Central de notícias

Concurso PCDF: Deputada luta por adiamento das provas

14/09/2020

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! Em seu twitter, a deputada Júlia Lucy Marques Araújo listou alguns motivos pelos quais as provas do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal não devem ocorrer nos dias sugeridos pela corporação. A previsão é que as provas de Agente da PCDF ocorram no dia 18 de outubro.

Em sua rede social, Araújo cita o cronograma do certame, segundo a deputada “o adiamento das provas da primeira etapa por pouco mais de dois meses (até o fim do estado de calamidade pública reconhecido pela CLDF até 31 de dezembro de 2020) não afeta, em absoluto, a manutenção do cronograma de nomeações previsto”.

A deputada cita ainda que “aquelas (pessoas) que se sentem seguras para enfrentarem o comércio devem ter esse direito. Situação bem diferente daquela observada nos concursos, que todos os candidatos são obrigados a estarem em ambientes fechados ao mesmo tempo”.

A parlamentar explica que nesse caso, pessoas que não se sentem seguras poderão acabar desistindo do certame, o que significa abandono do princípio da isonomia entre os candidatos, fator que julga não ser justo.

Ainda em seus comentários, a deputada Júlia Araújo comenta que o edital da corporação foi elaborado em uma época que não havia pandemia, portanto, há uma série de questões supervenientes que não são abrangidas, como, por exemplo, “a impossibilidade de um contaminado concorrer ao certame ou sobre a necessidade de apresentar exames”.

Representação

Além de divulgar a lista com motivos pelos quais o concurso não deve ocorrer em outubro, a deputada enviou uma representação ao Tribunal de Contas do Distrito Federal. No documento, Araújo cita o número de inscritos da seleção e os perigos da realização do concurso em época de pandemia.

Clique aqui para conferir o documento na íntegra. 

MPDFT solicitou informações sobre provas

De acordo com o site Direção Concursos, o Ministério Público do Distrito Federal confirmou que providências estão sendo tomadas a respeito do possível adiamento das provas objetivas do concurso PCDF. 

Segundo o site, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social encaminhou um ofício para a Polícia Civil do Distrito Federal pedindo informações de como seria a realização do concurso. 

De acordo com o Ministério Público, o ofício foi encaminhado nesta quinta-feira, dia 10, à PCDF, no entanto, o prazo para resposta do órgão não foi informado.

Petição solicita o adiamento das provas

Diversos candidatos do concurso da PCDF assinaram o abaixo-assinado que solicita ao Ministério Público do Distrito Federal o adiamento das provas para os cargos de Agente e Escrivão.

A primeira etapa do certame para Agente está prevista para o dia 18 de outubro, já a primeira prova para a seleção com vagas para Escrivão está marcada para a data provável de 17 de outubro.

De acordo com o texto da petição, muitos candidatos estão com medo de comparecerem aos locais de prova e serem contaminados pelo coronavírus. “A realização dessas provas é um ato desumano que fere não só a integridade dos candidatos, mas também a de seus familiares, muitos inclusive, classificados como grupo de risco. Além disso, o concurso reunirá candidatos de todo o Brasil, vindos de regiões com índices diferentes de contaminação”, afirma o texto pelo adiamento do concurso PCDF.

PCDF – Agente

O certame terá o provimento de 600 vagas de início imediato, além de 1.200 para formação de cadastro reserva, para a carreira de Agente.

As oportunidades serão divididas entre:

  • Início imediato
    • 450 vagas para ampla concorrência;
    • 30 vagas para pessoas com deficiência;
    • 120 vagas para candidatos negros.
  • Cadastro reserva
    • 900 vagas para ampla concorrência;
    • 60 vagas para pessoas com deficiência;
    • 240 vagas para candidatos negros.

Para concorrer a uma das vagas é necessário que o candidato possua formação em nível superior em qualquer área e tecnólogo.

Com organização do Cebraspe, as inscrições do certame da PCDF iniciam no dia 18 de agosto de 2020. O período irá finalizar em 8 de setembro de 2020.

A prova objetiva da seleção está prevista para 18 de outubro de 2020.

Clique neste link para mais informações sobre o certame.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS. 

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora