Central de notícias

Concurso PCDF: laudo aponta que fotos foram tiradas durante as provas

08/09/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! De acordo com um laudo pericial, ficou comprovado que fotos da prova de Agente foram tiradas, por um aparelho celular, de dentro de um dos locais de prova da seleção da Polícia Civil do Distrito Federal.

Vale lembrar que, desde a realização das avaliações do certame, há uma ação civil popular que pede a apuração de possíveis fraudes. A peça pede investigação da PCDF e do Ministério Público, e que o certame seja suspenso enquanto não haja respostas sobre as denúncias.

Foi indeferido o pedido de tutela antecipada e suspensão do processo seletivo durante as investigações, no entanto o processo segue em aberto para fortalecimento de provas.

Segundo as informações, um grupo que pede a anulação do certame da corporação buscou um profissional especializado em perícia digital para tentar comprovar que as 18 fotos veiculadas na internet foram tiradas durante a prova da PCDF.

Conforme informações do site Direção Concursos, a metodologia utilizada para análise das fotos foi a consulta de informações de georreferenciamento no site do Google Maps, bem como a verificação dos “metadados” das respectivas imagens/fotos, que são informações ocultas encontradas em arquivos digitais.

O laudo informa que “ademais, com relação às datas e horários em que as fotos foram registradas pelo aparelho de celular em questão, evidencia-se que foram tiradas em 22/08/2021, entre 14:22h e 14:39h”, ou seja, já no período de realização das provas.

“Outra informação relevante encontrada nos “metadados” está na foto “20210822_143913.jpg”, que contém as coordenadas de georreferenciamento (GPS) indicando o local, aproximado, em que ocorreu o seu registro, qual seja, Latitude 15 deg 51′ 12.34″ S, Longitude 48 deg 1′ 56.27″ W.”

O endereço é do Centro Universitário Icesp, localizado em Águas Claras, Distrito Federal, um dos locais de prova utilizado pelo Cebraspe no concurso PCDF.

Por outro lado, a banca Cebraspe se posicionou sobre o ocorrido e informou que “O Cebraspe reforça, mais uma vez, que não houve fraude ou fato que pudesse ensejar a anulação ou suspensão do certame da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Qualquer tentativa de macular a segurança do processo de ingresso tem os responsáveis identificados e eliminados do concurso, de modo que não haja prejuízo para os demais candidatos ou para a administração pública e garantindo-se, assim, a lisura do certame.”

Relembre os concursos
PCDF – Agente

O certame terá o provimento de 600 vagas de início imediato, além de 1.200 para formação de cadastro reserva, para a carreira de Agente.

As oportunidades serão divididas entre:

  • Início imediato
    • 450 vagas para ampla concorrência;
    • 30 vagas para pessoas com deficiência;
    • 120 vagas para candidatos negros.
  • Cadastro reserva
    • 900 vagas para ampla concorrência;
    • 60 vagas para pessoas com deficiência;
    • 240 vagas para candidatos negros.

Para concorrer a uma das vagas é necessário que o candidato possua formação em nível superior em qualquer área e tecnólogo.

Clique neste link para mais informações sobre o certame.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

 Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

 Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

 A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora