Central de notícias

Concurso PCDF: Diretor confirma edital em junho

15/06/2020

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! Em publicação no Instagram, o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, delegado Robson Cândido, informou que o edital com vagas para Agente está confirmado para sair ainda no mês de junho. Porém, ainda não há uma data oficial para a publicação.

Segundo Cândido, a corporação está trabalhando para manter o compromisso. Vale lembrar que o contrato com a Banca Organizadora já foi assinado e, com isso, não há mais nada impedindo a divulgação do documento.

Diretor tira dúvidas da seleção

Além de confirmar a publicação do edital, o diretor-geral da PCDF anunciou algumas novidades sobre o concurso da corporação durante uma entrevista, também no Instagram. Em sua fala, Cândido informou que a instituição está se organizando para receber novos servidores em 2020 e 2021.

O diretor-geral reafirmou que o foco inicial da Polícia Civil do Distrito Federal é correr com os preparativos do edital de agente para assim ter condições para retomar a seleção de Escrivão. Esse certame, que está suspenso em razão da pandemia de coronavírus, precisa de uma nova data para aplicação das provas.

Além disso, diretor-geral destacou que o conteúdo programático “Será um edital democrático, sem foco em área Jurídica. Queremos servidores com conhecimentos amplos em todas áreas”.

Segundo as informações, há possibilidades das provas para Agente e Escrivão serem aplicadas no mesmo dia. Isso facilitaria a situação do órgão. Porém, ainda não há confirmação oficial sobre essa previsão. Vale lembrar que no DF é vedado realizar, na mesma data, provas para o provimento de cargos e empregos públicos de carreiras diversas. No entanto, Agente e Escrivão são da mesma carreira.

Cândido ainda informou que a expectativa é que o edital para Agente seja divulgado já nos próximos dias, porém, a publicação depende de certos trâmites burocráticos. Sobre o déficit, o delegado reafirmou a necessidade de contar com novos servidores pois a PCDF tem menos da metade do efetivo preenchido. 

Prorrogação

De acordo com o Diário Oficial do DF do dia 3 de junho, a divulgação do edital foi prorrogada por mais 180 dias. Com isso, o documento com 1.800 vagas para a carreira de Agente poderá sair até o mês de dezembro deste ano. O documento foi assinado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, pelo secretário de Economia, André Clemente e pelo diretor-geral da PCDF, Robson Cândido.

O concurso

O certame da Polícia Civil do DF terá o provimento de 600 vagas de início imediato, além do provimento de 1.200 vagas para a formação de cadastro reserva, para Agente de Polícia. De acordo com o último edital da corporação, o cargo exige formação em nível superior em qualquer área de formação.

Segundo Cândido, a defasagem do quadro de pessoal da corporação, a crescente demanda e o compromisso de continuar mantendo serviços de excelência à sociedade exige está celeridade.

Banca já definida

O extrato de contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi divulgado no início do mês de maio. Com isso, a empresa se torna oficialmente a banca organizadora do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal com vagas para a carreira de Agente.

Vale lembrar que ainda nesta semana a Procuradoria-Geral do Distrito Federal já havia apresentado parecer jurídico favorável à contratação do Cebraspe por meio de Dispensa de Licitação. O extrato de contrato foi divulgado no Diário Oficial do DF.

Último concurso da PCDF (Agente)

Realizado em 2013, o último certame da Polícia Civil do Distrito Federal ofereceu 300 vagas para Agente, além de 600 destinadas ao cadastro de reserva.

O processo seletivo foi realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) e a primeira etapa contou com:

  • Prova Objetiva:
    • Língua Portuguesa;
    • Noções de Informática;
    • Raciocínio Lógico;
    • Atualidade;
    • Noções de Direito Constitucional;
    • Noções de Direito Administrativo;
    • Noções de Direito Penal;
    • Noções de Direito Processual Penal;
    • Legislação Específica;
    • Legislação Penal Extravagante.
  • Prova discursiva;
  • Teste de Capacidade Física;
  • Exames biométricos e avaliação médica;
  • Avaliação psicológica;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social;
  • Avaliação de títulos.

A segunda etapa foi o Curso de Formação Profissional.

Mais informações do último edital, acesse este link.

Faça sua preparação para o PCDF com a nossa equipe! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS. 

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora