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Concurso PC AL (delegado): edital deve ser divulgado no último bimestre do ano

08/10/2021

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Atenção, concurseiros! Previsto anteriormente para o mês de outubro, o edital da Polícia Civil de Alagoas com vagas para delegado deverá ser lançado no último bimestre do ano. A informação foi divulgada pelo secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do estado, Fabrício Marques.

Segundo ele, apesar do atraso, a seleção da PC AL segue prevista para sair ainda em 2021. O motivo para a alteração na data de publicação não foi informado.

PGE já deu o parecer favorável

No início de julho, a Procuradoria Geral de Alagoas aprovou a realização do novo concurso da Polícia Civil do Estado com vagas para Delegado. 

Segundo a PGE AL, para que a seleção ocorra, no entanto, ainda é necessário comprovar que o quantitativo de vagas a ser oferecido está de acordo com o número de cargos vagos para a carreira. 

Agora, o processo foi encaminhado para o Gabinete Civil do Governador, que deverá analisar o fator de “conveniência política da proposição do concurso público”. Somente com esse atesto, a seleção poderá ser aberta.

Concurso PC AL – Delegado

Segundo as informações, o certame para o cargo de Delegado terá o provimento de 40 oportunidades, quantitativo maior que o divulgado pelo governador do estado. 

A previsão é que a seleção seja dividida em:

  • Prova Objetiva (eliminatório e classificatório) 
    • Direito Penal; 
    • Direito Processual Penal; 
    • Direito Constitucional; 
    • Direito Administrativo; 
    • Direito Civil; 
    • Legislação Complementar;
    • Medicina Legal; Língua Portuguesa; 
    • Informática. 
  • Prova discursiva (eliminatório e classificatório) 
    • Direito Penal; 
    • Direito Processual Penal;
    • Direito Constitucional. 
  • Teste de Capacidade Física (TAF) – eliminatório e classificatório 
    • teste de barra; teste de flexão abdominal; 
    • teste de flexão braços;
    • teste de corrida de 12 minutos.
  • Exames laboratoriais e médicos (eliminatório);
  • Avaliação psicológica (eliminatório);
  • Avaliação de títulos (classificatório)
  • Investigação social;
  • Curso de formação policial.
Requisitos e atribuições dos cargos (segundo o último edital)

O cargo exige formação superior em Direito. São atribuições do cargo executar atividades de direção, de supervisão, de coordenação, de planejamento, de orientação, de execução e de controle da administração da polícia judiciária. Bem como das investigações e operações policiais, além de instaurar e presidir procedimentos policiais.

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