Central de Notícias

NOTÍCIAS

Concurso PC RJ: “PGE já vai liberar os editais”, informa secretário

20/04/2021

Ótimas notícias, concurseiros! Em resposta a um de seus seguidores nas redes sociais, o secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski, informou que a Procuradoria Geral do Estado dará o parecer para os certames da corporação em breve.

Turnowski publicou que a “PGE já vai liberar os editais. Foco no estudo”. Vale lembrar que a previsão é do lançamento dos certames da PC RJ ainda no primeiro semestre de 2021. As seleções vão abranger sete cargos, dos mais diversos níveis de escolaridade.

A informação também foi divulgada pelo ex-secretário da Polícia Civil, delegado Marcus Vinicius Braga, em suas redes sociais. O ex-titular da pasta informou que recebeu a notícia por meio de um integrante da cúpula da Procuradoria.

Resumo do concurso
  • Bancas: não definidas;
  • Cargos: delegado; perito criminal; perito legista; inspetor; investigador; técnico de necropsia; auxiliar de necropsia;
  • Vagas: 73 de início imediato;
  • Possível distribuição das oportunidades: delegado (2 vagas); perito criminal (1 vagas); perito legista (6 vagas); inspetor (50 vagas); investigador (11 vagas); técnico de necropsia (1 vagas); auxiliar de necropsia (2 vagas);
  • Escolaridades: fundamental, médio e superior;
  • Próxima etapa: definição das bancas.
Previsão de publicação dos editais

Em resposta ao site Folha Dirigida, a diretora-geral da Acadepol, delegada Renata Teixeira, informou que os esforços são “para que o concurso seja aberto ainda no primeiro semestre deste ano, mas ainda não temos uma data ou mês exato para isso”.

Vale lembrar que o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, já tinha anunciado que o concurso PC RJ seria aberto no primeiro semestre de 2021. Segundo as informações, no momento, a corporação está no processo de escolha da banca.

No total, sete bancas estão na disputa:

  • Fundação Getulio Vargas (FGV);
  • Cebraspe;
  • Instituto AOCP;
  • Instituto Selecon;
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
  • Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP Concursos);
  • Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan).
Seleção terá um edital por cargo

De acordo com a Acadepol, a Polícia Civil do Rio de Janeiro terá um edital para cada cargo previsto no próximo concurso. A previsão é que os documentos com as principais informações dos certames sejam divulgados ainda no primeiro semestre de 2021.

Vale lembrar que, inicialmente, a seleção da PC RJ traria 864 vagas imediatas, mas as oportunidades foram reestruturadas e, agora, o concurso público será para 73 vagas imediatas e um Cadastro de Reserva para 791 vagas.

Os cargos que serão ofertados e as respectivas vagas imediatas são:

  • delegado – nível superior (2 vagas);
  • perito criminal – nível superior (1 vagas);
  • perito legista –  nível superior (6 vagas);
  • inspetor – nível superior (50 vagas);
  • investigador – nível médio (11 vagas);
  • técnico de necropsia – nível médio  (1 vagas);
  • auxiliar de necropsia – nível fundamental (2 vagas).
Governo já validou a autorização para os editais

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, convalidou a autorização do novo concurso da Polícia Civil do Estado. Em publicação no Diário Oficial de dezembro de 2020, ele ratificou o aval para preenchimento de vagas em sete cargos da corporação.

Sendo assim, o certame terá vagas para auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado. As oportunidades são para todos os níveis de formação.

Segundo as informações, a solicitação para provimento das vagas ainda não tinha passado por análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Casa Civil e Governança. No entanto, ambos órgãos já autorizaram a realização dos editais.

O aval do governador não divulgou o número oficial de vagas do concurso da PC RJ. No entanto, em coletiva de imprensa realizada no início de novembro, Castro anunciou que serão disponibilizadas 73 vagas imediatas nos editais. A previsão é que até 2022, 864 aprovados sejam convocados.

Ainda nesta semana, processos administrativos foram encaminhados à Secretaria de Estado de Casa Civil para validação de aval com a possível distribuição de vagas para a seleção da PC RJ.

O texto de autoria do Procurador Gabriel Pacheco informa que, em razão do decreto que bloqueou os cargos de administração pública no RJ, torna-se insubsistente a autorização publicada para o provimento de 864 vagas para a corporação do Rio de Janeiro.

Para mais informações sobre o concurso da PC RJ, clique aqui.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso PC RJ! Agende uma conversa gratuita com um de nossos professores orientadores.

Compartilhe: