Central de notícias

Concurso PM PA: Confirmada distribuição de vagas

21/07/2020

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Boas notícias, concurseiros! Em resposta pelas redes sociais, a diretora de Planejamento e Seleção de Pessoas da Seplad, Gabriela Duarte, junto com a Coordenadora de Seleção de Pessoas, Anna Laura Araújo, confirmaram a distribuição das 2.405 vagas do concurso da Polícia Militar do Pará.

Segundo as informações, as oportunidades serão divididas entre:

  • 2.310 vagas para soldado;
  • 95 para oficial combatente.

Vale lembrar que os requisitos para as carreiras já foram confirmadas também. Para concorrer ao cargo de Soldado é necessário possuir formação em nível médio, já para a carreira de Oficial Combatente o candidato deve ter formação em nível superior.

São outros requisitos para cada uma das carreiras:

  • Soldado (remuneração de R$ 3,4 mil)
    • Idade mínima de 18 anos na data de matrícula no curso e máxima de 30 anos no último dia de inscrição no concurso;
    • Altura mínima de 1,65 m, se do sexo masculino, e 1,60 m, se do sexo feminino.
  • Oficial Combatente (remuneração de R$ 6,2 mil)
    • Ter até 35 anos de idade até o último dia da inscrição no concurso;
    • Altura mínima de 1,65 m, se do sexo masculino, e 1,60 m, se do sexo feminino.
Mudanças na corporação

Foi aprovado, no último dia 26 de novembro, novas regras elaboradas pela Polícia Militar do Pará para o ingresso de Oficiais na corporação. O Projeto de Lei nº 334/2019 foi aprovado pelas Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), de Constituição e Justiça (CCJ) e de Segurança Pública (CSP) do estado.

De acordo com as novas regras, a primeira mudança está relacionada à formação exigida para o cargo. Agora, os candidatos à Oficiais da PM PA deverão apresentar diploma em formação superior no curso de Direito. 

A mudança tem o objetivo de diminuir o tempo do Curso de Formação (CFO), uma vez que 50% do curso é para qualificar o futuro oficial na área de Direito, tempo que leva três anos. Com essa alteração, o CFO terá uma duração de 1 ano e meio, no máximo. 

A segunda alteração para ingressar na PM PA é em relação a idade mínima dos candidatos. Antes, era obrigatório ter, no mínimo, 35 anos, agora passa a ser 30 anos, com o objetivo de adequar-se à reforma da previdência. 

Possíveis mudanças na propostas do projeto serão debatidas ainda na votação em plenário.

Último edital

A Polícia Militar do estado do Pará não publica um edital desde 2016. Na época, foram ofertadas 2.194 vagas, sendo 160 oportunidades para o Curso de Formação de Oficiais (nível superior), 34 para o Curso de Formação de Oficiais na área de Saúde (ensino superior) e 2 mil vagas para o Curso de Formação de Praças (nível médio).

O processo seletivo foi dividido em Prova objetiva (Língua Portuguesa; Matemática; Atualidades, Noções de Direito; Legislação Institucional; História e; Geografia); Prova discursiva; Avaliação de saúde; Testes de aptidão física; Avaliação psicológica; Análise de títulos; e Investigação de antecedentes pessoais.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS. 

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora