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Agendar conversa gratuitaBoas notícias concurseiros! A Comissão Organizadora do próximo concurso da Polícia Civil do Acre já está formada. A informação da instituição foi confirmada na última quinta-feira, dia 18 de julho, em uma publicação no Diário Oficial do Estado. De acordo com o documento, os servidores que compõem o grupo serão responsáveis por seguir com o processo de organização e elaboração dos preparativos do certame.
A expectativa é que o concurso da PC AC tenha o provimento de vagas para os cargos de Agente da Polícia Civil, Auxiliar de Necropsia, Delegado e Escrivão, mesmos cargos ofertados no último edital da corporação.
Com a formação da Comissão, os próximos passos são a contratação da Banca Organizadora e, por fim, publicação do Edital, que deve ocorrer em breve.
Atribuições dos cargos
Agente da PC AC
- Cumprir mandados judiciais;
- Efetuar prisões, conduzir presos e remanejá-los, tanto dentro quanto fora da unidade policial;
- Cumprir a entrega de intimações;
- Promover levantamento de criminosos, contraventores e suspeitos;
- Dirigir veículos automotores em diligências e missões pertinentes aos trabalhos policiais.
Auxiliar de Necropsia
- Remover e transportar cadáveres do local em que se encontrem até o Instituto Médico – Legal;
- Auxiliar o médico nas autópsias e nas exumações;
- Auxiliar nas operações e dissecações, recomposições, suturas e pesagem de cadáver, sob orientação direta do médico-legista;
- Cuidar da limpeza e desinfecção dos locais e instrumentos de trabalho.
Delegado
- Dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades administrativas e operacionais do órgão ou unidade policial sob sua direção;
- Cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da Polícia Civil;
- Exercer poderes discricionários afetos à Polícia Civil que objetivem proteger os direitos inerentes ao ser humano e resguardar a segurança pública;
- Praticar todos os atos de polícia na esfera de sua competência, visando à diminuição da criminalidade e da violência.
Escrivão
- Formalizar os atos e determinações do Delegado de Polícia atinentes a inquéritos policiais e a outros procedimentos pertinentes;
- Fiscalizar os trabalhos cartorários da Corregedoria, Delegacias Especializadas, Delegacias Municipais e Distritos Policiais;
- Lavrar e subscrever os autos e termos adotados na mecânica processual, bem como autuar e remeter inquéritos e processos, obedecendo aos prazos legais;
- Fiscalizar a continuidade dos processos ou inquéritos distribuídos, providenciando a sua normalidade sequencial.
Os cargos exigem formação superior em qualquer área de conhecimento, em exceção o cargo de Delegado que exige ensino superior em direito e três anos de atividade jurídica.