Central de notícias

Concurso INSS: presidente do órgão confirma orçamento para certame

15/09/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Ótimas notícias, concurseiros! Em reunião realizada na primeira quinzena de setembro, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo Rolim, confirmou à Federação Nacional dos Sindicatos que o orçamento para realização da nova seleção do INSS está no PLOA 2022.

“Na audiência com o presidente do INSS, nos dias 8 e 13 de setembro, o mesmo reafirmou que existe a verba no orçamento para realizar concurso para 7.500 vagas. Vamos agora pressionar o governo para a realização do concurso”, disse o secretário de Administração e Finanças da Fenasps, Moacir Lopes.

Previsão do concurso

Em reunião com o chefe do setor de Gestão de Pessoas e com representantes de categorias sindicais, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo Rolim, ressaltou o interesse e a intenção do órgão de realizar o novo concurso antes das eleições de 2022, marcadas para o mês de outubro.

Durante a reunião virtual, foram tratados assuntos como a criação do GT Gestor de Carreira, o Programa de Gestão de Atendimento Presencial (PGAP) e o concurso público.

Pedido de certame

De acordo com as informações, o Instituto Nacional do Seguro Social solicitou a realização de um novo concurso com 7.575 vagas, e não 10 mil oportunidades como boatos que surgiram anteriormente.

A solicitação, que já foi enviada ao Ministério da Economia, pede que o edital do órgão seja divulgado em 2022, segundo cálculos do INSS, após o término do contrato dos servidores temporários.

De acordo com as informações, do total de vagas, 1.571 são para Técnicos e 6.004 são para Analistas. Segundo o último edital, os cargos exigiam, respectivamente, os níveis médio e superior de escolaridade.

Na época do último edital, 2015, a remuneração para o cargo Técnico era de R$ 4.886,87. Para Analista, o salário era de R$ 7.496,09.

Disciplinas divulgadas

O pedido para realização de um novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social revelou as disciplinas que serão cobradas nas provas para Analista e Técnico. Vale lembrar que a solicitação segue em análise no Ministério da Economia.

Segundo o documento, serão cobrados nas provas os seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Informática;
  • Noções do Regime Jurídico Único;
  • Código de Ética do Servidor Público;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo; e
  • Sistema de Seguridade Social.

Para a carreira de Analista, os exames ainda devem contar com perguntas de conhecimentos específicos, de acordo com a especialidade oferecida no edital. O pedido enviado à Economia prevê vagas para as seguintes áreas:

  • Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).
Cargo técnico será para nível médio

Segundo o diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social, Rogério Souza, não haverá mudanças na escolaridade do cargo técnico no próximo concurso do INSS.

“Não haverá alteração de escolaridade. Essa foi apenas uma sugestão. Um próximo concurso deve exigir o nível médio para o técnico”, disse.

Os questionamentos sobre a alteração surgiram após, no pedido enviado à Economia, o INSS sugerir a alteração da escolaridade da carreira de Técnico, passando do nível médio para o superior.

Sendo assim, entende-se que as carreiras terão as mesmas exigências do último concurso do órgão: carreira de analista, que exige nível superior, e cargo técnico, que segue exigindo nível médio. 

Última solicitação de edital

O último pedido para realização de um certame para o Instituto foi realizado em 2018 e também solicitava 10 mil vagas. Desse total, mais de 2 mil eram referentes à chamada de aprovados em cadastro de reserva do concurso anterior, que ainda estava vigente na época, e 7.888 vagas em um novo edital. 

A solicitação incluía 3.984 vagas de técnico (nível médio), 1.692 vagas de analista (nível superior) e ainda 2.212 vagas de médico perito (nível superior), que não faz mais parte do quadro de pessoal do INSS desde 2019.

A última solicitação não foi aceita pela Economia.

Atividades dos cargos

Com base no último edital, confira as responsabilidades das carreiras:

  • Analista:  prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS nas Agências da Previdência Social – APS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas; elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional; supervisionar e homologar os programas profissionais realizados por terceiros ou instituições conveniadas; realizar avaliação social para fins de concessão de direitos previdenciários e benefícios assistenciais;
  • Técnico: realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica; coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres; e exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.

Clique aqui para conferir o edital na íntegra.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

 Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

 Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

 A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora