/Campo de Atuação, de caráter eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 180 pontos ponderados;
  • Etapa 4
    • Prova Discursiva – de caráter eliminatório e classificatório, valendo, no máximo 90 pontos;
  • Etapa 5
    • Sindicância de Vida Pregressa – de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela ESAF, segundo regras estabelecidas pela Controladoria-Geral da União, mediante o exame da documentação exigida do candidato indicada no edital;
  • Etapa 6
    • Curso de Formação – de caráter eliminatório, ao qual serão submetidos somente os candidatos habilitados e classificados nas Etapas 1 a 4 deste

Para mais informações, acesse o edital de 2012 do concurso da CGU.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora