Central de notícias

Concurso PM PR (soldado): provas remarcadas para 13 de junho

05/03/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Boas notícias, concurseiros! O concurso da Polícia Militar do Paraná com vagas para soldado já possui uma nova data de aplicação da prova. Nesta quinta-feira, dia 4, a banca organizadora da seleção, a UFPR, informou que as avaliações da corporação foram remarcadas para o dia 13 de junho.

No entanto, o documento “alerta que, de acordo com a evolução do quadro epidemiológico da covid-19 (coronavírus, SARS-Cov-2), a data prevista neste edital poderá sofrer nova alteração”.

Além disso, para “as datas dos atos previstos nos subitens 6.1, 9.1.1, 9.1.2.1, 9.1.2.2, 9.1.8, 9.2.1, 9.2.2, 9.2.4, 11.4, 11.6.1.1, 11.6.2, 11.6.5 e 12.1 do edital regulador serão divulgadas em momento oportuno”.

Clique aqui para conferir o comunicado com a nova data.

O concurso

Ao todo, o certame terá o provimento de 2.000 vagas para a Polícia Militar e 400 oportunidades para o Corpo de Bombeiros Militar.

Para concorrer a uma das vagas é necessário que o candidato tenha Ensino Médio Completo, Carteira de Habilitação na categoria “B” e ter no máximo 30 anos no primeiro dia da inscrição. 

Após ingressar como soldado da 2ª Classe, o militar estadual é matriculado no Curso de Formação de Soldados, composto por aulas teóricas e práticas e, ao final, quando considerado aprovado é promovido a Soldado de 1ª Classe.

Etapas da seleção

O Edital PM PR é constituído das seguintes provas/exames:

  • Prova de Conhecimentos (eliminatório e classificatório);
  • Exame de Capacidade Física (eliminatório);
  • Exame de Sanidade Física (eliminatório);
  • Avaliação Psicológica (eliminatório);
  • Pesquisa Social e Documental (eliminatório).

A prova de conhecimentos contará com:

  • Etapa Objetiva, composta de 60 questões de múltipla escolha:
    • Língua Portuguesa (15 questões);
    • Raciocínio Matemático (12 questões);
    • Geografia (12 questões);
    • História (10 questões);
    • Informática (7 questões)
    • Legislação – Estatuto da criança e do adolescente – ECA (4 questões)
  • Etapa Discursiva, composta de 1 redação.

Para mais informações, acesse o edital de 2020 do concurso da PM PR.

Retificação do edital

Dentre as alterações, destaca-se:

  • Os candidatos deverão observar os limites mínimo e máximo de linhas propostos para a questão discursiva (mínimo de 20 e máximo de 25 linhas), sob pena de sofrerem descontos na nota ou mesmo terem a questão sumariamente zerada.
  • A alínea “c” do subitem 1.1 do Anexo I do edital de abertura, referente aos Comandos Regionais de Polícia Militar e de Bombeiro Militar (CRPM e CRBM), que devem ser escolhidos no ato da inscrição, passa a ser composta pelas seguintes regiões: c) 3º CRPM: 4º BPM (Maringá); 7º BPM  (Cruzeiro do Oeste); 8º BPM (Paranavaí); 11º BPM (Campo Mourão); 25º BPM (Umuarama); 3ª CIPM (Loanda); 5ª CIPM (Cianorte); 9ª CIPM (Colorado).
     
  • As unidades disponíveis para preenchimento das vagas em cada CRPM e CRBM serão divulgadas futuramente, sendo definidas pela Administração Policial Militar Estadual. Será respeitado o direito de escolha de acordo com a ordem de classificação e categoria de concorrência no concurso. O direito de escolha será para os candidatos titulares das vagas, sendo a classificação regulada de acordo com as vagas disponíveis no momento do preenchimento da vaga e com o interesse da administração.

Para conferir o documento na íntegra, clique aqui.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um de nossos professores orientadores.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora