Central de notícias

Concurso PF: corporação envia edital para divulgação no Diário Oficial da União

14/01/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Ótimas notícias, concurseiros! Em seu perfil oficial no twitter, a Polícia Federal informou que enviou para publicação no Diário Oficial da União, o edital do novo concurso de ingresso na PF.

A corporação informou que, além das 1.500 vagas, há a possibilidade de incremento no número de oportunidades. Vale lembrar que a seleção terá o provimento para as carreiras de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista.

Clique aqui para conferir a publicação da PF no twitter.

Diretora divulga novos detalhes sobre o edital PF 2021

Em entrevista ao site Folha Dirigida, a diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Cecília Franco, voltou a divulgar novos detalhes sobre o edital da PF 2021. 

Franco reforçou que o edital da corporação deve ser divulgado na próxima semana e que as provas da seleção devem ser aplicadas no mês de março. Uma das possíveis datas para aplicação das provas é no dia 21 de março, já que a data de 28 de março, último fim de semana do mês, está descartada por já estar ocupada pelos exames do concurso PRF.

Em relação aos excedentes, a diretora informou que os 500 aprovados, além das 1.500 vagas imediatas, deverão ser convocados, conforme promessa do presidente Jair Bolsonaro.

“(Com os excedentes) Chegaríamos em números totais de 174 delegados, 533 escrivães, 1.191 agentes e 112 papiloscopistas. Mas a gente precisa realmente aguardar a relação de aprovados para saber em quais cargos teremos o quantitativo de aprovados ao final da primeira etapa do concurso”, explicou a diretora ao site Folha Dirigida.

As novidades quanto aos números de nomeações não param. De acordo com as informações, a PF pretende chamar, se possível, ainda mais aprovados, uma vez que os 2 mil novos policiais não vão resolver, em sua totalidade, o problema do déficit de pessoal.

Lotação

Ainda de acordo com Franco, a Região Norte terá vagas para todas as unidades. As fronteiras também serão destino dos novos policiais federais.

“Fora essa região (Norte), há uma faixa de fronteira com grande necessidade no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná, especialmente Foz do Iguaçu e Guaíra.”

Vale lembrar que os melhores classificados no Curso de Formação Profissional poderão escolher a lotação. 

Avaliações terão a mesma estrutura do último concurso

A diretora informou ainda que os candidatos serão submetidos às tradicionais fases da seleção da Polícia Federal.

Na prova objetiva, a diretora enfatizou a cobrança por Informática e explicou sua importância. “É a Tecnologia que nos dá realmente as ferramentas necessárias para as investigações. Então hoje é muito difícil que alguma investigação da Polícia Federal não use a área.”

A Língua Estrangeira foi descartada e não será novidade no concurso de 2021. Segundo as informações, a PF optou por capacitar os servidores nesse quesito havendo necessidades específicas.

Provimentos a partir de setembro

De acordo com as informações, o Ministério da Economia deu o aval para que a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal realizem o provimento dos aprovados em seus novos concursos a partir de setembro de 2021. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, dia 4.

A autorização da Economia para esse prazo vai de encontro com os cronogramas que PF e PRF já estudam, com previsão de contar com esses policiais no quadro de servidores já no segundo semestre deste ano. 

Detalhes sobre o concurso PF

Em entrevista exclusiva ao Jornal Metrópoles, a diretora de Gestão de Pessoas da Polícia Federal, delegada Cecília Silva Franco, divulgou detalhes sobre o novo concurso da PF com 1,5 mil vagas.

Segundo Franco, o edital será publicado em janeiro e as provas da seleção estão previstas para serem aplicadas em março de 2021. Ainda em sua fala, a delegada informou que a corporação quer celeridade no processo para que, em agosto, os aprovados já ingressem na academia e o provimento dos cargos ocorra até dia 31 de dezembro de 2021. A expectativa é que excedentes também sejam chamados.

Vale lembrar que esse é o segundo maior concurso já realizado pela Polícia Federal. De acordo com o Jornal Metrópoles, ao final do processo, a PF contará com o maior efetivo de sua história, podendo ultrapassar a marca de 12 mil policiais.

Pandemia

Uma das maiores preocupações dos candidatos, atualmente, é a pandemia do novo Covid-19, que suspendeu diversos concursos nacionais por tempo indeterminado. No entanto, a Polícia Federal acredita que a atual situação não vai influenciar o processo de seleção. 

“A responsabilidade de toda organização do concurso é da banca contratada. A parte que a PF atua é na fiscalização e segurança em etapas; o candidato vai ver equipes ostensivas da corporação”, disse Franco ao Metrópoles.

A Delegada informou ainda que o planejamento de biossegurança está previsto no projeto básico da seleção e que a banca organizadora (Cebraspe) irá tomar todas as providências, de acordo com a legislação vigente.

Para saber mais, clique aqui. 

Concurso oficialmente autorizado

A autorização do novo concurso da Polícia Federal foi divulgada. Segundo o texto, o diretor-geral da polícia federal autoriza a realização de concurso público para provimento dos cargos do quadro de pessoal da PF.

De acordo com o documento, o certame terá o provimento de:

  • 123 (cento e vinte e três) cargos de delegado de polícia federal;
  • 400 (quatrocentos) cargos de escrivão de polícia federal; 
  • 84 (oitenta e quatro) cargos de papiloscopista policial federal; e
  • 893 (oitocentos e noventa e três) cargos de agente de polícia federal. 

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora