Central de notícias

Concurso PRF: candidatos revelam erros cometidos pela junta médica

12/08/2021

Compartilhe:

Temos um convite para você!

Agende uma conversa gratuita com um professor orientador e conheça a nossa orientação de estudos.

Agendar conversa gratuita

Atenção, concurseiros! Diversos candidatos do concurso da Polícia Rodoviária Federal relataram erros nos pareceres entregues pela junta médica, uma das últimas etapas do certame da corporação. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, dia 12.

Segundo as informações, diversos inscritos receberam “diagnósticos” de cirurgias, amputações e problemas de saúde que nunca tiveram. Inclusive, há candidatos que foram eliminados, de acordo com o parecer, por não terem três dedos das mãos, terem realizado cirurgias no joelho, não terem um dos rins e muito mais. Realidade não apresentada por nenhum dos envolvidos.

Muitos candidatos acham a situação desconexa, em especial por ser uma das últimas etapas do concurso PRF e pelo prazo do recurso ser pequeno – eles teriam entre esta quinta-feira (12/8) e sexta-feira (13/8).

A resposta do Cebraspe para os erros também foi divulgada nesta quinta-feira, dia 12. Em comunicado, a banca explicou que o edital do concurso público está suspenso por determinação judicial.

Além disso, explicaram que o link para a visualização do parecer da junta médica foi retirado do ar, “pois, devido a problemas técnicos, as informações podem não corresponder ao efetivo resultado buscado e devem ser desconsideradas”.

Entenda a suspensão

A Justiça, por meio da 3ª Vara Federal de Sergipe, determinou a suspensão do concurso da Polícia Rodoviária Federal. A decisão ocorreu em atendimento à demanda do Ministério Público Federal em relação ao uso correto das cotas sociais.

Foi concedida a antecipação de tutela requerida pelo Ministério Público Federal sobre o concurso PRF para que fosse aplicado a porcentagem correta das cotas raciais nas correções das provas discursivas.

Na ação, o MPF argumentou que a União e o Cebraspe estão desrespeitando a Lei de Cotas, pois estão computando no número de correções das provas discursivas das cotas raciais somente os candidatos que tiveram nota o suficiente para estarem dentro das vagas da ampla concorrência.

O MPF questionou o Cebraspe sobre a aplicação do porcentual de 20% sobre o total de vagas oferecidas para os candidatos autodeclarados negros.

Confira os requisitos solicitados pelo MPF ao Cebraspe a à União: 

  • que respeitem a reserva de vagas de negros em todas as fases do concurso PRF, não somente na apuração do resultado final;
  • que retifiquem o edital explicando que os candidatos negros que obtiverem notas nas provas objetivas a ponto de terem as provas discursivas dentro da ampla concorrência não mais serão contabilizados nas vagas reservas para negros na lista de correção as discursivas dos cotistas; 
  • que não considerem, no número de correções de provas discursivas para vagas reservadas para candidatos negros, aqueles candidatos negros que obtiveram nota suficiente para estarem no número de correções de provas discursivas para vagas de ampla concorrência, na primeira etapa do concurso público em andamento, devendo realizar, ainda, a correção das provas discursivas de candidatos; autodeclarados negros aprovados e classificados dentro das vagas reservadas 
  • que, analisados os eventuais recursos, publiquem o resultado final da prova discursiva relativamente a esses candidatos e façam a convocação para a prova de capacidade física dos que forem aprovados na prova discursiva ;
  • a suspensão do andamento do concurso público até que os candidatos que venham a ter suas provas discursivas corrigidas.

Vale lembrar que, em julho, a Justiça anulou uma das questões do concurso da PRF. Clique aqui para ler mais.

Resumo do concurso – PRF

Projeto LS cuida de você

Sabemos que para obter uma boa preparação não adianta possuir apenas a parte técnica e a dedicação. Precisamos ter um cuidado especial com a nossa mente e com o nosso corpo. Combinar boas horas de sono, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas será o seu diferencial.

Pensando nisso, a LS criou o mais novo programa que irá aumentar a sua performance em todas as áreas da sua vida!

Apresentamos o projeto “LS CUIDA DE VOCÊ”.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os alunos nas principais áreas da sua vida para que possam obter uma alta performance durante a sua preparação para o concurso público almejado.

A nossa missão não é somente aprovar o concurseiro, mas também cuidar dele até a hora da prova.

Nossa equipe é formada por especialistas (Psicóloga, Educador Físico e Nutricionista) que acompanharão semanalmente, de forma gratuita, todos os alunos da LS.

Clique aqui para mais informações.

Inicie já a sua preparação para a área policial! Agende uma conversa gratuita com um professor orientador da LS.

QUER UMA CARREIRA PROMISSORA, ESTABILIDADE E OS SALÁRIOS MAIS COBIÇADOS?

Fale
conosco
Contrate agora