Central de notícias

Concurso PC RJ: governador prevê novidades nesta semana

22/03/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Boas notícias, concurseiros! Nesta semana, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, deverá divulgar novidades sobre o concurso da Polícia Civil do Estado. Segundo as informações, serão anunciadas as vagas dos sete novos editais da corporação.

Vale lembrar que será divulgado um edital para cada cargo autorizado na seleção da PC RJ. As carreiras que receberam autorização para realização de concurso são: auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado.

Previsão de publicação dos editais

Em resposta ao site Folha Dirigida, a diretora-geral da Acadepol, delegada Renata Teixeira, informou que os esforços são “para que o concurso seja aberto ainda no primeiro semestre deste ano, mas ainda não temos uma data ou mês exato para isso”.

Vale lembrar que o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, já tinha anunciado que o concurso PC RJ seria aberto no primeiro semestre de 2021. Segundo as informações, no momento, a corporação está no processo de escolha da banca.

No total, sete bancas estão na disputa:

  • Fundação Getulio Vargas (FGV);
  • Cebraspe;
  • Instituto AOCP;
  • Instituto Selecon;
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
  • Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP Concursos);
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan).
Seleção terá um edital por cargo

De acordo com a Acadepol, a Polícia Civil do Rio de Janeiro terá um edital para cada cargo previsto no próximo concurso. A previsão é que os documentos com as principais informações dos certames sejam divulgados ainda no primeiro semestre de 2021.

Vale lembrar que, inicialmente, a seleção da PC RJ traria 864 vagas imediatas, mas as oportunidades foram reestruturadas e, agora, o concurso público será para 73 vagas imediatas e um Cadastro de Reserva para 791 vagas.

Os cargos que serão ofertados e as respectivas vagas imediatas são:

  • delegado – nível superior (2 vagas);
  • perito criminal – nível superior (1 vagas);
  • perito legista –  nível superior (6 vagas);
  • inspetor – nível superior (50 vagas);
  • investigador – nível médio (11 vagas);
  • técnico de necropsia – nível médio  (1 vagas);
  • auxiliar de necropsia – nível fundamental (2 vagas).
Governo já validou a autorização para os editais

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, convalidou a autorização do novo concurso da Polícia Civil do Estado. Em publicação no Diário Oficial de dezembro de 2020, ele ratificou o aval para preenchimento de vagas em sete cargos da corporação.

Sendo assim, o certame terá vagas para auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado. As oportunidades são para todos os níveis de formação.

Segundo as informações, a solicitação para provimento das vagas ainda não tinha passado por análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Casa Civil e Governança. No entanto, ambos órgãos já autorizaram a realização dos editais.

O aval do governador não divulgou o número oficial de vagas do concurso da PC RJ. No entanto, em coletiva de imprensa realizada no início de novembro, Castro anunciou que serão disponibilizadas 73 vagas imediatas nos editais. A previsão é que até 2022, 864 aprovados sejam convocados.

Ainda nesta semana, processos administrativos foram encaminhados à Secretaria de Estado de Casa Civil para validação de aval com a possível distribuição de vagas para a seleção da PC RJ.

O texto de autoria do Procurador Gabriel Pacheco informa que, em razão do decreto que bloqueou os cargos de administração pública no RJ, torna-se insubsistente a autorização publicada para o provimento de 864 vagas para a corporação do Rio de Janeiro.

Para mais informações sobre o concurso da PC RJ, clique aqui.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso PC RJ! Agende uma conversa gratuita com um de nossos professores orientadores.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora