Central de notícias

Concurso Polícia Penal MG: deputados solicitam mais informações sobre certame

05/05/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou o requerimento de deputados estaduais para que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado dê mais informações sobre o novo concurso da Polícia Penal MG.

No documento, os deputados afirmam que o Estado tinha até o dia 5 de fevereiro para substituir os atuais agentes penitenciários temporários por policiais penais efetivos, por meio de concurso público.

O certame da Polícia Penal MG segue com a comissão formada desde 2020. Inclusive, o grupo passou por alterações no início do mês de abril.

Resumo do concurso
  • Banca: não definida;
  • Cargo: Policial Penal;
  • Vagas: 2.420;
  • Escolaridade: ensino médio;
  • Próxima etapa: contratação da banca.
Concurso o mais rápido possível

Também no início de abril, o secretário de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, informou que os trâmites avançam para que o concurso da Polícia Penal MG ocorra o mais rápido possível. A informação foi divulgada em entrevista ao Jornal Hoje em Dia.

Segundo ele, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, a quem a Polícia Penal de Minas Gerais é vinculada, está agilizando ao máximo os preparativos para o edital. 

“Desde que eu cheguei a gente tem uma previsão de (contratar), pelo menos, 2.400 policiais penais.(…) A gente já está agilizando ao máximo para que esse concurso aconteça o mais rápido possível. É interesse nosso, é interesse da Administração que esse concurso aconteça logo.”

Além do certame com vagas para Policial Penal, Rogério Greco também confirmou que os outros dois concursos da Sejusp MG, para auxiliar educacional e agente socioeducativo, também devem sair ainda este ano.

Vale lembrar que no final do mês de janeiro, a Sejusp, por meio de suas redes sociais,  informou que o edital com vagas para a Polícia Penal do estado está em fase de elaboração e, em breve, será divulgado.

A previsão é do provimento de 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal, que exige formação em nível médio. Vale lembrar que o certame ainda não definiu a empresa responsável pela organização do edital. 

Editais aprovados pelo Governo

Os concursos da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais foram aprovados pelo governo do Estado. A informação foi divulgada pela própria Sejusp MG.

Serão três editais diferentes para as carreiras de Auxiliar Educacional, Policial Penal e Agente de Segurança. No momento, os documentos seguem em elaboração pela comissão organizadora.

De acordo com a Secretaria, em breve os concursos serão lançados. Os certames terão o provimento de oportunidades para as carreiras de:

  • Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS);
    • 427 vagas;
  • Policial Penal (ASP);
    • 2.420 vagas;
  • Agente de Segurança Socioeducativo (AGSE);
    • 270 vagas.

Como informado, estes não são os números de vagas oficiais. Todos os cargos exigem formação em nível médio.

Concurso Polícia Penal MG

No início do mês de outubro de 2020, o secretário de segurança de Minas Gerais, general Mário Araújo, informou que os preparativos do concurso para a Polícia Penal do estado estão “extremamente adiantados”. 

Ainda segundo Araújo, há um cronograma interno com previsão de abertura da seleção, porém o secretário preferiu não revelar datas para não criar expectativas. “A única informação que posso dar é que haverá concurso. Qualquer coisa que eu adiantar será injusto com quem está esperando”.

Durante a audiência, o secretário reforçou que há autorização para o preenchimento de 2.420 vagas para a carreira de Policial Penal. 

Em sua fala, o general informou ainda que o curso de formação do concurso será promovido pelo Estado. Vale lembrar que no edital anterior, o treinamento dos candidatos ficou a encargo da empresa organizadora. No próximo certame, a banca ficará responsável por aplicar as provas e os testes de avaliação, mas não irá realizar o curso.

Polícia Penal

O cargo de Policial Penal é o antigo Agente Penitenciário, que foi transformado com a Emenda Constitucional (EC) 104, promulgada ano passado. O texto criou a Polícia Penal em todos os entes federativos.

São funções do Policial Penal o atendimento, vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais e de internamento, integrantes da estrutura da Seap, assim como as atividades de natureza técnica, administrativa e de apoio.

Em 2018, quando a carreira ainda era agente penitenciário, o valor do salário correspondia a R$4.098,45 e o requisito era o nível médio completo. Clique aqui para conferir o edital na íntegra.

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

 Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

 Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

 A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para o concurso! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora