Central de notícias

Concurso PM PR (soldados): locais de aplicação das provas são alterados

09/06/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! Segundo publicação da banca organizadora, alguns locais de realização das provas da Polícia Militar do Paraná sofreram alterações. Vale lembrar que as avaliações da corporação serão realizadas no domingo, dia 13 de junho.

De acordo com a publicação da UFPR, os candidatos que iriam realizar as provas no Centro Universitário Filadélfia (UniFil), no Campus Ipolon, foram realocados para outros Campus do UniFil.

A alteração foi realizada por “decorrência de imprevistos de ordem técnica”. Confira a nova tabela com os locais atualizados: 


Os candidatos das turmas citadas no comunicado deverão acessar e imprimir novamente o atual Comprovante de Ensalamento para a prova de conhecimentos. O link já está disponível no portal da banca organizadora.

Provas remarcadas para 13 de junho

O concurso da Polícia Militar do Paraná com vagas para soldado já possui uma nova data de aplicação da prova. Nesta quinta-feira, dia 4, a banca organizadora da seleção, a UFPR, informou que as avaliações da corporação foram remarcadas para o dia 13 de junho.

No entanto, o documento “alerta que, de acordo com a evolução do quadro epidemiológico da covid-19 (coronavírus, SARS-Cov-2), a data prevista neste edital poderá sofrer nova alteração”.

Além disso, para “as datas dos atos previstos nos subitens 6.1, 9.1.1, 9.1.2.1, 9.1.2.2, 9.1.8, 9.2.1, 9.2.2, 9.2.4, 11.4, 11.6.1.1, 11.6.2, 11.6.5 e 12.1 do edital regulador serão divulgadas em momento oportuno”.

Clique aqui para conferir o comunicado com a nova data.

O concurso

Ao todo, o certame terá o provimento de 2.000 vagas para a Polícia Militar e 400 oportunidades para o Corpo de Bombeiros Militar.

Para concorrer a uma das vagas é necessário que o candidato tenha Ensino Médio Completo, Carteira de Habilitação na categoria “B” e ter no máximo 30 anos no primeiro dia da inscrição. 

Após ingressar como soldado da 2ª Classe, o militar estadual é matriculado no Curso de Formação de Soldados, composto por aulas teóricas e práticas e, ao final, quando considerado aprovado é promovido a Soldado de 1ª Classe.

Etapas da seleção

O Edital PM PR é constituído das seguintes provas/exames:

  • Prova de Conhecimentos (eliminatório e classificatório);
  • Exame de Capacidade Física (eliminatório);
  • Exame de Sanidade Física (eliminatório);
  • Avaliação Psicológica (eliminatório);
  • Pesquisa Social e Documental (eliminatório).

A prova de conhecimentos contará com:

  • Etapa Objetiva, composta de 60 questões de múltipla escolha:
    • Língua Portuguesa (15 questões);
    • Raciocínio Matemático (12 questões);
    • Geografia (12 questões);
    • História (10 questões);
    • Informática (7 questões)
    • Legislação – Estatuto da criança e do adolescente – ECA (4 questões)
  • Etapa Discursiva, composta de 1 redação.

Para mais informações, acesse o edital de 2020 do concurso da PM PR.

Retificação do edital

Dentre as alterações, destaca-se:

  • Os candidatos deverão observar os limites mínimo e máximo de linhas propostos para a questão discursiva (mínimo de 20 e máximo de 25 linhas), sob pena de sofrerem descontos na nota ou mesmo terem a questão sumariamente zerada.
  • A alínea “c” do subitem 1.1 do Anexo I do edital de abertura, referente aos Comandos Regionais de Polícia Militar e de Bombeiro Militar (CRPM e CRBM), que devem ser escolhidos no ato da inscrição, passa a ser composta pelas seguintes regiões: c) 3º CRPM: 4º BPM (Maringá); 7º BPM  (Cruzeiro do Oeste); 8º BPM (Paranavaí); 11º BPM (Campo Mourão); 25º BPM (Umuarama); 3ª CIPM (Loanda); 5ª CIPM (Cianorte); 9ª CIPM (Colorado).
     
  • As unidades disponíveis para preenchimento das vagas em cada CRPM e CRBM serão divulgadas futuramente, sendo definidas pela Administração Policial Militar Estadual. Será respeitado o direito de escolha de acordo com a ordem de classificação e categoria de concorrência no concurso. O direito de escolha será para os candidatos titulares das vagas, sendo a classificação regulada de acordo com as vagas disponíveis no momento do preenchimento da vaga e com o interesse da administração.

Para conferir o documento na íntegra, clique aqui.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um de nossos professores orientadores.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora