Central de notícias

Concurso PC PA (delegado): nova retificação é divulgada

09/02/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! Uma nova retificação do edital com vagas para Delegado da Polícia Civil do Pará foi divulgada. O documento altera o conteúdo programático da prova objetiva e também modifica detalhes da avaliação discursiva da carreira.

Segundo a retificação, o Decreto Estadual no 2.069/2006 foi excluído das matérias da prova de Delegado da PC PA. A segunda alteração é no item 12 do edital, que trata da prova discursiva. 

Antes, o candidato teria nota zero nessa etapa, caso não redigisse o número mínimo de linhas previsto no subitem 12.6 (mínimo de 15 e máximo de 30 linhas). Agora, com a alteração, essa regra não tem mais validade no edital do concurso PC PA. 

Sendo assim, somente terá nota zero na discursiva o candidato que:

  • a) não atender ao Tema proposto e ao conteúdo avaliado;
  • b) manuscrever em letra ilegível ou grafar por outro meio que não o determinado neste Edital;
  • c) apresentar acentuada desestruturação na organização textual ou atentar contra o pudor;
  • d) redigir seu texto a lápis, ou à tinta em cor diferente de azul ou preta;
  • e) não apresentar a questões redigida na Folha da Versão Definitiva ou entregá-la em branco;
  • f) apresentar identificação, em local indevido, de qualquer natureza (nome parcial, nome completo, outro nome qualquer, número(s), letra(s), sinais, desenhos ou códigos).

A peça processual também foi citada na nova retificação:

  • A Peça Processual, cujo objeto será a matéria constante no Anexo II, dos Conteúdos Programáticos, em Conhecimentos Específicos do cargo de Delegado consistirá na elaboração de 01 (uma) peça processual.
  • A Peça Processual, cujo objeto será a matéria constante no Anexo II, dos Conteúdos Programáticos, em Conhecimentos Específicos do cargo de Delegado consistirá na elaboração de 01 (uma) peça processual. O material de uso/apoio permitido na prova prática processual será fornecido pelo Instituto AOCP, por meio de excertos de legislação, os quais estarão disponíveis no final do caderno de prova.
Outros editais também sofreram alterações

Além das mudanças no documento com vagas para Delegado, os editais com oportunidades para investigador, escrivão e papiloscopista também passaram por retificações. Confira:

  • Uso de entorpecentes – perícia médica (todos os cargos)
    • Em caso de resultado positivo para uma ou mais das seguintes substâncias entorpecentes elencadas na Lista F – Lista de Substâncias de Uso Proscrito no Brasil da Portaria Anvisa no 344, de 12 de maio de 1998, o candidato será considerado INAPTO. O resultado do exame para detecção do uso de drogas ilícitas ficará restrito à Banca Examinadora do Instituto AOCP, que obedecerá ao que prescreve a norma referente à salvaguarda de documentos classificados, sob pena de responsabilidades, conforme legislação vigente.
  • Pessoas com Deficiência (cargos de investigador, escrivão e papiloscopista)
    • O candidato inscrito como pessoa com deficiência passará por Perícia médica, com a finalidade de verificar se a deficiência se enquadra na previsão do art. 4o do Decreto no 3.298/99, alterado pelo Decreto no 5.926/04.
O concurso

O certame terá o provimento de 1.088 vagas para as carreiras de:

  • Investigador (506 vagas);
  • Escrivão (252 vagas);
  • Papiloscopista (65 vagas);
  • Delegado (265 vagas).

Para a carreira de Investigador é necessário possuir formação em nível médio e carteira de habilitação nacional, categoria “B”. Já os cargos de Escrivão e Papiloscopista exigem formação superior em qualquer área de conhecimento e a carreira de Delegado exige graduação em Direito.

Processo Seletivo

O concurso da PC PA será dividido em:

  • Provas objetivas e discursiva (ou peça processual)
  • TAF (Teste de Aptidão Física)
  • Exame médico
  • Avaliação psicológica
  • Investigação social e criminal

Para os cargos de Investigador, Escrivão e Papiloscopista, as provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 28/03/2021. Já para o cargo de Delegado, as avaliações estão previstas para 21/03/2021.

Para mais informações, leia nossa matéria.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

 Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

 Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

 A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um de nossos professores orientadores.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora