Central de Notícias

NOTÍCIAS

Concurso CGU: prazo entre edital e prova foi reduzido

27/08/2021

Atenção, concurseiros! De acordo com publicação no Diário Oficial da União, está aprovado o prazo mínimo de dois meses entre a divulgação do edital da Controladoria-Geral da União e a aplicação das provas do certame. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 27 de agosto.

Vale lembrar que a seleção da CGU tem 375 vagas autorizadas para as carreiras de Auditor e Técnico. A previsão é que o edital do órgão seja divulgado ainda neste semestre.

Confira a portaria que reduziu o prazo:

“PORTARIA SEDGG/ME Nº 10.352, DE 24 DE AGOSTO DE 2021

O SECRETÁRIO ESPECIAL DE DESBUROCRATIZAÇÃO, GESTÃO E GOVERNO DIGITAL, tendo em vista o disposto no § 2º do art. 41 do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019, e a delegação de competência de que trata o inciso IV do art. 27 da Portaria ME nº 406, de 8 de dezembro de 2020, resolve:

Art. 1º Autorizar a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital do concurso público e a realização da primeira prova no certame, autorizado pela Portaria SEDGG/ME nº 8.949, de 26 de julho de 2021, para provimento de 375 (trezentos e setenta e cinco) cargos do quadro de pessoal da Controladoria-Geral da União.

Art. 2º A responsabilidade pela edição dos atos necessários à efetiva realização do concurso e ao provimento dos cargos será da Controladoria-Geral da União, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários, de acordo com as disposições do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

CAIO MÁRIO PAES DE ANDRADE”.

Órgão confirmou início dos preparativos

Após receber o aval do Ministério da Economia, a Controladoria-Geral da União confirmou que já deu início aos preparativos do novo concurso com vagas para Auditores e Técnicos.

Mesmo sem uma data definida para publicação do edital, o órgão informou que os esforços são para que o documento com todas as informações da seleção seja divulgado ainda em 2021.

Ainda de acordo com a CGU, as nomeações dos aprovados devem ser realizadas a partir do mês de maio de 2022. 

Ministro da CGU confirmou edital ainda em 2021

Por meio das redes sociais, o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, informou que o edital da CGU deve ser realizado ainda neste ano. O ministro respondeu “sim” a um internauta que perguntou se o edital do órgão sairia ainda em 2021. 

A autorização para realização do concurso da CGU foi divulgada no final de julho. O documento autorizando a seleção foi assinado por Caio Mario Paes de Andrade, o atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

As 375 vagas autorizadas serão divididas entre as carreiras de:

  • 300 vagas de auditor federal de finanças e controle (nível superior); e
  • 75 vagas de técnico federal de finanças e controle (nível médio).

Vale lembrar que, assim como em todas as portarias autorizativas, a CGU tem um prazo legal de seis meses para publicar o novo edital. Porém, é possível que o concurso da Controladoria seja lançado antes. 

Segundo Sindicato, órgão chegou ao limite

No final de 2020, em entrevista ao site Folha Dirigida, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical), Rudinei Marques, informou que a Controladoria-Geral da União opera em seu limite.

Nos últimos 12 anos, a CGU ganhou novas atribuições e cresceu, porém o número de servidores no órgão não acompanhou essa realidade. De acordo com as informações, em pouco mais de uma década, o efetivo foi reduzido a cerca de 1.600 servidores, o que representa apenas 35% do que prevê o Decreto 4.321/2002.

O Decreto estabelece que a Controladoria poderia ter em seus quadros 5 mil técnicos e auditores. Porém, o órgão nunca operou com sua força de trabalho completa. O maior efetivo que a CGU já teve foi de 3 mil servidores, em 2008.

De acordo com o presidente do Sindicato, a CGU chegou ao limite do tolerável na tentativa de fazer mais com menos. “Portanto a reposição de quadros é emergencial, sob pena de o país sangrar ainda mais em função da corrupção que todos os anos subtrai dos cofres públicos dezenas de bilhões de reais”, afirmou o diretor.

Marques fala ainda que a contratação de novos servidores para o órgão deve ser vista como um investimento e não como uma despesa. Ainda durante a entrevista ao site Folha Dirigida, o presidente informou que a carência de pessoal é quase generalizada, tanto em Brasília quanto nas superintendências regionais da CGU em cada capital.

Último edital

Realizado em 2012, o último certame da CGU teve o provimento de 250 vagas para para Analista de Finanças e Controle nas seguintes especialidades:

  • Administrativa – 18 vagas;
  • Correição – 12 vagas;
  • Comunicação Social – 4 vagas;
  • Auditoria e Fiscalização (Infraestrutura) – 22 vagas;
  • Auditoria e Fiscalização (Geral) – 118 vagas;
  • Tecnologia da Informação – Sistemas – 32 vagas;
  • Tecnologia da Informação – Infraestrutura – 14 vagas;
  • Prevenção e Ouvidoria – 30 vagas.

A remuneração para o cargo, na época, era de R$R$ 12.960,77.

O concurso contou com seis etapas:

  • Etapa 1
    • Prova Objetiva 1 – de Conhecimentos Básicos, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todas as Áreas, valendo, no máximo, 60 pontos ponderados;
  • Etapa 2
    • Prova Objetiva 2 – de Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, comum a todas as Áreas, valendo, no máximo, 60 pontos ponderados;
  • Etapa 3
    • Prova Objetiva 3 – de Conhecimentos Especializados, para cada Área/Campo de Atuação, de caráter eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 180 pontos ponderados;
  • Etapa 4
    • Prova Discursiva – de caráter eliminatório e classificatório, valendo, no máximo 90 pontos;
  • Etapa 5
    • Sindicância de Vida Pregressa – de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela ESAF, segundo regras estabelecidas pela Controladoria-Geral da União, mediante o exame da documentação exigida do candidato indicada no edital;
  • Etapa 6
    • Curso de Formação – de caráter eliminatório, ao qual serão submetidos somente os candidatos habilitados e classificados nas Etapas 1 a 4 deste

Para mais informações, acesse o edital de 2012 do concurso da CGU.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

Compartilhe: