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Concurso PC AC: Comissão é formada

22/07/2019

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Boas notícias concurseiros! A Comissão Organizadora do próximo concurso da Polícia Civil do Acre já está formada. A informação da instituição foi confirmada na última quinta-feira, dia 18 de julho, em uma publicação no Diário Oficial do Estado. De acordo com o documento, os servidores que compõem o grupo serão responsáveis por seguir com o processo de organização e elaboração dos preparativos do certame. 

A expectativa é que o concurso da PC AC tenha o provimento de vagas para os cargos de Agente da Polícia Civil, Auxiliar de Necropsia, Delegado e Escrivão, mesmos cargos ofertados no último edital da corporação.

Com a formação da Comissão, os próximos passos são a contratação da Banca Organizadora e, por fim, publicação do Edital, que deve ocorrer em breve.

Atribuições dos cargos
Agente da PC AC
  • Cumprir mandados judiciais; 
  • Efetuar prisões, conduzir presos e remanejá-los, tanto dentro quanto fora da unidade policial; 
  • Cumprir a entrega de intimações; 
  • Promover levantamento de criminosos, contraventores e suspeitos; 
  • Dirigir veículos automotores em diligências e missões pertinentes aos trabalhos policiais.
Auxiliar de Necropsia
  • Remover e transportar cadáveres do local em que se encontrem até o Instituto Médico – Legal; 
  • Auxiliar o médico nas autópsias e nas exumações;
  • Auxiliar nas operações e dissecações, recomposições, suturas e pesagem de cadáver, sob orientação direta do médico-legista;
  • Cuidar da limpeza e desinfecção dos locais e instrumentos de trabalho.
Delegado
  • Dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades administrativas e operacionais do órgão ou unidade policial sob sua direção;
  • Cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais da Polícia Civil;
  • Exercer poderes discricionários afetos à Polícia Civil que objetivem proteger os direitos inerentes ao ser humano e resguardar a segurança pública;
  • Praticar todos os atos de polícia na esfera de sua competência, visando à diminuição da criminalidade e da violência.
Escrivão
  • Formalizar os atos e determinações do Delegado de Polícia atinentes a inquéritos policiais e a outros procedimentos pertinentes;
  • Fiscalizar os trabalhos cartorários da Corregedoria, Delegacias Especializadas, Delegacias Municipais e Distritos Policiais; 
  • Lavrar e subscrever os autos e termos adotados na mecânica processual, bem como autuar e remeter inquéritos e processos, obedecendo aos prazos legais;
  • Fiscalizar a continuidade dos processos ou inquéritos distribuídos, providenciando a sua normalidade sequencial.

Os cargos exigem formação superior em qualquer área de conhecimento, em exceção o cargo de Delegado que exige ensino superior em direito e três anos de atividade jurídica.

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