Concurso PCDF (Agente): Contrato com Cebraspe é assinado
06/05/2020

Ótimas notícias concurseiros! Foi assinado, nesta quarta-feira, o contrato entre a Polícia Civil do Distrito Federal e a banca organizadora responsável pela realização do concurso com vagas para a carreira de Agente. Com isso, nos próximos dias o extrato de contrato com o Cebraspe deve ser publicado no Diário Oficial do DF.
O diretor-geral da PCDF, delegado Robson Cândido, transmitiu a assinatura do contrato com a banca ao vivo por meio de uma live. Segundo Cândido, a partir da assinatura do contrato, a data provável de realização das provas será entre o final de agosto e meados de setembro.
Edital deve ficar pronto em 30 dias
Segundo Silvério Antônio, diretor do Departamento de Administração Geral da Polícia Civil do DF, agora a Academia de Polícia e o Cebraspe juntamente com a Assessoria da Direção-Geral e o Departamento de Administração Geral irão trabalhar juntos na elaboração do edital.
Segundo o Diretor, o prazo para a produção do edital é de 30 dias, para após este período a publicação do documento ser realizada. Após a divulgação, 90 dias é o prazo legal para acontecer a primeira prova.
O concurso
O certame da Polícia Civil do DF terá o provimento de 600 vagas de início imediato, além do provimento de 1.200 vagas para a formação de cadastro reserva. A expectativa é que as provas sejam realizadas 90 dias após a publicação do edital. Sendo assim, as avaliações devem ocorrer apenas no segundo semestre do ano.
Vale lembrar que o diretor da corporação já havia solicitado à Procuradoria-Geral urgência no processo, que, quando concluído, permitirá a publicação do edital de abertura do concurso da PCDF com vagas para agente.
Segundo a publicação em sua conta oficial no Instagram, a defasagem do quadro de pessoal da corporação, a crescente demanda e o compromisso de continuar mantendo serviços de excelência à sociedade exige está celeridade.
Último concurso da PCDF (Agente)
Realizado em 2013, o último certame da Polícia Civil do Distrito Federal ofereceu 300 vagas para Agente, além de 600 destinadas ao cadastro de reserva.
O processo seletivo foi realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e a primeira etapa contou com:
- Prova Objetiva:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Informática;
- Raciocínio Lógico;
- Atualidade;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Legislação Específica;
- Legislação Penal Extravagante.
- Prova discursiva;
- Teste de Capacidade Física;
- Exames biométricos e avaliação médica;
- Avaliação psicológica;
- Sindicância de vida pregressa e investigação social;
- Avaliação de títulos.
A segunda etapa foi o Curso de Formação Profissional.
Mais informações do último edital, acesse este link.