Central de notícias

Concurso INSS: presidente do órgão está otimista com autorização

07/06/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Boas notícias, concurseiros! Em entrevista à CBN, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo Rolim, falou sobre o novo concurso do INSS. O presidente do Instituto não confirmou o número de vagas da seleção.

Segundo ele, “vamos precisar sim fazer o concurso para substituir temporários e servidores que estão se aposentando. Estamos bem otimistas que teremos a autorização.”

“É um número que, a cada ano, vai tendo uma nova demanda por conta das aposentadorias. O INSS tem um percentual razoável de servidores que já estão em abono de permanência, ou seja, que já estão em condições de se aposentar”, explicou Rolim durante a entrevista para a CBN.

Vale lembrar que a Assessoria de Imprensa do órgão confirmou que foram solicitadas 10 mil vagas. Porém, o quantitativo poderá ser revisado pela presidência para ter mais possibilidades de aval pela Economia.

De acordo com as informações, o atual déficit de pessoal do instituto é de 22 mil servidores. Faltam 20.309 técnicos e 2.372 analistas. As remunerações iniciais são de R$5.186,79 e R$7.659,87, respectivamente. 

Última solicitação de edital

O último pedido para realização de um certame para o Instituto foi realizado em 2018 e também solicitava 10 mil vagas. Desse total, mais de 2 mil eram referentes à chamada de aprovados em cadastro de reserva do concurso anterior, que ainda estava vigente na época, e 7.888 vagas em um novo edital. 

A solicitação incluía 3.984 vagas de técnico (nível médio), 1.692 vagas de analista (nível superior) e ainda 2.212 vagas de médico perito (nível superior), que não faz mais parte do quadro de pessoal do INSS desde 2019.

A última solicitação não foi aceita pela Economia.

Último edital

Realizado em 2015, o último concurso do INSS teve o provimento de 950 vagas para técnicos e analistas. 

Os candidatos a técnico foram avaliados por prova objetiva com 120 questões sobre Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos. 

Já para analistas foram exigidas as disciplinas de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

 Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

 Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

 A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora