Central de Notícias

NOTÍCIAS

Concurso Polícia Penal MG: comissão organizadora é alterada

01/04/2021

Atenção, concurseiros! A comissão do concurso da Polícia Penal de Minas Gerais foi alterada. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, dia 1° de abril, no Diário Oficial do Estado. 

Além de organizar o certame com vagas para Policial Penal, o grupo também é responsável pelas seleções com oportunidades para Agente Socioeducativo e Assistente Executivo de Defesa Nacional.

Segundo publicação, a nova formação do grupo é:

Pela Superintendência de recursos Humanos da Sejusp

  • a) Bianca Alves Ribeiro Bianchi Scaldaferri – Masp 1382611-0, titular; e
  • b) Larissa Neves Silva Maia – Masp 1386881-5, suplente

Pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo da Sejusp:

  • a) Isabella Presotti Tibúrcio – Masp 753272-4, titular; e
  • b) Luísa De-Lazzari Bicalho Peixoto Resende- Masp 752857-3, suplente .

Pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais da Sejusp:

  • a) Pedro de Araújo Maia – Masp 1106732-9, titular;
  • b) Carolina Cristina Sousa Marquezani Sampaio – Masp 1149857-3, suplente; e
  • c) Daniela Aguiar Rangel – Masp 1189941-6, suplente.”

Clique aqui para conferir o documento com a alteração.

Ainda nesta semana, o secretário de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, os trâmites avançam para que o concurso da Polícia Penal MG ocorra o mais rápido possível. A informação foi divulgada em entrevista ao Jornal Hoje em Dia.

Segundo ele, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, a quem a Polícia Penal de Minas Gerais é vinculada, está agilizando ao máximo os preparativos para o edital. 

“Desde que eu cheguei a gente tem uma previsão de (contratar), pelo menos, 2.400 policiais penais.(…) A gente já está agilizando ao máximo para que esse concurso aconteça o mais rápido possível. É interesse nosso, é interesse da Administração que esse concurso aconteça logo.”

Além do certame com vagas para Policial Penal, Rogério Greco também confirmou que os outros dois concursos da Sejusp MG, para auxiliar educacional e agente socioeducativo, também devem sair ainda este ano.

Vale lembrar que no final do mês de janeiro, a Sejusp, por meio de suas redes sociais,  informou que o edital com vagas para a Polícia Penal do estado está em fase de elaboração e, em breve, será divulgado.

A previsão é do provimento de 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal, que exige formação em nível médio. Vale lembrar que o certame ainda não definiu a empresa responsável pela organização do edital. 

Editais aprovados pelo Governo

Os concursos da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais foram aprovados pelo governo do Estado. A informação foi divulgada pela própria Sejusp MG.

Serão três editais diferentes para as carreiras de Auxiliar Educacional, Policial Penal e Agente de Segurança. No momento, os documentos seguem em elaboração pela comissão organizadora.

De acordo com a Secretaria, em breve os concursos serão lançados. Os certames terão o provimento de oportunidades para as carreiras de:

  • Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS);
    • 427 vagas;
  • Policial Penal (ASP);
    • 2.420 vagas;
  • Agente de Segurança Socioeducativo (AGSE);
    • 270 vagas.

Como informado, estes não são os números de vagas oficiais. Todos os cargos exigem formação em nível médio.

Concurso Polícia Penal MG

No início do mês de outubro de 2020, o secretário de segurança de Minas Gerais, general Mário Araújo, informou que os preparativos do concurso para a Polícia Penal do estado estão “extremamente adiantados”. 

Ainda segundo Araújo, há um cronograma interno com previsão de abertura da seleção, porém o secretário preferiu não revelar datas para não criar expectativas. “A única informação que posso dar é que haverá concurso. Qualquer coisa que eu adiantar será injusto com quem está esperando”.

Durante a audiência, o secretário reforçou que há autorização para o preenchimento de 2.420 vagas para a carreira de Policial Penal. 

Em sua fala, o general informou ainda que o curso de formação do concurso será promovido pelo Estado. Vale lembrar que no edital anterior, o treinamento dos candidatos ficou a encargo da empresa organizadora. No próximo certame, a banca ficará responsável por aplicar as provas e os testes de avaliação, mas não irá realizar o curso.

Polícia Penal

O cargo de Policial Penal é o antigo Agente Penitenciário, que foi transformado com a Emenda Constitucional (EC) 104, promulgada ano passado. O texto criou a Polícia Penal em todos os entes federativos.

São funções do Policial Penal o atendimento, vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais e de internamento, integrantes da estrutura da Seap, assim como as atividades de natureza técnica, administrativa e de apoio.

Em 2018, quando a carreira ainda era agente penitenciário, o valor do salário correspondia a R$4.098,45 e o requisito era o nível médio completo. Clique aqui para conferir o edital na íntegra.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

 Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

 Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

 A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

Compartilhe: