Central de notícias

Concurso PC RN: Etapa de escolha da banca chega à fase final

12/08/2020

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Ótimas notícias, concurseiros! A escolha da banca organizadora do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte chegou à fase final. Nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, o processo chegou aos gabinetes das diretorias da Polícia Civil do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Administração (Searh RN).

Ao chegar nessa etapa, entende-se que há chances de o parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) já ter sido dado. Com isso, resta saber agora se a PGE autorizou a contratação da organizadora ou não.

Em junho, a Adepol já havia informado que duas bancas apresentaram as melhores propostas para organização do concurso PC RN, porém os nomes não foram divulgados. 

Vale lembrar que ainda nesta semana, a Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, confirmou que o compromisso de realização do novo concurso da Polícia Civil do estado está mantido. Com isso, a expectativa para divulgação do novo edital apenas aumenta.

Ainda segundo a governadora, “devido a pandemia do novo coronavírus o governo adotou outras prioridades, mas a realização do novo concurso está em andamento e o novo edital deve sair em breve“. Segundo algumas informações, a publicação do edital poderá ocorrer até meados de setembro. 

Menor efetivo do país

De acordo com a presidente da Associação de Delegados de Polícia (Adepol RN), Taís Aires, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte está trabalhando com apenas 26% do efetivo criado por lei. Por Lei, a presidente da Adepol RN afirma que são necessários mais de 5 mil profissionais.

Atualmente, a corporação do Rio Grande do Norte conta com apenas 1.300 policiais entre delegados, agentes e escrivães. Vale lembrar que a Adepol já divulgou o levantamento que aponta um alto déficit de pessoal na PC RN. 

Segundo os dados, o Rio Grande do Norte possui o 3° menor efetivo de delegados do país, fator que pode acabar refletindo nos números alarmantes da violência no estado. A corporação não realiza uma seleção há 12 anos e, com isso, o déficit só aumenta.

De acordo com a Adepol, de 2008 até 2020, 82 delegados já se aposentaram, sem contar com os 40 que estarão aptos à aposentadoria nos próximos anos. A delegada da PC RN, Tais Aires, afirmou que teme uma piora na situação da segurança pública do estado caso o governo não tome providências para a realização de um novo concurso público. 

O concurso

De acordo com as informações, o processo de contratação da banca organizadora do concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi recebido pela Secretaria Geral da Procuradoria Geral do Estado. Isso indica que o processo de escolha da empresa responsável pela organização da seleção PC RN já está nos últimos passos.

Vale lembrar que a previsão é que o edital da corporação seja divulgado até o mês de setembro e o curso de formação da corporação inicie em 2021.

Segundo a presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Tais Aires, informou que das bancas que apresentaram as propostas para organização do concurso da PC RN, duas estão entre as mais cotadas. No entanto, nenhum nome foi divulgado oficialmente.

O certame da PC RN terá o provimento de 301 vagas para as carreiras de Agente da Polícia, Delegado e Escrivão. A comissão organizadora da seleção já finalizou seus trabalhos e a próxima etapa da seleção é a contratação da banca.

 Atribuições e requisitos dos cargos
Delegado

Para concorrer a uma das vagas para a carreira é necessário possuir diploma de bacharel em Direito. São atividades desenvolvidas pelo cargo:

  • Instaurar e presidir inquéritos policiais e demais procedimentos; 
  • Exercer atribuições previstas na legislação processual penal de competência da autoridade policial; 
  • Dar cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Autoridade Judiciária; 
  • Adotar medidas necessárias ao controle da criminalidade.
Agente da PC RN

O cargo exige formação superior em qualquer área de conhecimento. São responsabilidades da carreira:

  • Levantar todas as informações que conduzam ao esclarecimento dos delitos denunciados; 
  • Efetuar prisões em flagrante, busca pessoal e apreensões; 
  • Cumprir mandados expedidos pela autoridade policial competente; 
  • Dirigir, conforme habilitação e de acordo com a devida designação, veículos automotores em missões policiais.
Escrivão

Assim como Agente da PC RN, o cargo de Escrivão exige formação superior em qualquer área de conhecimento. São atividades desenvolvidas pela carreira:

  • Reduzir a termo as declarações, os interrogatórios, os depoimentos, os autos de prisão em flagrante; 
  • Autuar, preparar e ordenar documentos e peças de inquéritos policiais e processos penais sob sua guarda; 
  • Preparar ordens de serviço, mandados de intimação, mandados de condução coercitiva e demais documentos.
Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS. 

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora